A base aérea 118 em Mont-de-Marsan, França, foi o palco no início de setembro para o exercício conjunto entre a Força Aérea francesa e a Força Aérea sueca.
O exercício com duração de duas semanas, chamado “Bernadotte“, permitiu aos pilotos de caças franceses e suecos treinarem juntos. Três Rafales franceses e oito caças suecos Gripen realizaram missões conjuntas para testar sua interoperabilidade.
“Quando treinamos com nações estrangeiras, o objetivo é sempre o mesmo, ser interoperável“, disse Guillame, comandante do Esquadrão Lorraine 3/30 e organizador do exercício. Replicamos ameaças gerais por meio de cenários que permitem que nossas forças colaborem. Durante a primeira semana, os pilotos treinaram em missões de defesa de zonas, enquanto a segunda semana concentrou-se em manobras para entrar em território inimigo. Essas missões conjuntas permitem que aviadores franceses enfrentem condições incomuns. eles podem encontrar durante operações futuras.
“A última missão principal reuniu vinte aviões, com grupos de doze a oito, misturando Rafales e Gripens, acrescentou Guillame. Poderíamos contar com reforços vindos das bases Luxeuil e Cazaux para operar em uma vasta área sobre o Atlântico“. Este foi o primeiro exercício conjunto com pilotos suecos: “Examinamos uma ampla variedade de missões, os suecos também pediram para treinarem reabastecimento aéreo.”
O Comandante do destacamento sueco na França também ficou muito satisfeito com o treinamento que eles tiveram com seus colegas franceses.
“O objetivo para nós era compartilhar e melhorar nossas habilidades na luta contra um inimigo comum. Tivemos a oportunidade de trocar conhecimento tático por uma melhor cooperação”.
Oito jatos Gripen e onze pilotos suecos da base aérea de Linköping participaram do exercício. “Temos excelentes relações com os pilotos franceses; mostraram grande hospitalidade, estou pronto para voltar aqui e espero que os franceses venham à Suécia para realizar o mesmo tipo de exercício“.
FONTE: Before Flight
Dica do Amigo Rodrigo Ghigonetto. Obrigado! 😉
Amigos e notícias sobre o Gripen E?
Faz tempo que não leio nada a respeito!
Suecos tem que aumentar seus laços com países democráticos da Europa em vista ameças russas. treino serve para isso também
Pelo visto o governo sueco que aumentar o grau de combate conjunto com aliados ocidentais em vista da amizade russa e a próximo exercício da OTAN na Escandinávia e mal Báltico..
Num futuro próspero que todos esperamos (JB), e com o Gripen na FAB, eu me pergunto se um dia sairemos daqui e treinaremos em um país distante como aconteceu na Ref Flag 08. Seria interessante levar a bandeira Brasileira e o cocar da FAB novamente para a Europa.
Comments are closed.