O novo H145 com rotor de cinco pás, durante voo sobre os Pirineus. (Foto: Eric Raz / Airbus Helicopters)

A Airbus Helicopters está lançando uma nova versão de seu helicóptero bimotor leve H145 durante a Heli-Expo 2019, em Atlanta. Visível no estande da Airbus na feira, esta última atualização traz um novo e inovador rotor de cinco pás para o H145 multi-missão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg, proporcionando novos níveis de conforto, simplicidade e conectividade.

“Estamos extremamente felizes em poder apresentar o novo H145 aos nossos clientes aqui em Atlanta, já que essa atualização deve muito ao feedback que nos forneceram ao longo dos anos sobre a aeronave”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossas equipes trabalharam arduamente para trazer rapidamente ao mercado um conjunto de inovações que, acreditamos, contribuirão para o sucesso das operações de nossos clientes. É a sua confiança no H145 e em todas as variantes do seu antecessor nas últimas décadas que o tornaram o fantástico helicóptero que se tornou hoje, e quero agradecer-lhes pelo seu apoio contínuo”.

O novo rotor de cinco pás do H145 traz um aumento significativo no desempenho geral, com um peso máximo de decolagem elevado para 3.800 kg e uma carga útil agora equivalente ao peso vazio da aeronave. A simplicidade do novo projeto do rotor principal sem rolamento também facilitará as operações de manutenção, melhorando ainda mais a capacidade de manutenção e a confiabilidade do H145, ao mesmo tempo em que melhora o conforto de condução para passageiros e tripulantes. O diâmetro reduzido do rotor permitirá que o H145 opere em áreas mais confinadas.

O novo H145 introduz novos níveis de conectividade a bordo para clientes e operadores através da integração do sistema de comunicação Wi-Fi Airborne (WACS), permitindo a transmissão segura e sem falhas dos dados gerados pelo helicóptero em tempo real, incluindo durante o voo.

A certificação EASA do novo H145 está prevista para o início de 2020, com as primeiras entregas a serem seguidas no final daquele ano. Esta atualização também será oferecida aos atuais clientes do H145 como uma opção de retrofit para oferecer as mesmas melhorias em termos de carga útil, manutenção simplificada e conforto para a versão existente do H145.

Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Sua pegada acústica particularmente baixa faz do H145 o helicóptero mais silencioso de sua classe.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.