Helicóptero Chetak do Exército Indiano.

Um helicóptero Chetak do Exército indiano realizou um pouso de emergência em Ropar, Punjab, no dia 13 de fevereiro, devido a um possível problema técnico nos controles.

Segundo relatos locais, o helicóptero não ficou danificado no pouso e ninguém ficou ferido. Os relatos acrescentaram que outro helicóptero do Exército foi enviado até o local do pouso.

O HAL Chetak é um helicóptero da classe de duas toneladas operado pelas Forças Armadas da Índia. É a variante indiana da licença do helicóptero francês Aérospatiale Alouette III.

O helicóptero é fabricado pela Divisão de Helicópteros da fabricante estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) após entrar em um acordo com a empresa francesa Sud Aviation (mais tarde denominada Eurocopter, agora denominada Airbus Helicopters) em 1962. O primeiro Chetak foi entregue em 1965.

O helicóptero, alimentado por um único motor de turbina Artouste IIIB, é adequado para deslocamento, transporte de carga / material, evacuação de vítimas (CASEVAC), Busca e Resgate (SAR), inspeção e patrulhamento aéreo, Serviços Médicos de Emergência (EMS) e operações offshore.

Até a presente data, a HAL produziu e vendeu mais de 350 desses helicópteros versáteis que estão em serviço na Índia e no exterior. A HAL também recebeu pedidos de helicópteros Chetak da Namíbia e Suriname.

Espera-se que o helicóptero Chetak seja substituído pelo novo Light Utility Helicopter (LUH) da HAL. O LUH obteve recentemente a Liberação Operacional Inicial (COI).


Nota do Editor: Desta vez foi por pouco…

Anúncios