O helicóptero Mi-35M da FAB, designado AH-2 Sabre. (Foto: Juliano Damásio / Airfln)
O helicóptero Mi-35M da FAB, designado AH-2 Sabre. (Foto: Juliano Damásio / Airfln)

Este ano marca o 40º aniversário de produção do helicóptero Mi-24 (designado Hind pela OTAN) , o primeiro helicóptero russo fabricado propositadamente para combate, na fábrica de helicópteros de Rostov, hoje chamado Rosvertol, uma empresa da Russian Helicopters. O projeto do Mi-24, um helicóptero de ataque e transporte foi tão bem sucedido que as versões ainda estão em uso hoje: cerca de 1.500 helicópteros Mi-24s servem com as forças armadas de 60 países.

Em 1978, o piloto de teste de helicóptero e Herói da União Soviética Gurgen Karapetyan definiu o recorde mundial de velocidade em voo com helicóptero de 368,4 kmh em um Mi-24. Para os helicópteros de fabricação russa, este recorde ainda permanece.

Um helicóptero Mi-24P. (Foto: Russian Helicopters)
Um helicóptero Mi-24P. (Foto: Russian Helicopters)

O Mi-24 foi usado como modelo para o desenvolvimento do Mi-35M, que entrou em produção na Rosvertol em 2005. Além de ter uma capacidade de voo e manobrabilidade substancialmente superiores ao seu antecessor, o Mi-35M pode voar missões de combate numa série de regiões e climas, como ambientes de alta temperatura e de alta altitude. O Mi-35M está em demanda em todo o mundo, particularmente na Rússia e outros países da CEI. Um novo mercado é a América do Sul, onde os países também começaram a incorporar esta única máquina militar em suas frotas, como no Brasil que adquiriu 12 helicópteros designados AH-2 Sabre junto a Força Aérea Brasileira.

O Mi-35M está equipado com avançadas armas de alta precisão, e pode ser usado de dia e noite para destruir alvos blindados ou para prestar apoio aéreo para as operações terrestres. Ele pode ser configurado como versão de ataque terrestre, evacuação médica ou helicóptero de transporte, tornando-se não apenas eficaz, mas também de grande valor, já que pode substituir uma série de diferentes aeronaves de asas rotativas.

A mais recente versão do helicóptero é o Mi-35M. (Foto: Russian Helicopters)
A mais recente versão do helicóptero é o Mi-35M. (Foto: Russian Helicopters)

Uma das principais vantagens do Mi-35M é a sua capacidade de combate. Ele vem com um avançado equipamento de navegação e telas coloridas multifuncionais, sistemas de vigilância e de designação que incluem imagens térmicas e canal de televisão, um telêmetro a laser e um localizador. Isso não só reduz as exigências que enfrentam a tripulação, mas também permite que armas guiadas e não guiadas do helicóptero possam ser usadas a qualquer momento. O helicóptero também é capaz de decolar e pousar em áreas despreparadas e mal equipadas.

O Mi-35M multimissão, desenvolvido com base no Mi-24, é único em sua classe. A Russian Helicopters está legitimamente orgulhosa de sua realização no desenvolvimento desta aeronave, que se tornou um marco para a fabricação de helicópteros em todo o mundo.

Enhanced by Zemanta
Anúncios