Gripen at Emmen air base, Switzerland. January 2013.
Gripen NG Demosntrator / Foto: Peter Liander – Saab

Com a presença do embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, e de representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da agência sueca de crédito à exportação (Swedish Export Credit Corporation-SEK), Brasil e Suécia assinaram nesta terça-feira (25), o contrato de financiamento que permitirá a aquisição e o desenvolvimento dos caças suecos Gripen NG. É a etapa final para o início da fabricação dos novos caças.

Representantes do Brasil e Suécia após assinatura do financiamento para o projeto Gripen NG / Foto: Fernanda Silva / Adidância da Marinha

A assinatura é resultado das negociações entre Brasil e Suécia, que culminaram em julho, com a redução das taxas de juros do contrato intermediada pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner.

A formalização do contrato financeiro foi realizada na manhã de hoje (25), na sede da Embaixada do Brasil em Londres.

A definição do local foi acordada pelos dois países, uma vez que o contrato de financiamento será regido pela lei inglesa, de modo a garantir a imparcialidade do acordo.

O ministro Jaques Wagner ressaltou a importância dessa etapa do projeto, depois de um longo processo entre os países, iniciado em dezembro de 2013. “A assinatura do contrato financeiro do Gripen NG é de fundamental importância já que encerra a fase negocial e inicia a fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimentos dos caças, concretizando, assim, uma aliança estratégica entre Brasil e Suécia”, destacou.

Negociações

As taxas de juros negociadas pelo Ministério da Defesa e que integram o contrato financeiro são de 2,19%, permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, e a aprovação do acordo pelo Senado Federal brasileiro, o Ministério da Fazenda autorizou a operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares e 39,882 bilhões de coroas suecas.

A assinatura do contrato de financiamento permitirá a aquisição e o desenvolvimento dos caças suecos Gripen NG / Foto: Sgt Johnson / FAB

O crédito cobrirá 100% do contrato comercial, sem a necessidade do pagamento de sinal. “A aprovação do projeto é uma decisão estratégica para garantir a soberania nacional do espaço aéreo brasileiro”, disse o ministro Jaques Wagner, lembrando ainda que o pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave previsto para 2024.

Com o avanço do contrato, a Força Aérea Brasileira (FAB) será equipada com aeronaves de defesa e superioridade aérea compatíveis com a destinação e importância geopolítica do Brasil, abrindo também as portas do mercado da América do Sul à empresa SAAB e às empresas brasileiras subcontratadas.

O financiamento permitirá a aquisição dos 36 caças Gripen NG, que atenderão às necessidades operacionais da FAB nos próximos 30 anos.

Por meio de um ousado programa de transferência de tecnologia, com o Gripen NG o Brasil poderá deixar de ser comprador para se tornar fornecedor de aeronaves de combate de última geração.

Gripen NG

Anunciado em dezembro de 2013, o contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.

A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.

A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.

Em paralelo, a Embraer também vem se preparando para receber o Gripen NG e já realizou as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro.

divider 1

FONTE: Ministério da Defesa – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

F-39 Super Flea (by LaMarca)

Anúncios

91 COMENTÁRIOS

  1. Agora é esperar 2019 pras entregas iniciais….

    Quem sabe até lá os venezuelanos aposentam os SU-30, assim pra nos dar uma chance!!

    Valeu!

    • Um Gripen voando vale mais que 10 Su-30 no chão. E como é de conhecimento de todo mundo, é no chão onde estão os Su-30 venezuelanos Franco!

      • negativo… devido ao tamanho, o Maduro tá usando ele para buscar papel higiênico feito de fibra de folha de bananeira em Cuba… 🙂

  2. Finalmente!!

    Agora é esperar a chegada do Gripen e torcer para que a FAB não invente mais penduricalho nenhum.

    Venceu a proposta mais barata entre os 3 finalistas e entre oque a FAB e/ou GF queriam de transferência de tecnologia. Obviamente que Tranferencia de tecnologia é um mito, mas pelo tudo que já li a respeito, oque a FAB queria mesmo era o acesso a todo código fonte da aeronave e a transferência de tecnologia ao que se refere a integração de sistemas. E isto parece estar assegurado, já que não temos acesso a tudo que foi combinado e assinado.

    Obviamente que uma compra de prateleira saíria mais barato, mas desde o FX-1, passando pelo FX-2, queriam que a aeronave fosse montada aqui e com a participação da industria nacional na fabricação/integração de componentes.

    No fim, já que a exigencia era da aeronave ser fabricada aqui, venceu a melhor proposta.

    • imagina se fosse cara…. rsrsrssrs… será qeu a FAB vai chamar o Gripen de F-48 ? 🙂

  3. que maldade chamar de flea….assim não dá para reclamar de quem chama o Rafale de jaca e o EC725 de kombi…
    eu preferia o Rafale, mas acho que está bom, é o avião que a FAB queria, creio que desde o FX-"1", decisão tomada, então devemos comemorar ! O que não dava era operar F-5 para sempre.

    • Pois é Marcelo e é bom lembrar que a FAB já conheceu o Gripen na Red Flag 2008, talvez tenha sido daí que surgiu tal paixão pelo modelo.

  4. O negocio só saiu porque quem vai pagar a bagaça vai ser próximo governante, 100% de financiamento e pagamento só depois da ultima ave…

    Tá parecendo caboco quebrado querendo comprar carro novo na concessionária…rs…

  5. Bem… Cá está…

    Será que agora dá pra dizer isso? https://www.youtube.com/watch?v=ZpEr3zMlpZk

    Enfim… Mais que uma vitória, é o 'up' que a SAAB estava precisando… Um produto como o Gripen, comercializado com um país do porte do Brasil, proporciona imensa visibilidade ao produto da empresa sueca ( mesmo considerando todos os problemas atuais ), o que dá considerável impulso ao parque aeronáutico sueco…

  6. Amigos,
    Independente das predileções individuais que cada um teve durante o FX-2, uma coisa é certa: Temos muito a comemorar!

    Com a assinatura desse contrato, a FAB finalmente garantiu o seu acesso ao século 21, e garantiu bem. O Gripen E/F é um caça novo, e com tecnologia de ponta. Isso é algo que ninguém pode negar. A essa altura do campeonato, questionar se essa ou aquela aeronave teria sido melhor para o Brasil é algo que não vem mais ao caso. É o tipo de argumentação que não vai construir nada de positivo. Podemos, sim, continuar nossa incansável análise a respeito das aeronaves existentes no mercado. O Gripen E/F, entretanto, é o caça que equipará a FAB para garantir a segurança do espaço aéreo de nosso país pelas próximas décadas. Se ele será tão longevo quanto o F-5, só o tempo dirá.

    Na qualidade de cidadãos, todos devemos torcer para que esse contrato seja executado em conformidade com o que foi negociado, e que os prazos estabelecidos sejam cumpridos.

    Parabéns, FAB! Parabéns, Brasil!

      • E como dá, brasileiro…

        Basta olharmos para o drama vivido pela Argentina…

    • Caro La Marca,

      Opinião equilibrada, do qual eu compartilho. 🙂

      No meu entender, desde os primórdios do FX-2, o que fazia pesar para o lado do Gripen NG era as ToTs, e o fato de na época, ser mais um projeto, e sobre o qual existiria o famoso "aprender fazendo", on the job doing. Ou seja para quem quer crescer era a melhor oportunidade do que um caça via FMS ou um com ToT irrestrita (pero no mucho), mas com custos proibitivos tanto em termos de aquisição como operacionais.

      No meu entendimento o Gripen era o que melhor se encaixava dentro do que a FAB queria nos seus requisitos.

      Mas, infelizmente, o processo de escolha demorou muitooooooooo. Isso diminuiu o impacto do aprendizado, já que os suecos não ficaram sentados esperando o Brasil escolher seu caça. Mesmo assim, a proposta continuou atrativa, especialmente, sobre os códigos abertos, produção de partes de forma exclusiva tanto para os caças da FAB como para os da Flygvapnet, montagem de 15 e um lote inteiro subsequente no Brasil, versão Biplace, conceituação de furtividade e aerodinâmica supersônica, etc.
      Sem mencionar as modificações sugeridas pela FAB que custaram US$900 milhões à mais. Com certeza acredito eu, os técnicos e engenheiros brasileiros na Suécia irão participar de forma intensiva nessas modificações.

      Enfim, agora é aguardar o F-39E Grifo tomar forma, e torcendo para que em 2019 pouso o 1º em Anápolis.

      []'s

      • É isso aí, Nick… Temos que pensar de forma positiva, e torcer pelo melhor, afinal é a nossa FAB, é o nosso Brasil! Sds!

      • " Isso diminuiu o impacto do aprendizado, já que os suecos não ficaram sentados esperando o Brasil escolher seu caça."…. kkkk boa Nick… interessante que, com toda a expertise dos Sueco (inegável) a coisa anda tão devagar que nem protótipo pronto ainda existe… fala sério meu amigo! a SAAB está fazendo o papel dela… "leia" o negócio corretamente… ela está esperando para concretizar, com contrato de financiamento assinado, com o Brasil, para dar andamento firme ao projeto…

    • Caro LaMarca,

      Perfeito! Meus cumprimentos pelo comentário tão bem equilibrado.

      É por conta disso que o Cavok é referência!

      Saudações.

    • e que os prazos estabelecidos sejam cumpridos
      Esse é o calcanhar de Aquiles…

    • " O financiamento permitirá a aquisição dos 36 caças Gripen NG, que atenderão as necessidades operacionais da FAB pelos próximos 30 anos"
      Se tudo correr bem, daqui a 10 anos (em 2025) estaremos com a dotação completa de 36 Gripens….Só que:
      – Logo em seguida, em 2028 estaremos dando baixa nos F-5M (em torno de 60 unidades)…
      – Mais ou menos na mesma época estarão no limite de sua vida útil os 43 AMX modernizados….
      – Também os A-4 da Marinha estarão no seu limite extrutural…..
      Estamos falando em mais de uma centena de aeronaves de combate, operacionais em diversas regiões do Brasil….
      Ou seja, para comprar os 36 Gripens, entre seleção, financiamento e efetiva entrega da primeira unidade foram-se mais de 12 anos…Se esses 36 Gripens atenderão as necessidades da FAB pelos próximos 30 anos (até 2045), então entre 2028 (baixa de F-5s,AMX) e 2045, ou seja, por 15/17 anos, ficaremos com somente 36 unidades de caças operacionais, uma situação mais vulnerável que é hoje….Já foi complicado a aprovação deste Contrato de U$ 4,5 bilhões para 36 unidades (um custo absurdo de U$ 125 milhões por unidade)…e não vejo condições para novas unidades nos próximos 10 anos, seja pelas dificuldades e questões econômicas e principalmente políticas que se vislumbram…então a projeção para substituir estas aeronaves não existe de fato…
      Discordo cordialmente do amigo, porque talvez esta "comemoração" possa transformar-se em "preocupação" em curto espaço de tempo…É só fazer as contas!
      Abraço!

      • Cylon…
        Creio que a FAB está bastante ciente de todas essas implicações. Sem considerar que, o FX-2 visava adquirir as aeronaves que substituiriam os Mirage 2000, de forma que cabe a ela fazer valer, também, a necessidade de se substituir as demais.
        Lembre-se que a própria modernização dos F-5 e AMX provavelmente será afetada por conta do ajuste fiscal. Por isso é que se fala em até 108 unidades do Gripen. Se vai ocorrer ou não, só o tempo dirá.

        Sobre os A-4 da Marinha, creio que se trata de uma discussão à parte, e, sinceramente, essas aeronaves, até agora, nunca proveram qualquer tipo de defesa efetiva.

        Sds!

        • LaMarca, você conhece aquele ditado que diz…"Não coloque todos os ovos na mesma cesta"? A FAB está fazendo exatamente isto…Faz uma compra de uma aeronave cara, de forma paliativa, em quantidade extremamente insuficiente… Você acredita que sairá novo contrato para compra mais 72 Gripens em menos de 10 anos? Sinceramente? Estes 36 estão sendo enrolados desde os tempos do FHC…E daqui a 03 anos vislumbra-se nova corrente politica no poder…Então?
          Ps.: Tomara que eu esteja errado e morda a minha lingua…

          • Cylon…
            Eu entendo, sim, a posição do amigo, e não discordo de sua argumentação.
            Por “n” motivos, durante todo o FX-2, eu me posicionei contrário ao modelo de negócio adotado nessa aquisição. Não é primeira vez que compramos tecnologia através de ToT. Já fizemos isso com outros equipamentos militares, e não demos continuidade, e estamos comprando, novamente tecnologia. Esse tipo de coisa só funciona em países sérios, onde existe vontade política para fazer as coisas acontecerem. No meu ponto de vista, nosso problema é justamente esse, falta de vontade política. Sabemos que dinheiro há.

            Ocorre, meu amigo, que esse é um processo resolvido, finalizado, e com contrato assinado, tendo recebido aval militar, parlamentar e presidencial. Com base nisso, não me cabe ficar “resmungando” a respeito disso ou daquilo. Ao contrário, como cidadão, me cabe, sim, observar e velar (dentro do que eu posso enxergar) para saber se as coisas serão executadas conforme anunciadas e contratadas.

            Não torci pelo Gripen, mas nunca deixei de torcer pelo Brasil, e pela FAB. Se nossa força aérea escolheu essa aeronave para defender os interesses de nosso país, e o processo foi finalizado, sou Gripen desde que nasci..

            E se tudo isso não der certo? Paciência. Não terá sido a primeira vez!

            • LaMarca, eu entendo tua posição… mas eu só "aceito" problemas involuntários… quando alguém procura o problema, mesmo "avisado" a coisa muda de figura… a insistência da FAB me incomodou e continua me incomodando… aliás, gostaria que o amigo não esquecesse das "coisas" que aconteceram… senão, também, com a mesma vontade, talvez um pouquinho mais, podemos esquecer o que fizeram com Petrobras, BNDES… e tudo mais… respeito demais o amigo, mas nesta, eu não consigo concordar… até tento, mas para mim está muito claro o que se passa… torço para que eu esteja muito errado, mas nossa batata está assando… Sei que minha celeuma já cansou muitos aqui, por isso vou tentar não falar mais de Gripen BR, vou fazer de conta que ele não está prestes a nos fazer companhia… vou tentar… mas não me provoquem com façanhas descabidas do que será este avião! 🙂

              • Grande, Chicão…
                Imagine a gente discutir por causa do Super Flea… KKKKKKKK
                Jamais….

                Esteja certo que não vou esquecer de nada e, se for oportuno e necessário, volto ao combate. Por ora, entretanto, não me cabe outra postura a não ser esta adotada.

                😉

                • Chefe, tenho certeza disso, do nosso respeito mútuo… e entendo tua postura perfeitamente,,, queria poder copiá-la… mas meu pessimismo sobre isso ainda é muito grande… só para os colegas entenderem… se o Rafale fosse o escolhido, e ainda fosse algo inacabado, eu estaria criticando plenamente… e com mais fervor, por considerar, hoje, um avião que não "mereceríamos"… 🙂

                • No frigir dos ovos, foi o Rafale que escapou de uma tremenda presepada…

      • Se eu tivesse que apostar, colocaria meu pescoço na degola como vc é o Blaya. Esse rabujo é facilmente reconhecido.

      • cylon, os custos flyaway do gripen e gira em torno de 60mi de dolares, baseado na compra sueca de 60 unidades por 3,6bi

        resta saber em que condição financeira nos estaremos e o grau de seriedade e comprometimento com a defesa terá o governo na época

        • Pedro, a própria Saab já informou que esses custos devem ficar em torno de US$ 80 milhões. Certeza mesmo, só quando a aeronave ficar pronta. Qualquer que seja o valor, tudo vai depender, como você mesmo disse, da condição financeira do nosso país e do comprometimento dos nossos governantes.

        • U$ 60 milhões por unidade..de jeito nenhum. Além do custo previsto inicialmente (U$ 4,5 bilhões) foi acrescido mais U$ 900 milhões pela FAB em "frescurites"(como o display panorâmico) que de longe fará com que cada unidade terá custo superior a U$ 120 milhões fácil…."Não dá para tapar o sol com a penera", isto é fato. Além do que a tendência é de que os custos aumentaram nos próximos anos, e não o contrário…

          • eu fui claro em me referir a compra sueca, e não a brasileira

            na compra brasileira ta incluso mais do que os 36 caças, mas caso compremos mais o valor deve ser menor por caça

      • acho que dei uma confundida com os valores, isso acontece pois busco informação da memoria e me expresso antes de confirmar, mas aqui esta um texto que cita valores de 30bi de SEK por 60 gripens o que daria na epoca 4,6bi de dolares ou 76,6mi por caça, proximo do valor de 80mi que o LaMarca citou

    • LaMarca, permita-me discordar de alguns pontos… O Gripen é novo? é, mas não inovador, como foi o F-16 e, até mesmo, o Mirage… sua receita é datada dos anos 70/80… fonte do Falcon… ele não é mais moderno do que o último falcão produzido. O Gripen usa tecnologia de ponta? o que seria, mais especificamente, este termo no caso do Gripen? usar tecnologia de ponta meu celular também usa… só que ele custa 700,00…mas existem outros, com recursos muito mais interessantes, que custam mais de 2mil… eu não acredito que um Gripen NG terá os mesmos recursos que tem hoje um SH ou Rafale… então, discordo, de forma pontual, sobre estas colocações… com todo respeito… Agora, sobre o restante, tirando que vejo muita nebulosidade neste negócio, justamente por ser o que ele se propôs a ser, permitindo mais "adendos" (que comprovam o que falo sobre o caça sueco ser um eterno Frankstein – que "aceita" que se troquem até seus parafusos pelos da Ferramenta Gerais…rsrssrrs) permite também mais que se trate o dinheiro nosso com menos razão e mais ôba-ôba… de resto, vou até desenhar um Gripen BR bem bacana para seus fãs, acredito que venha a ser um caça razoável em desempenho geral, não mais que isso, caríssimo de se manter (mais que um F-35 será em 10 anos) e com futuro muito curto no que diz respeito a sua efetividade na guerra moderna…

      • para ficar mais claro minha crítica, é que ficou parecendo que compramos o melhor que se podia comprar, e não vejo isso como certo. Compramos? ok, mas acho que devemos continuar as cobranças para que este negócio não sai dos eixos, principalmente o econômico… eu sou cético quanto a isso… vai nos custar muito caro… mas podemos amenizar este estrago se ficarmos ligados e atuantes…

      • Chicão, amigo…
        A realidade do Brasil é o Gripen! Isso já é um assunto resolvido e sacramentado.
        Temos que olhar para frente, torcer que a FAB fique satisfeita com o produto final, e que a Embraer retenha algum conhecimento na co-execução desse projeto.

        • “torcer que a FAB fique satisfeita com o produto final,”…. Chefe, a realidade ao Brasil era F-16 de prateleira mesmo, discordo e sempre discordarei desta escolha cara e perigosa.. o Gripen BR… para mim será um AMX melhorado em seu tempo, se comparado aos caças competentes que voam hoje., Eu desconfio de tudo neste processo… desconfio que este avião não tenha nem um radar descente… acredito até que seremos engambelados pela “crise econômica” e aceitaremos um radar qualquer da Selex, que passe dos 100km já seria uma delícia para alguns fabianos… quero muito estar enganado… mas, para mim, caberia um investigação do ministério público… até para garantir que a “festa” acabe por aqui… Agora, não me peça para dar este gosto à FAB de ela ficar satisfeita!!! isso não… é como o amigo me pedir para eu ir comprar a melhor carne, o melhor carvão, escolher a melhor churrasqueira, assar eu mesmo o churrasco (sou um bom assador viu?!) e depois reclamar do almoço!… isso não meu amigão! se a FAB ousar reclamar, um dia sequer, deste avião… merece ter sua verba cancelada e que o GF feche esta instituição para sempre!

  7. Galera que curte simuladores de combate…
    Da uma olhada nesse vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=w2iNn54qlBs
    O piloto mandou muito bem com o F-15!
    Olha como o DCS é realista, em um certo momento do video o piloto quase é atingido por um míssil,mas mesmo assim o míssil explode perto do da aeronave e só a onda de choque fez o piloto perder o controle. Quase que o F-15 cai!
    PS: Vitor do A-10 como sei que vc joga tbm acho que vc vai gostar…

    • Numa hora dessas dá um ódio ter um PC que não roda nem campo minado direito…

    • Pelos comentários do vídeo no youtube, parece que ele estava com a "invencibilidade" ligada….aí até eu ! hehehe

        • Usa quem qué né Pedro?
          Eu acredito que usar god modes e etc estraga toda a simulação!

          • estraga pra quem usa e pra quem sofre na mão dos cheaters, a graça do jogo online esta na competição entre as habilidades

  8. Agora vamos esperar o PROTÓTIPO VOAR E REZAR para que os Gripen E comecem a chegar…

    Só que em 2019 Gripen E-BR nem a pau Juvenal…

    Não sei como ainda insistem neste non-sense, a variante brasileira tem INÚMERAS modificações começando com o WAD único.
    E TODO MUNDO que acompanha esta novela DEVERIA SABER que 2019 é o prazo para a entrega do Gripen E que é destinado à Suécia (e era destinado a Suíça).

    Assumir o mesmo prazo para a entrega do Gripen E-BR só para TOLO….

    O governo brasileiro e a FAB adora um me engana que eu gosto….

    • Quanto as mudanças e encarecimento do Gripen, servem apenas para beneficiar a cumpanherada.

      O Governo do PT adora enganar as pessoas mesmo: Complexo de Itaboraí, Angra III, Belo Monte, Transposição do São Francisco… Todas com atraso de cinco anos e quatro vezes o preço orçado. Os aeroportos não foram completados para a Copa e os estádios (inúteis) foram feitos em parceria. Isto é, 13 anos e nada foi feito. Fracasso total.

      A dívida brasileira superou os 2,6 trilhões e quem diz isso não é a mídia, é o Tesouro Nacional. Isto é, a União deve mais de 100% do Pib. Considerando que os dados são maquiados, imagina-se a realidade.

      • Meu caro PRIMEIRO corta este papo de beneficiar a cumpanherada.
        O projeto de customização do Gripen-BR pela COPAC e o Comando da Aeronáutica foi estabelecido para cumprir objetivos da força não tem ABSOLUTAMENTE nada com o partido político em exercício no poder Executivo e se tivesse ALGO de corrupção seria dentro do Comando da FAB e perpetrado por militares.

        O que POR ÓBVIO não aconteceu.

        Esta cantilena OBTUSA de ver em TUDO corrupção do PT cansa demais…

        O resultado FINAL é que o preço inicial pulou quase 1 bilhão de dólares e agora com o golpe ousado e arriscado do Capitão-Bradesco Levy reduziu 600 milhões de dólares. Ou seja o Brasil vai pagar pelas EXTENSAS modificações que a FAB EXIGIU da SAAB algo entre 300 e 400 milhões de dólares.

        Não sei o que achas mas EU achei uma BAITA PECHINCHA…

        Só critico é a irrealidade de continuar a AFIRMAR que o primeiro Gripen E variante brasileira vai chegar ainda em 2019, coisa que NADA indica que seja factível a esta altura do campeonato…

        A realidade DURA é que a promessa dos Gripen C/D MICOU e as ponta de saída do tal GAP da Defesa Aérea do país vai INEXORAVELMENTE se prolongar BEM ALÉM de 2019…

        MEU PALPITE é que o primeiro Gripen E-BR ficará pronto 2 ou 3 anos DEPOIS da entrega do PRIMEIRO Gripen E-SW…

        E o MEU´SEGUNDO PALPITE é que o primeiro Gripen E-SW ficará pronto entre o final de 2019 e meados de 2022, SE O PROGRAMA SUECO se desenvolver dentro da normalidade da indústria aeronáutica mundial num momento de crise econômica generalizada NO MUNDO.

        Se não houver nenhum problema grave de projeto ou de desempenho no protótipo que necessite de ajustes.

        Por ter em conta estas realidades é que defendo que o Brasil NÃO deve adquirir plataformas Gripen C/D que concorreram co F-X1 e sim comprar um GAP FILLER DE VERDADE que anule as preocupações e pressões da FAB na contingência de atrasos de QUALQUER NATUREZA no programa Gripen (Sea) E/F-BR.

        Na minha visão a OPÇÃO mais adequada é negociar com os Indianos e Franceses e incluir nossas células de Mirage 2000 no programa de atualização dos caças Mirage 2000 indianos com a opção futura de oferecimento para compra das nossas aeronaves pelos indianos assim que as aeronaves do programa Gripen BR estiverem operacionalmente disponíveis.

        • "se tivesse ALGO de corrupção seria dentro do Comando da FAB e perpetrado por militares." hum… tá esquentando… rsrsrs

          • dica de múltipla escolha:

            ( ) INTEL
            ( ) AEL
            ( ) ANATEL
            ( ) SARAPATEL

  9. Será que vou ver um dia o Gripen no hangar do 14? Porque até então essas primeiras (se não as únicas) 36 células são todas pro GDA, ou estou errado? Pelo amor de Deus, ser político desenvolve uma doença no cérebro que o faz diminuir. Dinheiro existe sim, não estamos quebrados, precisa de muito mesmo pra isso acontecer. No mínimo aqueles 108 previstos anteriormente, e ainda assim seria pouco pra se manter uma boa resposta num país desse tamanho. Mas pra quem anuncia a compra de um pacote cujos itens são DEZ (10) mísseis tá mais do que bom. E ainda anunciam, isso pra mim é motivo de vergonha. Aqui em Canoas já estamos acostumados a ver os bicudos só com aquele tanque ventral soldado, quando chegarem os Gripens vai ser a mesma coisa. Tenho muita coisa pra falar de ruim aqui, mas daí vou cansar minha mão digitando. De qualquer forma, vale 36 Gripen novos, do que um FAB 4856 AINDA voando. Não menosprezo o F-5, pra mim é o caça que a história não deve esquecer jamais.

    Senhores, Saudações!

    • Este é o PONTO do programa Gripen-BR, SE vamos esperar mais tantos anos pelo caça F-X2 e vamos pagar acima do preço de prateleira é ABSOLUTAMENTE um fracasso se depois do lote inicial do F-X2 não se sigam mais dois ou três lotes similares para substituir os F-5M e A-1M e mais um ou dois lotes de Sea Gripen para MB…

      Mesmo que leve 30 anos….

  10. Os fãs do Gripen não vão pedir desculpas ao ministro Levi pela economia? 600 milhões… a FAB deve ter ficado brava também?…

    • Chico eu fiquei bravo simplesmente porque NÃO ACREDITAVA que os Suecos iam aceitar modificar o contrato. Nesta o Capitão-Bradesco Levy ganhou COM MÉRITO, mais eu suei frio e as bicas…
      É o caso do futebol se erras és uma BESTA, se acertas és BESTIAL como se diz em Portugal…

      E como disse num comentário acima, considerando que o preço inicial pulou quase um bilhão de dólares por causa das alterações pedidas pela COPAC, com o REPULO do contrato as modificações EXIGIDAS pela COPAC agora vão sair entre 300 e 400 milhões de dólares…

      Acho que o preço ficou até mais favorável ao brasil porque as modificações foram bem extensas e por causa delas não acredito em Gripen E-BR em 2019 e acredito que com esta redução do contrato vai se estabelecer uma guerra de custos durríssima e que vai afetar o desenvolvimento da variante E brasileira e principalmente o desenvolvimento das variante brasileiras F e Sea Gripen (cuja a negociação sequer começou).

      Aliás acho que a assinatura em campo neutro LONDRES dá ideia de quão duras foram estas negociações, para não dar a ninguém a sensação de vencedo.
      Ou terá o contrato paralelamente alguma operação de RESSEGURO na City Londrina que justifique o fechamento de um contrato entre o governo brasileiro e a Agência Sueca de Financiamento à Exportações ?

      • Giba, quando falei sobre as críticas, nem lembrei de vc, pois não me lembro de ter lido vc criticar… mas sim dos próprios gripeiros… 🙂 sobre o resto, eu discordo que são modificações tão extensas que devam custar tanto ao país… sabe, quando orço algum material que tem risco, dobro as minhas margens.. até triplico, se meu cliente não reclamar e pagar, vou colher o lucro maior, pois nunca "aperto" minhas intuições sobre um trabalho "incerto"… soma-se isso se o cliente é ruim de assumir prazos… a conta cresce… e, para mim, a FAB deveria ter feito o que os Indianos estão fazendo e não ter um hot-site pronto! concorda?! eu, como tu, não acredito de forma alguma que um avião, do naipe que se promete, possa ficar pronto em 4 anos, sendo que nem um protótipo para testes iniciais ainda voou…

        • Em realidade Francisco minha ponderação se baseava no MEDO que a negociação voltasse a estaca ZERO com a recusa dos Suecos em alterar os parâmetros e o que eu posso deduzir disto tudo que na verdade os Suecos PRECISAM do Brasil pois não podem(ou não querem) financiar sozinhos o projeto Gripen como diziam lá no início da negociação casada com os Suíços.

          Isso indica que esta relação entre Suécia e Brasil no programa Gripen vai ser uma tremenda dança do caranguejo com passinhos para frente e passinhos para trás tudo contadinho na ponta do lápis dos custos.

          E como eu otimisticamente sempre digo a coisa só irá seguramente para frente quando e SE o Brasil do Pré-Sal se realizar e virarmos um relevante exportador de petróleo, a um preço mais favorável e o dinheiro da partilha começar a chover nos Cofres da União.
          Até lá é passinho pra frente e passinho pra trás….
          Segue o barco, ou melhor a aeronave de caça… 🙂

      • sobre a crença dos Suecos, Giba, é como defendi desde o inicio: O negócio era vender um volvo (que vale 100mil) por 1 milhão de dólares e dar um desconto na taxa de juros… pq eu desistiria dele se meu cliente pedisse um arreguinho de menos de 5%??? 🙂

Comments are closed.