A Eurocopter planeja lançar uma nova versão modernizada do seu LUH Lakota. (Foto: Eurocopter)
A Eurocopter planeja lançar uma nova versão modernizada do seu LUH Lakota. (Foto: Eurocopter)

HeliExpo 2013O Exército dos EUA abriu discussões com a Eurocopter American para introduzir um modelo B do helicóptero UH-72A Lakota em 2017, disseram hoje membros da empresa.

“O exército a cada 10 anos olha como melhorar e atualizar seus aviões”, disse Marc Paganini, executivo da Eurocopter American.

Os detalhes da potencial atualização não são claros, mas a Eurocopter apresentou o modelo T2 do EC145 desde que o UH-72A foi introduzido em serviço em 2007. O modelo T2 substitui o rotor de cauda com um finestron, entre outras melhorias.

O programa LUH (Light Utility Helicopter) também poderá ser prorrogado além do atual programa recorde de 345 aeronaves, disse Paganini. Ele observa que oito estados não receberão qualquer UH-72As no âmbito do programa atual e alguns estados não receberão um complemento total de aeronaves para suas unidades.

A prorrogação do contrato é fundamental para evitar uma quebra na produção na fábrica UH-72A, em Columbus, Mississippi. A Eurocopter está à espera de uma decisão sobre se o exército irá substituir os Bell OH-58 Kiowa Warrior com um novo helicóptero de escolta armada.

Lutz Bertling, executivo-chefe da Eurocopter, disse que espera que o exército tome sua decisão após o terceiro trimestre. A proposta da Eurocopter para o AAS-72x, que inclui a Lockheed Martin, enfrenta a concorrência de um remotorizado Bell OH-58F Block II, um ampliado Boeing AH-6S Little Bird e uma proposta de longo prazo da Sikorsky para o modelo de alta velocidade S-97 Raider.

Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok

Enhanced by Zemanta
Anúncios