Dois caças Eurofighter Typhoon durante um dia de mídia do Eurofighter Typhoon na Base Aérea de Pirkkala, na Finlândia, em 10 de janeiro de 2020. (Foto: LEHTIKUVA / ANTTI AIMO-KOIVISTO)

O consórcio Eurofighter ofereceu à Finlândia a chance de participar do maior programa de aeronaves de combate da Europa em uma proposta atualizada ao programa de aquisição de caças HX da Força Aérea Finlandesa.

A proposta revisada, apresentada no início desta semana, chega no momento em que a Saab iniciou seus testes de voo com o Gripen E na Finlândia como parte da competição HX. A empresa sueca ofereceu seu sistema de alerta aéreo antecipado GlobalEye juntamente com os caças Gripen, como um pacote.

A oferta revisada do Eurofighter pode significar convidar a Finlândia a ingressar no programa Future Air Combat System (FCAS), anunciado como sucessor do Eurofighter.

Em janeiro, o Eurofighter participou dos testes de avaliação de voo do HX, com duas aeronaves Typhoon da RAF junto com as forças de defesa finlandesas em Tampere. Nos testes, os dois jatos britânicos foram avaliados em um período de cinco dias para demonstrar muitas das capacidades que compõem a oferta do consórcio Eurofighter, que une a BAE Systems ao lado dos principais contratados europeus de defesa Airbus e Leonardo.

A francesa Dassault foi a segunda fabricante a enviar jatos para Pirkkala, com dois caças Rafale chegando na Finlândia no dia 20 de janeiro.

Antes das avaliações, representantes dos governos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha confirmaram seu compromisso com um roteiro de capacidade que manterá o Eurofighter na linha de frente da defesa européia nas próximas décadas.

John Rossall, diretor da campanha da BAE Systems, disse: “Estamos muito satisfeitos em apresentar nossa proposta atualizada à Finlândia em nome do consórcio Eurofighter. Nossa proposta é um convite à Finlândia para unir os principais países da Europa com um objetivo de defesa compartilhado.”

Os participantes da competição HX incluem os caças europeus Gripen, Eurofighter e Dassault Rafale e os jatos norte americanos Super Hornet e F-35 Lightning II. A competição está em andamento no aeródromo da Finlândia, em Pirkkala.

Anúncios