O helicópteros de transporte pesado AC313 fabricado pela AVIC, na China, que recebeu no dia 5 de janeira a certificação do tipo na China. (Foto: AVIC)

Na semana passada, a Administração da Aviação Civil da China (CAAC) certificou o novo helicóptero de transporte pesado fabricado no país, o AC313.

Ele pode levar cerca de 27.600 libras de carga, e pode transportar até 27 pessoas, com um alcance máximo de 560 milhas e teto de serviço de cerca de 28 mil pés. O helicóptero foi construído pela fábrica estatal Avic, a mesma empresa que recentemente fabricou através de um contrato com a Sikorsky as fuselagens do S-76.

O AC313 parece ser uma consequência do helicóptero chinês de 14.000 libras Zhi-8, que é um helicóptero de tamanho médio com base no helicóptero clássico dos anos 1970, o Aerospatiale SA321 Super Frelon, um projeto que remonta ao início dos anos 1960. No entanto, o AC313 foi atualizado com aviônica moderna, recebeu três motores Pratt & Whitney Canada PT6B-67A (1.200 shp cada) e pás do rotor principal feitas de material composto.

A Avic planeja buscar a certificação do AC313 nos mercados de exportação, incluindo os EUA. Quando o helicóptero fez seu primeiro vôo em março de 2010, o jornal estatal China Daily saudou como um “avanço na tecnologia da aviação doméstica.” As entregas dos AC313s estão programados para começar ainda este ano. De acordo com a Avis, 32 exemplares já foram vendidos para clientes na China.

15 COMENTÁRIOS

  1. Sem comentários! Apenas o velho Super Frelon guaribado, tal e qual fizeram o An-12 que virou Y-8

  2. Eu acho mais difícil que o QUIZ do Cavok, qual a origem deste helicóptero Chinês??? 😀 Agora, pessoal, sem sacanagem, eles deram um show no novo Z-10. Pensava que nunca diria isso, mas é o helicóptero de ataque mais bonito do Mundo apesar de não saber qual a eficiência desta máquina, mas é show de bola. http://planobrasil.com/2011/12/11/helicoptero-de-

  3. Pelo menos eles estão tentando. Não perdem tempo, discutindo, criticando, discutindo, criticando… "ad infinitum"!

  4. Se é bom eu não sei, só acho que copiaram e tentaram dar uma melhorada no design..Coisa de Chinês..

  5. Se for igual ao meu celular xing-ling, vale a pena comprar (troquei a bateria por uma original nokia e o xing-ling está uma maravilha).No helicóptero, colocaram motores Pratt & Whitney Canada PT6B-67A para parecer confiável, pelo menos o motor não solta pecinhas, rsss….

  6. cara, Brasil exportador de graos e minerio de ferro, la nos EUA eles ja olham com receio a ameaca chinesa, e aqui nessa velha fazenda da europa ainda tem gente querendo curtir com chines… aceitem, chines vai dominar o mundo e da ordem em vcs, brasileiro vai continuar sendo oque sempre o Brasil foi, NADA!!!

Comments are closed.