O helicóptero CH-53K King Stallion levantando a carga simulada de 27.000 libras. (Foto: Lockheed Martin)
O helicóptero CH-53K King Stallion levantando a carga externa de 27.000 libras. (Foto: Lockheed Martin)

A Lockheed Martin anunciou nessa quinta-feira que o helicóptero CH-53K King Stallion concluiu com êxito um levantamento externo de uma carga útil de 27.000 libras (pouco mais de 12 toneladas), realizado no centro de testes de Desenvolvimento de Voo da Sikorsky, em West Palm Beach, na Florida. O peso é o equivalente de um veículo blindado leve do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

A aeronave executou teste de carga externa “fora do efeito solo” a 100 pés de altitude, durante a execução de manobras com foco na demonstração de sua excelente capacidade de controle neste regime voo. O teste “fora do efeito solo” é a mais estressante das condições de levantamento de carga de um helicóptero do ponto de vista da energia necessária. “Fora do efeito solo” é definido quando ele está em uma altitude maior do que o diâmetro do rotor principal do helicóptero (79 pés no caso do King Stallion), onde a demanda de energia aumenta muito devido à perda do benefício do efeito de solo.

“Esta elevação de carga externo de 27.000 libras é mais um marco importante para o programa”, disse o Dr. Michael Torok, Vice-Presidente do Programa CH-53K na Sikorsky. “O King Stallion conseguiu realizar esse levantamento externo de carga com facilidade, e estamos no caminho certo para concluir com êxito a avaliação operacional inicial neste ano.”

A meta do programa é transportar essa capacidade de carga por 110 milhas náuticas em condições "hot and high". (Foto: Lockheed Martin)
A meta do programa é transportar essa capacidade de carga por 110 milhas náuticas em condições “hot and high”. (Foto: Lockheed Martin)

O helicóptero de carga pesada CH-53K King Stallion está sendo desenvolvido pela Sikorsky para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Durante os testes de voo, já atingiu velocidades superiores a 140 nós, e um terceiro helicóptero CH-53K King Stallion foi incluído ao programa de teste de voo, acelerando assim o ritmo até atingir a taxa plena de produção de aeronaves. As duas primeiras aeronaves já verificaram que as capacidades do King Stallion estão bem acima do predecessor CH-53E. Um quarto King Stallion está atualmente em preparação final para o status do voo e na pista para participar do programa de testes de voo neste verão.

Na próxima fase, o King Stallion vai transportar uma carga externa de 27.000 libras por mais de 110 milhas náuticas numa temperatura de 33°C e em uma altitude de 3.000 pés – um requisito operacional da marinha para condições “Hot and High”. O helicóptero CH-53K irá fornecer uma capacidade de carga pesada incomparável com reduzida necessidade logística e reduzindo os custos de suporte ao longo de todo seu ciclo de vida.

O Programa de Aquisição do Departamento de Defesa dos EUA permanece na quantidade de 200 aeronaves CH-53K. Os quatro primeiros dos 200 estão programados para entrega no próximo ano para os fuzileiros navais. Mais quatro aeronaves adicionais estão contratados, com as peças e materiais já adquiridos, e com entrega prevista para 2019. A capacidade operacional inicial está prevista para 2019. O Corpo de Fuzileiros Navais tem a intenção de colocar em operação oito esquadrões da ativa, um esquadrão de treinamento, e um esquadrão de reserva para apoio de requisitos operacionais.

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1 COMENTÁRIO

  1. Acho esse heli muito bonito, alguém saberia me dizer se as ultimas versões desse heli se tornou confiável ao contrário da primeira que deixou os marines na mão, numa operação no Irã a décadas atrás.

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