A startup de aviação Kitty Hawk, apoiada pelo co-fundador do Google, Larry Page, apresentou sua terceira aeronave elétrica: o Heaviside (ou HVSD) que é aproximadamente 100 vezes mais silencioso que um helicóptero e pode percorrer 55 milhas em cerca de 15 minutos.

A aeronave é bem pequena e voa como um avião, mas é capaz de decolar e pousar verticalmente (VTOL) como um helicóptero. A Kitty Hawk observa que um helicóptero tradicional que voa a 1.500 pés emite cerca de 80 db, enquanto o heaviside apenas produz 38 db.

Nomeado em homenagem ao renomado físico e engenheiro elétrico Oliver Heaviside, o HVSD é um avião elétrico projetado para ir a qualquer lugar. Por causa de seu tamanho, não requer uma pista grande ou heliporto gigante e sua natureza leve o torna muito eficiente em termos de energia.

O HVSD pode cruzar a distância de 48 km em apenas 15 minutos, muito menos que os 40 minutos feitos por um carro, o que resultaria em uma velocidade média de 192 km/h. A empresa busca agora torná-lo seguro e obter aceitação social.

A elegante aeronave eVTOL na cor laranja e carvão possui oito motores basculantes, três em cada asa e um em cada canard do lado da cabine, e pode decolar e pousar verticalmente e pairar.

A Kitty Hawk anunciou recentemente que está em parceria com a Boeing para desenvolver seus táxis voadores semi-autônomos. No ano passado, anunciou suas duas primeiras aeronaves, a Cora de dois lugares e um veículo de um lugar Flyer.

A startup ainda não detalhou nenhum plano de produção comercial, mas afirma que deseja tornar a aviação acessível a todos, embora agora o compacto carro voador acomode apenas uma pessoa. O HVSD tem a opção de voar de forma autônoma.

Anúncios