O S-92A na configuração SAR da Brunei Shell Petroleum. (Foto: Sikorsky)

A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) aprovou a configuração de Busca e Resgate (SAR) para o helicóptero Sikorsky S-92A, a última que faltava para o tipo no país.

A certificação agora permite a operação de helicópteros S-92 no Brasil em todas as configurações de produção, incluindo transporte marítimo de petróleo e gás, busca e salvamento, bem como serviço regional de transporte aéreo de passageiros e transporte VIP.

A ANAC certificou a aeronave S-92A para missões de SAR em 28 de março, após uma verificação prévia de 27.700 libras. O limite máximo de peso bruto (MGW) em dezembro de 2018, bem como a certificação do recurso de piloto automático do software Rig Approach da Sikorsky em outubro de 2014, expandindo toda a gama de recursos do helicóptero S-92A fabricado pela Sikorsky para o Brasil.

“Há mais de 47 anos, os helicópteros Sikorsky têm sido os laboriosos do mercado brasileiro de transporte marítimo de petróleo, primeiro com o S-58T em 1972, o S-76 desde 1979, e nos últimos 10 anos com o maior, mais avançado atingindo aeronaves pesadas S-92. Essas novas certificações, juntamente com o anúncio do próximo S-92 A+/B, ajudam a garantir que a S-92 continuará a ser a aeronave preferida no Brasil e no mundo para exploração de petróleo offshore segura e confiável em águas profundas”, disse Adam Schierholz, executivo regional da Sikorsky para a América Latina.

O S-92 foi certificado na Colômbia em novembro de 2016 e no México em novembro de 2017. Em 2018, a Sikorsky adicionou uma capacidade de reparo de lâmina S-92 no Brasil e realocou e expandiu sua localização no Brasil, perto de operadoras brasileiras incluindo a Lider Aviation, a Omni Helicopters International e a CHC Helicopter. Oito operadores comerciais brasileiros atualmente voam com um total de 90 aeronaves Sikorsky em todo o país.

A Sikorsky já entregou cerca de 300 helicópteros S-92 desde 2004. Com um registro de segurança de primeira classe e disponibilidade de despacho líder na indústria, a aeronave multi-missão S-92 é a aeronave preferida de sua classe de tamanho para transporte de trabalhadores petrolíferos. Esses helicópteros também realizam missões de busca e salvamento, transporte de chefes de estado e uma variedade de missões de transporte para passageiros de serviços públicos e de companhias aéreas.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS