Helicópteros utilitários KAI Surion.

O governo das Filipinas cancelou a compra de helicópteros Surion da Korea Aersospace Industries (KAI), já que a companhia sul-coreana aparentemente fracassou em sua tentativa de exportar os helicópteros.

Manila optou por comprar o helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk dos Estados Unidos no final de 2018 e informou a embaixada sul-coreana nas Filipinas sobre o mesmo, afirmou a Yonhap, citando um funcionário da agência de aquisição de armas de Seul.

“Não podemos fazer suposições sobre a tomada de decisões nas Filipinas, mas vários fatores (incluindo o acidente com o helicóptero) parecem ter influenciado sua decisão final”, disse a autoridade, segundo a Yonhap, no sábado.

O atraso por parte da KAI veio depois que a variante dos fuzileiros do helicóptero, o MUH-1 Marineon caiu em um aeroporto militar na cidade de Pohang, no sudeste do país, em julho do ano passado, matando cinco dos seis fuzileiros navais a bordo e ferindo um outro. Uma equipe de especialistas civis, governamentais e militares citou defeitos no mastro do rotor do MUH-1 como causa do acidente.

A empresa ainda não foi notificada sobre a decisão de Manila, disse a agência de notícias citando uma autoridade.

“Não fomos informados de que alguma coisa foi finalizada. Embora Manila tenha dito que deu prioridade (ao helicóptero dos EUA), ainda não assinou nenhum contrato (com a empresa dos EUA). Ainda é muito prematuro dizer conclusivamente que (a competição) acabou”, disse a autoridade, segundo a agência de notícias Yonhap.

1 COMENTÁRIO

  1. Dessa vez foi a gearbox ou o mastro do rotor mesmo? Antes o mastro saía voando sozinho quando a gearbox esmigalhava.

Comments are closed.