A nova versão do UAV Heron TP-XP, focada no mercado de exportação, será apresentado no Aero India 2017. (Foto: IAI)

A IAI (Israel Aircraft Industries) apresentará o seu mais novo MALE (Long-Range Long-Endurance) Heron TP-XP no próximo show Aero India em Bangalore, Índia. O Heron TP-XP é uma versão de exportação especial do Heron TP, que tem estado em serviço com a Força Aérea de Israel desde 2010. O Heron TP-XP constitui uma aeronave estratégica de superioridade aérea multitarefa e multi-carga, integrando os mais avançados sensores da IAI.

O Heron TP-XP é o mais recente membro da família Heron, uma vantagem significativa para os clientes do Heron em todo o mundo e opera dentro dos mesmos conceitos operacionais, baseados no conhecimento e experiência acumulados na IAI há mais de 40 anos, com 1.500.000 de horas de voo cumulativas em UAVs com mais de 50 clientes operacionais.

O Heron TP-XP é caracterizado por padrões de segurança e confiabilidade que estão entre os mais altos do mundo, e é capaz de operar em condições climáticas extremas. Este UAV também atende aos padrões mundiais aceitos e está em conformidade com a norma STANAG 4671.

Shaul Shahar, Vice-Presidente da IAI e Gerente Geral da Divisão de Aeronaves Militares, disse: “Estamos orgulhosos de apresentar o mais recente desenvolvimento da IAI no campo de UAV na Índia, que é uma cliente estratégica da IAI. Com um nível diferente do que existe atualmente na Índia, com ênfase na velocidade de voo, altitude elevada e capacidade de carga útil aprimorada, este sistema é o mais recente derivado do TP Heron, considerado um dos UAVs líderes mundiais. A possibilidade de oferecer o Heron TP-XP abre oportunidades adicionais, permitindo-nos expandir o leque de soluções que podemos oferecer aos nossos clientes.”

A nova versão mantém o mesmo peso bruto de decolagem (5,4 ton) e as capacidades estratégicas do TP – teto operacional de 45.000 pés, durabilidade de missão de 30 horas, mas reduz a capacidade de carga útil do TP, limitando a capacidade máxima de carga a 450 kg, a mesma carga útil do Heron I.

A principal diferença entre o Heron TP e o TP-XP é a grande baia de carga interna do TP, que suporta até uma tonelada de carga útil, razão pela qual sua exportação é limitada, uma vez que excede as limitações impostas pelo MTCR. Para limpar o volume dessas cargas grandes, o terminal de satélite do TP é colocado em uma cúpula acima da fuselagem. O Heron TP-XP tem um design mais delgado, com antenas de satélite integradas dentro da fuselagem de 14 metros de comprimento e uma menor baia de carga interna. No entanto, a grande fuselagem e grandes asas (26 m de envergadura) proporcionam espaço mais do que suficiente para a instalação de múltiplas cargas que podem incluir sensores eletro-ópticos, radar e eletrônica para missões de vigilância.

A IAI tem muitos anos de experiência no campo de UAV na Índia, em plena parceria com indústrias de defesa locais. A empresa está constantemente promovendo a produção local e transferência de tecnologias, e está trabalhando duro para fortalecer ainda mais e aprofundar o relacionamento futuro. O Heron TP-XP é um elemento importante para IAI nesta cooperação em curso.

SEM COMENTÁRIOS