O TH-119 da Leonardo, que a empresa está competindo para substituir a frota de helicópteros de treinamento TH-57 da Marinha dos EUA, foi certificado pela FAA para operações IFR, tornando-se o primeiro monomotor em décadas a obter essa capacidade. (Foto: Leonardo Company)

A Leonardo anunciou hoje que seu helicóptero TH-119 recebeu certificação de tipo suplementar IFR pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

O TH-119 é o único helicóptero monomotor em décadas a atender aos requisitos atuais de IFR, permitindo que os pilotos operem a aeronave com segurança em condições meteorológicas difíceis e de baixa visibilidade, graças aos aviônicos avançados da Genesys Aerosystems e aos sistemas redundantes de voo para helicópteros.

Com base no bem-sucedido AW119, o TH-119 é a tentativa da Leonardo de substituir a frota de helicópteros de treinamento TH-57 da marinha norte-americana. A certificação IFR é um requisito fundamental para o programa de substituição de helicópteros de treinamento da Marinha dos EUA, também conhecido como Sistema Avançado de Treinamento de Helicópteros TH-73, anteriormente TH-XX.

Se selecionado, até 130 helicópteros TH-119 serão construídos na instalação de produção FAA Part 21 existente da Leonardo na Filadélfia, onde todos os AW119s em todo o mundo são fabricados.

O TH-119 está prestes a se tornar o melhor helicóptero de treinamento de um único motor no mercado por causa de suas capacidades únicas. É o único helicóptero de espectro completo flexível o suficiente para satisfazer todos os requisitos de voo de treinamento, desde autorotações básicas até procedimentos de Busca & Resgate mais avançados com uso de Dispositivos de Visão Noturna, por exemplo.

O seu potente e confiável motor Pratt & Whitney PT6B confere ao TH-119 as melhores margens de potência da sua classe, enquanto a estrutura metálica resistente e duradoura resiste à rotina diária de treino e permite a realização de reparações de fuselagem no local.

Projetado com base nos depoimentos de antigos aviadores dos EUA e ex-pilotos instrutores da Marinha, o TH-119 possui um assento de observador ajustável que fornece uma visão completa do cockpit, permitindo um aprendizado mais efetivo, mesmo quando sentado atrás. Patins reforçados com sapatas removíveis resistem a incontáveis ??repetições de toques, enquanto o reabastecimento por pressão “quente” permite que o tanque de combustível seja recarregado com segurança sem desligar o motor, o que reduz o tempo de retorno comparado a outras aeronaves.

O TH-119 fornece à Marinha dos EUA um cronograma de entregas de baixo risco e suporte, além de um perfil de custo econômico de um único motor que economizará milhões de dólares aos contribuintes americanos em relação aos helicópteros bimotores.

O AW119 está em serviço em 40 países e foi selecionado por clientes militares, governamentais e parapúblicos de alto perfil, incluindo a Força Aérea Portuguesa, o Departamento de Polícia de Proteção Ambiental de Nova York e muitos outros na Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS