O F-5EM sobrevoa Canoas com o MICLA-BR. (Foto: Rafael Luiz Canossa / Cavok Brasil)

Foi flagrado hoje (30/09) nas proximidades da Ala 3 (Base Aérea de Canoas) um caça F-5EM instrumento e equipado com o MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance).

O caça realizou várias órbitas sobre a cidade de Canoas e também sobre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O registro foi feito pelo spotter Rafael Luiz Canossa que cedeu a imagem para divulgação no Cavok.

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou dias atrás que está desenvolvendo o míssil de cruzeiro de longo alcance em parceria com a Avibras. O MICLA-BR terá alcance de 300 quilômetros e poderá ser lançado a partir de aviões e plataformas de superfície. O prazo de conclusão não foi revelado pelo serviço.

A Avibrás apresentou o projeto no dia 24 de setembro, em Brasília. Na foto a apresentação no stand da Avibrás durante a LAAD 2019. (Foto: Roberto Valadares Caiafa / Tecnodefesa)

O equipamento terá orientação via GPS, sensor infravermelho e radar. O Brasil não tem tradição em produzir mísseis de defesa. Quando concluído, o país se juntará ao grupo formado por Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Irã, Paquistão, Índia, França e Israel.

O conceito do míssil foi apresentado na audiência pública realizada na terça-feira (24) em Brasília, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDEN), com o tema “Pressupostos da Soberania Nacional”.

Anúncios