Helicóptero Utilitário Leve da HAL durante testes em elevada altitude.

O helicóptero utilitário leve (LUH) da fabricante indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) demonstrou sua capacidade de voo em alta altitude nas condições de clima quente e alto do Himalaia.

“Com esses testes, o LUH atendeu a todos os requisitos dos usuários e, com a conclusão dos testes de alta e alta altitude, está próximo da certificação operacional”, disse R Madhavan, chefe da HAL.

Os testes foram realizados pelos pilotos de teste da HAL, da Força Aérea Indiana (IAF) e Exército Indiano, de 24 de agosto a 2 de setembro de 2019. Um plano de teste abrangente foi executado em Leh (3.300 metros) em temperaturas na Atmosfera Padrão Internacional (ISA) de +32 graus Celsius que incluiu expansão de envelope, desempenho e qualidades de vôo.

O LUH decolou de Leh e demonstrou seu desempenho em voo pairado em temperaturas quentes e elevada altitude no campo de pouso avançado (ALG) de Daulat Beg Oldie (DBO) a 5000 metros, seguido por outro heliporto localizado a 5.500 metros de altitude e ISA + 27 graus Celsius. Embora essas condições climáticas extremas impusessem restrições de vôo a todas as outras aeronaves civis e militares, os voos do LUH foram realizados, pois foram projetados para essas operações.

O helicóptero embarcou em um voo de 3.000 km de Bengaluru para Leh, durante um período de três dias, percorrendo muitos campos civis e militares. Durante o curso do translado e testes em grandes altitudes, o helicóptero revelou alta confiabilidade sem nenhum serviço de apoio.

A equipe de testes composta incluía designers, equipe de teste de vôo, representantes do CEMILAC e ORDAQA, que testemunharam as avaliações dos requisitos de certificação militar e civil, respectivamente.

A gama completa de avaliações concluídas inclui testes de clima quente em Nagpur em 2018, testes de clima frio em Leh em 2019, testes de nível do mar em Chennai em 2018 e em Puducherry em 2019.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS