Caças F-16 da ANG testarão o BriteCloud da ANG.

A unidade britânica da empresa Leonardo anunciou na conferência Electronic Warfare Europe (Estocolmo, 13-15 de maio) que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos selecionou o BriteCloud para ser avaliado nos caças F-16 da Guarda Aérea Nacional dos EUA.

O chamariz ativo descartável (EAD) BriteCloud deve ser avaliado sob o programa US Foreign Comparative Testing (FCT). Este programa tem como missão encontrar, avaliar e colocar em campo produtos e tecnologias produzidos por aliados dos EUA, como o Reino Unido, onde esses produtos têm um nível de prontidão de alta tecnologia para atender aos requisitos de defesa mais rapidamente e economicamente.

A Guarda Nacional Aérea (ANG) irá liderar este FCT avaliando o BriteCloud, lançando o sistema a partir dos distribuidores de contramedidas instalados nas aeronaves F-16 do serviço.

Durante os testes, os jatos F-16 da ANG irão dispensar rodadas de BriteCloud, demonstrando a capacidade de melhorar a capacidade de sobrevivência do F-16 em uma variedade de cenários desafiadores para fornecer um alto nível de confiança no desempenho do sistema.

O BriteCloud é um sistema de contramedidas de radiofrequência (RF) independente e compacto que é lançado por um piloto de aeronaves de combate para derrotar ataques de mísseis guiados por radar. Eficaz contra os mais recentes e avançados sistemas de ameaças guiados por radar, o BriteCloud oferece uma camada extra de sobrevivência para os pilotos.

Ao separar-se completamente de sua aeronave hospedeira e se afastar, o chamariz melhora a capacidade de sobrevivência da aeronave ao guiar o míssil que se afasta da aeronave.

As primeiras entregas do BriteCloud pela Leonardo à RAF entraram em serviço nos jatos Tornado da Força Aérea Real britânica em abril de 2018.

No final de 2017, após testes extensivos, o Ministério de Defesa do Reino Unido aprovou o BriteCloud 55 (nomeado por sua compatibilidade com os dispensadores de flare de 55mm, como os aviões Tornado, Typhoon e Gripen) para operações e produção.

O BriteCloud é apenas um dos produtos de guerra eletrônica de classe mundial da Leonardo. A Leonardo é a fornecedora número um de eletrônicos para o Reino Unido para aviões militares e um exportador bem-sucedido de produtos como o Conjunto Defensivo Integrado de Helicópteros (HIDAS), o receptor de aviso de radar SEER e a medida de suporte eletrônico SAGE foram vendidos internacionalmente. A Leonardo apoia seus produtos com um serviço EWOS (Electronic Warfare Operational Support) líder de mercado.

1 COMENTÁRIO