Helicóptero de ataque russo Mi-28NM recebe novo motor e ganha novas capacidades.

A United Engine Corporation (parte da empresa estatal de alta tecnologia Rostec) desenvolveu um motor mais potente para o helicóptero de ataque Mil Mi-28NM “Night Hunter”, informou na terça-feira a assessoria de imprensa da Rostec.

“A segurança, a funcionalidade e as características de voo do helicóptero de combate foram consideravelmente aumentadas, fornecendo ao VK-2500P [motor] o sistema de controle automatizado atualizado”, disse a Rostec.

Os testes de voo do motor VK-2500P foram realizados no protótipo Mi-28NM. Atualmente, a fabricante de motores Klimov United Engine está iniciando a produção em série do novo motor, disse a Rostec.

Comparado com sua versão de linha de base VK-2500, o VK-2500P apresenta o sistema de controle automatizado modernizado e a capacidade do motor foi aumentada de 2.700 hp para 2.800 hp em seu modo de potência de emergência e de 2.400 hp para 2.500 hp em seu regime de decolagem, e a vida útil do motor antes de grandes reparos terem sido ampliados em um terço, de acordo com a Rostec.

O diretor executivo da Rostec, Oleg Yevtushenko, foi citado pela assessoria de imprensa da corporação dizendo que “o novo motor e seu ‘controle digital’ aumentam consideravelmente as características de desempenho do ‘Night Hunter’ e o tornam um dos melhores do mundo em sua categoria”.

O Mi-28NM é uma versão modernizada do helicóptero Mi-28N. O trabalho na nova modificação do helicóptero começou em 2009. Espera-se que o Mi-28NM obtenha um novo localizador de visão panorâmica, um novo sistema de controle e outros equipamentos e seja capaz de usar armas de precisão. O helicóptero é designado para atacar blindados, realizar reconhecimento e fornecer aquisição de alvos. O protótipo Mi-28NM está passando por testes estaduais.

4 COMENTÁRIOS