Visando a primeira entrega em 2019, a Saab vai iniciar em breve os testes de armamentos no Gripen E.

A Saab informou no recente seminário que destacou as capacidades do caça Gripen, que a nova versão Gripen E deve começar em breve uma nova rodada de testes, incluindo o transporte e uso de armas nos pontos externos, visando a entrega do primeiro caça em 2019.

“Estamos nos preparando para a próxima fase de testes de voo – ou seja, usando os pontos fixos externos”, disse Jonas Hjelm, chefe da unidade de negócios de aeronáutica da Saab. A aeronave cumpriu todas etapas do desenvolvimento dentro do prazo desde o primeiro voo realizado em junho de 2017, incluindo o voo supersônico.

“Estamos no caminho certo. Vamos entregar de acordo com os contratos que temos”, confirmou Hjelm. A Saab não informou quando os dois novos protótipos serão integrados no programa de testes de voo, mas isso deve ocorrer em breve.

Atualmente a Saab possui pedidos firmes para 96 aeronaves Gripen E/F, sendo 60 para Força Aérea Sueca e 36 para Força Aérea Brasileira (FAB). A versão de dois lugares por enquanto será usada apenas pela FAB. As duas nações receberão suas primeiras unidades no final de 2019.

Hjelm disse que a Saab adotou uma filosofia de desenvolvimento de software do tipo aplicativo, com facilidade de atualizações, para o Gripen E, e afirmou: “Resolvemos como você reconfigura uma aeronave sem comprometer a evidência de voo crítica. Isso realmente terá impacto sobre como podemos adaptar a aeronave a novos desafios.”

A Saab completou recentemente uma atividade de atualização para levar o Gripen C/Ds da força aérea checa ao seu mais recente padrão operacional MS20, que foi lançado pela Suécia em 2016.

“A força aérea tcheca realmente melhorará suas capacidades gerais” como resultado da atualização, diz Hjelm. “Sabemos que outros clientes seguirão: o próximo na fila para obter essas capacidades aprimoradas é a força aérea húngara”.

3 COMENTÁRIOS

  1. "As duas nações receberão suas primeiras unidades no final de 2019."
    Várias informações desencontradas a respeito da data de entrega das primeiras unidades, já li desde 2019 até 2022.
    Espero que essa seja a oficial e que assim seja.
    Outro detalhe, desde o vídeo do primeiro voo do 39-8 a SAAB não divulgou mais nenhum vídeo dele? Nenhuma informação dos voos?

  2. Na minha opinião o Gripen é de longe a melhor aeronave para países com pouco dinheiro para gastar, mas que querem um caça moderno e confiável. Que venham muito mais além dos primeiros 36.

Comments are closed.