Atualmente duas aeronaves Tejas birlases estão em testes, e a Marinha Indiana receberá a versão naval com dois assentos.

A estatal indiana Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) fabricará aeronaves LCA Tejas de treinamento para treinar os pilotos da Força Aérea Indiana que voarão nas aeronave de combate do tipo.

“A aeronave de treinamento Tejas de dois lugares não deve ser entregue antes de 2021. O processo de construção dos treinadores ainda não começou”, disse um importante funcionário do Ministério da Defesa, segundo o Hindustan Times.

Atualmente, a Força Aérea da Índia (IAF) tem 11 caças Tejas e deve receber mais cinco até março deste ano. O treinamento dos pilotos do Tejas agora está restrito a simuladores e um par de “aviões instrumentados” com a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA), que é um braço da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), segundo o Hindustan Times.

“Uma aeronave instrumentada não é uma versão padrão da aeronave. Por exemplo, o painel de instrumentação em uma aeronave instrumentada não é padronizado”, disse um oficial sênior da IAF, segundo a reportagem.

“É um protótipo e requer um alto grau de habilidade para voar. Ele é usado apenas para testar uma aeronave, é difícil treinar novos pilotos nesses jatos”, acrescentou o oficial.

Os simuladores e aeronaves instrumentadas são de propriedade da DRDO, com sede na cidade de Bengaluru.

“A IAF só pode usar a aeronave quando não estiver sendo usada pelo DRDO. Os treinadores são geralmente posicionados com o esquadrão”, disse um piloto sênior de testes da IAF.

Autoridades sênior da HAL confirmaram que os jatos de treinamento para a aeronave Tejas ainda não estão prontos.

A IAF encomendou 20 aeronaves LCA Tejas com a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Clearance – IOC) e outras 20 com Capacidade Operacional Final (FOC).

O primeiro contrato para 20 jatos sob configuração do IOC foi assinado em 2006. Todos os 20 caças, incluindo os treinadores, seriam entregues até 2011. O contrato para 20 caças sob a configuração do FOC foi assinado em 2011 com um cronograma de entrega similar.

“Das 40 aeronaves, oito seriam jatos para treinamento dos pilotos. Além disso, a IAF comprará outros 83 jatos de combate leves Tejas da HAL. A avaliação técnica dos 83 caças está completa. Muitas das negociações de preços também estão em andamento”, afirmou uma fonte de acordo com a publicação Hindustan Times.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Quando os Tejas estiver aposentando a IAF estará recebendo os treinadores , índia sendo índia…

Comments are closed.