A impressionante decolagem do CF-18 Hornet na Academia da Força Aérea. (Foto: Fernando Valduga / Cavok Brasil Team)

Após um final de semana intenso, com previsões meteorológicas prevendo até canivetes, o tempo não foi ruim e até sol saiu em Pirassununga. A equipe do Cavok Brasil esteve presente na AFA, e vai divulgar as imagens do aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça nessa semana. Como aperitivo, segue a foto de uma das atrações que mais impressionou, o caça Hornet da equipe de demonstração CF-18 da Força Aérea Canadense. Ah, ele não rompeu a barreira do som, ok? O próprio piloto confirmou depois do show.

67 COMENTÁRIOS

  1. O som de trovão da Vespa e da Super Vespa ainda ecoam no meu cérebro!!

    Que fantástica máquina..fiquei realmente emocionado..incrível..sem falar na pilotagem dos caras…brincando no céu!!

    Os Halcones também são excelentes..muito arrojo e precisão!!

    O EDA sempre brilhante e emocionante..

    No mais..Bela aparição do Mirage 2000 do GDA…rasgou o céu..

    Bela demonstração do BlackHawk…que máquina também!!

    O Exército também foi excelente..com uma camuflagem linda..

    Esquadrilha Textor..Esquadrilha BR..Os Bazaia..Ten. Siqueira..entre outros deram show..

    Bela passagem também do Super Hércules Canadense, do F-5 e do A-1.

    Enfim..evento inesquecível..

  2. Estou até agora super feliz! A saga minha do meu marido e amigos foi única, saímos de Brasília sexta a noite e chegamos na AFA sete da manhã depois de 800 Km de viagem quase choramos com tanta chuva, mas, quando vimos o F18 de longe já ficamos animados!
    Quando veio a primeira apresentação com chuva e tudo vibramos muuuuito!E o Hércules Canadense incrível o que ele fez no céu! Foi demais!Experiência única!
    Em 2010 conhecemos o Rafale em Natal na Cruzex o que já foi muito bom! No ano passado o simulador do Gripen esteve em Brasília e é claro fomos conhecer e meu marido teve o prazer de pilotar.
    Mas, essa foi uma experiência super especial! Valeu Esquadrilha por essa festa inesquecível!Fumaça já!!!!!!

    • A minha Bella contou a nossa aventura até esse evento, onde eu tiver o prazer de realizar vários sonhos conhecer o lugar onde poucos tem o privilégio de estudar, prestigiar a AFA e conhecer dois modelos de um mesmo caça.

      Fernando Valduga lendo os seus comentários posso confirmar tudo o que vc relatou, pois, percebendo o que minha Bella escreveu eu sou um manicaca frustrado e sempre que tenho oportunidade vou atrás do que gosto na aviação ou seja tudo.

      E concordo com tudo o que vc postou em número, gênero e grau.

      Um grande abraço.

  3. Realmente um show para ficar na memória, já havia assistido em Sun'n fun há alguns anos, mas aqui na terrinha, nem em pensamento,como disse um colega acima, já tem muito tempo que perdi o tesão em domingo aéreo, e depois desse sábado….
    Confirmando a informação, o piloto do Super Hornet,é Ricardo Arden, o piloto do programa da Boeing, para este avião.

  4. Acredito que se um dia o Brasil decidir a comprar algum caça será o americano devido a vários fatores, na festa da fumaçã eles deram um show aos presentes e mais ja estvam na AFA deste o inicio da semana dando suas apresentações aos militarese dali vai pro Rio mais apresentações…… e assim vai…. Eles os (americanos) sabem jogar e decidiram entrar no jogo mandaram seus representantes…. Pra se ter a idéia até o pacoooo estava na AFA rsrsr ….. e olha que quando a Esquadrilha deu inicio neste planejamento da festa de 60 anos….. deu tempo para os franceses pensar algo e de sobra……….
    Apesar que na realidade penso eu que a FAB mediante as ambições politicas do Brasil vai continuar por muito tempo com F5,Amx e o M 2000…….. que fez uma bela passagem….

  5. Eu e meu irmao estivemos presentes na AFA nos 2 dias praticamente do começo ao fim,a estrutura montada para o evento foi sensacional e muito melhor que outros eventos,todo ficou na fraca apresentaçao dos nossos caças que realmente pareciam brinquedo perto dos CF-18 e Super F-18(sabiamente muito bem posicionado no meio do publico),estes sim fizeram a festa com sol e chuva, tanto nos ares quanto em terra dando um show de simpatia,conversando com o publico com muita simplicidade.Todos os voôs do F-18 da marinha foram feitos pela Boeing,até porque ela é quem esta interessada na venda, a Navy estava presente com o piloto e seus adidos de manhã junto com politicos e interessados na compra e venda, que discretamente chegaram e foram para o Hangar exclusivo para assistirem todas as apresentaçoes.O Show foi magnifico meus ouvidos até agora estão zunindo com o barulho estrondoso das turbinas destes caças maravilhosos que espero que o Brasil compre logo rs, quem assistiu todas as apresentaçoes podem concordar comigo que a ultima apresentaçao do Sabado mesmo com chuva foi a unica que fez o famoso Boom da corrente de ar, não chegou a quebrar a barreira do som mas foi maravilhoso suas passagens.os Halcones me tiraram o folego.. sao excelentes pilotos e suas apresentaçoes sao cada vez mais emocionantes, já a fumaça gostei bastante mas meu ponto de vista precisa dar uma reciclada nas manobras, quem reparou a fundo pode perceber que algumas manobras ficaram tortas,hora um pouco distante nas formaçoes outras muito proximas, a fumaça pode melhorar e muito pois competencia e avião tem para isso e com os A29 entao vai ficar muito melhor!A passagem do M2000 depois da apresentação dos Hornet no domingo foi fantástica e inesperada,dos brasileiros depois da fumaça com certeza foi a mais empolgante! parabéns EDA pelos 60 anos.!

  6. Ola pessoal, tambem estive la os 2 dias. Simplesmente fantastico. Vamos esquecer o que ñ deu certo e curtir a festa. Parabens a AFA pélo espetaculo proporcionado aos que amam a aviaçao. Parabens tambem ao CAVOK pelas informaçoes preliminares. Valeu mesmo.

  7. Realemnte é uma vergonha o Brasil ainda ficar com esta novela e não adquirir os caças para a nossa defesa nacional e aposentar as carcaças que estão voando ai….

  8. Falei com um dos pilotos dos F/A-18E/F Super Hornet e ele disse q estava indo de pirassununga para brasília para uma demonstração do caça da Boeing para a presidente Dilma e outras pessoas d alta patente para o FX-2! Espero q esse seja o novo caça da Força Aérea Brasileira! Só quem esteve na AFA ou já viu uma demonstração ao vivo do Super Hornet sabe do que esse avião é capaz!

        • Tireless, os caças Super Hornet permaneceram entre segunda e terça-feira em Brasília e inclusive realizaram voos de demonstração.

          Não tive acesso a informações se a presidente esteve presente nas demonstrações, mas os boatos correram solto que ela esteve presente na BAAN para ver as aeronaves em voo.

          Abraço,

          Fernando Valduga
          Editor Cabok Brasil

          • HMS e Valduga, se a presidente for escolher o caça do FX-2 por apresentação… que os americanos torçam para ela não ver o Rafale voando… a casa vai cair para os irmãos do Norte… rsrsrs

          • Duvido nada, da Dassault mandar novamente os Rafales pra ca, pra uma nova exibicao, por ser mais manobravel que o SHornet, alem de ser mais leve (9.000kgs) e ter mais capacidade de carga 9.500kgs. O SH de 14.000kgs carrega no max. 8.000 kgs e tem peso-potencia (0.90) muito inferior ao Rafale (1.15).

Comments are closed.