Os helicóteros de ataque Apache do Army Air Corps a bordo do porta-aviões da Royal Navy HMS Ark Royal. (Foto: POA(Phot) Ray Jones, Crown / MoD UK)

Um destacamento do Exército Real Britãnico de helicópteros de ataque Apache pousaram a bordo do navio de guerra da Royal Navy HMS Ark Royal para participar do Exercício Joint Warrior no mês de outubro.

Sendo uma incomum visão – os Apaches são utilizados intensivamente pelo Corpo Aéreo do Exército em operações de pouso mas nas últimas poucas semanas eles treinarão para expandir sua experiência no mar e com as capacidades de operar em conjunto com a Royal Navy.

Assim como está sendo relativamente uma nova experiência para as três aeronaves e dez pilotos, também tem um apoio aos tripulantes de 120 engenheiros e mantenedores do Regimento 4 do Army Air Corps a bordo do porta-aviões baseado em Portsmouth. Trabalhando contra o tempo para garantir a segurança das aeronaves, essa será a primeira vez no mar para a maioria dos soldados.

O formidável poder de fogo e a capacidade de rastrear alvos do Apache já foram demonstradas com impressionante efeito nos combates no Afegansitão, e enquanto a bordo do HMS Ark Royal, este destacamento do Exército Britânico explorará como essas capacidades podem ser ainda mais extendidas através da operação a partir de uma plataforma naval.

Durante o Exercício Joint Warrior, o qual está sendo realizado na costa oeste da Escócia, os pilotos irão inicialmente gastar seu tempo se aclimatando as dificuldades únicas as quais surgem quando operando no mar, efetuando pousos no convés de voo numa variedade de condições.

Uma vez que esse processo esteja completo, os Apaches irão participar de uma guerra simulada de pequena escala, atacando alvos terrestres numa série de assaltos planejados, lançados e direcionados pelo HMS Ark Royal.

O Comandante Rocky Salmon, Comandante de Operações Aéreas do HMS Ark Royal, disse: “Ser capacitado a operar uma ampla gama de aeronaves a partir do porta-aviões destaca nossa flexibilidade no ambiente de operação conjunta e os Apaches nos oferecem essa incrível capacidade. O foco desse período será de garantir a integridade do Esquadrão 656 no HMS Ark Royal, oferecendo a seus tripulantes uma experiência no convés de voo e desenvolvendo procedimentos táticos para o futuro.”

Fonte: Army Air Corps – Tradução: Cavok

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS