Holanda terá 46 caças F-35 adquiridos após a confirmação desta nova encomenda de 9 jatos.

A Holanda anunciou na terça-feira seu plano para adquirir 9 caças F-35 adicionais dos Estados Unidos por um valor estimado de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão).

A secretária de Estado holandesa Barbara Visser informou a Câmara dos Representantes por carta no dia 8 de outubro.

A nova aquisição substituirá a frota antiga de F-16 do país, de um total comprado de 213 desde 1979, dos quais 61 jatos ainda estão voando.

Os jatos stealth elevarão o número total de F-35 com a Holanda para 46. O acordo incluirá o fornecimento de peças de reposição, treinamento, simuladores e produtos relacionados, apoio e suporte.

O acordo previsto “estabelecerá as bases” para um terceiro esquadrão F-35 da Força Aérea Holandesa, um plano que oficiais do governo divulgaram pela primeira vez no final de 2018, informou o Ministério da Defesa da Holanda em comunicado.

As 9 aeronaves exigem infraestrutura, incluindo algumas novas construções, embora parte seja ajustada da infraestrutura existente. Além disso, a chegada de mais 9 F-35 requer infraestrutura móvel para transmissões e exercícios.

Espera-se que as aeronaves adicionais contribuam para o objetivo da Força Aérea de ter quatro jatos disponíveis para as missões da OTAN, além de realizar operações de defesa interna e contabilizar os requisitos de treinamento e tempo de inatividade da manutenção.

Anúncios