Embraer Super Tucano - SNC
Embraer EMB 314 / A-29 Super Tucano (Foto: USAF)

A despeito do contínuo quadro de instabilidade política no Líbano, está confirmado o fornecimento para a força aérea daquele país de seis unidades da aeronave de ataque leve e contra-insurgência Super Tucano, desenvolvidas pela Embraer, e que serão fabricadas pela Sierra Nevada Corporation (SNC), sediada em Jacksonville, no estado americano da Flórida.

Embraer Super Tucano - SNC (1)
Embraer EMB 314 / A-29 Super Tucano (Foto: USAF)

A venda, no valor de US$ 462 milhões, cujo pagamento é de responsabilidade da Arábia Saudita, está sendo realizada através do FMS (Foreign Military Sale). Este é o segundo fornecimento das aeronave no âmbito do programa LAS (Light Air Support), que também prevê o fornecimento de 20 aeronaves semelhantes ao Afeganistão.

Segundo as autoridades americanas, objetivo é impulsionar a capacidade militar do Líbano para sejam confrontadas as ameaças internas, e ao longo de suas fronteiras. O país, que está lutando para acomodar um número cada vez maior de refugiados provenientes da Síria, também tem sérios problemas internos decorrentes de tensões entre as populações cristãs, e muçulmanas xiitas e sunitas.

Embraer EMB 314 A-29 Super Tucano 3
Embraer EMB 314 / A-29 Super Tucano (Foto: Embraer)

Junto com as aeronaves, também serão fornecidas 2.000 unidades do foguete guiado por laser APKWS, e 8 unidades do sistema de contramedidas ALE-47, ambos fabricados pela BAE Systems North America.

divider 1FONTE: AIN Online – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

40 COMENTÁRIOS

  1. Um projeto e empresa nacional que foi assimilada por estrangeiros…

    E o Brasil o que ganha com isso?Nada, os americanos sim.

    Valeu!

Comments are closed.