Gripen NG Demonstrator with Iris-T, Meteor and GBU10 - Photographer Katsuhiko TOKUNAGA 15
Gripen NG Demonstrator / Foto: Katsuhiko TOKUNAGA

Em 27 de outubro de 2014, a Saab anunciou a conclusão de um contrato com o Governo Federal Brasileiro para o desenvolvimento e a produção de 36 unidades do caça Gripen NG. Como todas as condições exigidas foram cumpridas, o contrato passou a vigorar. Em valores de hoje, a Saab está confirmando o pedido cujo valor total é de aproximadamente 39,3 bilhões de coroas suecas (SEK). A entrega dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira será realizada entre os anos de 2019 e 2024.

O contrato de cooperação industrial associado (que inclui a transferência de tecnologia para as indústrias brasileiras), assinado em outubro de 2014, também passou a vigorar hoje.

“Através do programa Gripen NG, seguiremos construindo as relações industriais entre Brasil e Suécia. Estou confiante de que este importante projeto será uma plataforma para novos negócios e contribuirá para o crescimento das indústrias de nossos países”, disse Marcus Wallenberg, presidente do Conselho de Administração da Saab.

“Este importante acontecimento marca o início formal do programa brasileiro do Gripen NG. Trabalharemos à toda velocidade para garantir as entregas dos caças no prazo determinado. Nossa parceria com a indústria brasileira fortalece a posição da Saab na América Latina e respalda nossa estratégia de crescimento por meio da cooperação industrial”, diz Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.

O programa de transferência de tecnologia irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma avançada e independente base industrial de defesa no Brasil. Engenheiros e técnicos brasileiros virão para a Suécia e passarão por uma capacitação teórica e prática na Saab, a partir de outubro de 2015.

“A aquisição do Gripen NG trará benefícios que ampliam a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira. Além de equipar a FAB com uma das mais modernas aeronaves de caça do mundo, a participação no desenvolvimento do projeto proporcionará um salto tecnológico sem precedentes à indústria brasileira”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Força Aérea Brasileira.

O Gripen é uma aeronave de combate multimissão, capaz de realizar todas as missões ar-ar e ar-solo, incluindo tarefas especializadas, tais como de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR), e guerra eletrônica. O Gripen está equipado com os mais modernos sensores e sistemas de missão, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e um sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST). Ele pode ser equipado com qualquer arma de lançamento aéreo que um cliente solicitar, e a integração de novos recursos é rápida e acessível. O Gripen é um caça de fácil operação, que requer pouco cuidado e manutenção, associado a uma alta confiabilidade.

divider 1FONTE: Saab – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

NOTA DO EDITOR¹: No dia 27/08, nós avisamos que ainda faltava uma formalização para o contrato. Aí está!

NOTA DO EDITOR²: Para baixar uma cópia do boletim de imprensa divulgado pela Saab, clique aqui.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, o contrato já está em andamento, finalmente. Seria legal termos um post com o cronograma de entrega dos protótipos. Vamos acompanhar de perto. 🙂

    []'s

    • Seria legal se a Saab "desamoitar" o JAS-E de uma vez por todas… 🙂

  2. Ansioso para ver esse avião em algum "portões abertos" do ano de 2020!

Comments are closed.