O caça Lockheed Martin F-22 Raptor, do 94th Fighter Squadron, da Base Aérea de Langley, Virginia, durante apresentação no AirVenture 2006. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Pessoal, tomo a liberdade de postar a imagem acima essa semana para mostrar para vocês um registro feito em 2006 durante a primeira aparição do caça de quinta geração Lockheed F-22A Raptor no AirVenture 2006, realizado anualmente em Oshkosh. No dia que o caça fez sua aparição no evento, o dia estava nublado, e uma leve chuva caia no Aeroporto de Wittman Field. O  Raptor, vindo diretamente de Langley, na Virginia, recebeu combustível durante o voo sobre Oshkosh de uma aeronave KC-135 da Guarda Aérea Nacional de Wisconsin, e em seguida iniciou uma das mais impressionantes apresentações que eu já pude presenciar.

No total foram mais de 50 fotos, algumas tremidas de emoção e por estar chovendo no momento. Mas o que gostaria de deixar aqui registrado, para informar algumas pessoas que aqui seguidamente escrevem, é que o caça F-22, apesar de seus sucessivos problemas também aqui relatados, pode sim voar na chuva, e inclusive efetuar as mesmas manobras que realizaria em dias de céu azul. O legal de fotografar as aeronaves de caça em dias com alta umidade no ar é que forma a condensação sob as asas, conforme pode ser visto na imagem, que está numa resoluçao maior, bastando clicar nela para baixar a foto, a qual foi escolhida em 2007 para estampar um calendário de aviação militar na Argentina. Quem quiser ver mais imagens desse dia, incluindo de outras aeronaves, pode acessar a minha página do PicasaWeb.

Anúncios

41 COMENTÁRIOS

    • É CLARO QUE VOA NA CHUVA.

      O problema é continuar sendo invisivel na chuva, afinal este caça custou bilhões para ser invisivel, mas se chover é igual a qualquer outro rafale pangaré.

      Ops: na verdade mesmo molhadinho o F-22 ainda daria duma varada no rafale, eu acho, ou não, sei lá, nunca voei em algum pra saber.

      Mas parece que tem gente por aqui que já pilotou até naves do Luck Skywolcar (escrevi errado)

  1. Mas aconteceu em 2006.

    Os problemas oriundos da corrosão e vulnerabilidade do material absorvente a água foram revelados depois de 2006. Quero ver fotos deles voando na chuva hj !!!

  2. Só queria ver ele voando na chuva de verdade, ate agora não vi a chuva mais tudo bem, não estou a descorda dos amigos,

    Corre os boatos que foi essas as aeronaves que voaram no AirVenture 2006 envolvida em acidentes depois desse dia que choveu, um pertencia ao 411º Esquadrão, e o outro o 3ª Ala de Elmendorf da Base Conjunta de Elmendorf no Alaska, corre esse Boato

    • Provavelmente mais um boato de sua autoria…igual aquele segundo o qual o Raptor teria tomado uma surra do Rafale…estou enganado?

  3. Basta olhar esse avião e notar que esta anos a frente de qualquer um, inclusive dos protótipos steath russo e chinês que não passam de um su-27 travestido.
    O F-22 realmente é algo revolucionário, feito do zero o avião, saiu caro mas saiu bem feito.

    • Oooooo, falou o secretário do Osama, ops, quero dizer do Obama, eu sempre me confundo.

      Mas afinal…"Ronaldo", voçê ganha alguma comissão dos comedores de Hamburguer.

      Não me leva a mal, mas não resisti comentar.

      • Eu entendo a sua colocação, eu sou contra as políticas do EUA e tudo de ruim que eles provocam, mas a verdade seja dita, QUANDO ficar operacional os 5° russo e chines, daqui uns 10 anos, ainda assim vão ficar atras do F-22, é como eu disse, ele é um projeto novo e não um SU-27 pitando de preto hehe.

        • Tudo bem que derrepente até possa ser o melhor pra quem fabrica o F-22 ou F-35 etc, mas pro coitado do país que comprar e ficar dependendo dos EUA, ai ta lascado.
          Por isto fico na torcida que o Brasil não compre mais nada dos americanos.

  4. Mais uma vez, o F-22, cala a boca das viúvas da Sukhoi. Nenhuma aeronave se aproxima do desempenho deste avião.

  5. Fernando, segundo o que se sabe (fonte dos EUA), ele pode seguramente voar na chuva, não há problema algum com os motores, nem com o design.

    O Washington Post fez críticas ácidas ao F-22 Raptor, falando que seu revestimento não gosta de chuva, gastos inesperados, manutenção cara…
    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/arti

    Aí a Air Force Association veio desmentindo as acusações:
    http://www.f-16.net/news_article3622.html

    Sites dos EUA falam que "chuva e F-22 não combinam", como este:
    http://www.airforcetimes.com/news/2009/10/airforc

    Outros falam em corrupção e corporativismo militar, como este:
    http://www.defensereview.com/f-22-raptor-program-

    Se estava tudo bem, por que a produção do F-22 Raptor foi encerrada?

    • Política meu caro Berkut! Política. inúmeros setores da USAF e do congresso queriam manter a linha de produção aberta inclusive encomendando exemplares adicionais mas Mr. Obama resolveu agir em sentido contrário. Entretanto, o fato do ferramental da linha ser preservado indica que a produção do mesmo pode vir a ser retomada no futuro.

  6. Caro Fernando Valduga , dou meus parabéns pela linda imagem , e se fosse eu que estivesse lá , eu tremeria muito mais que você , rsrrsrsrrss , o RAPTOR com ou sem chuva é hoje o mais poderoso caça do mundo , e um dos mais belos também , nem projetos mais novos e com o mesmo conceito são superiores a ele , F-35 diga se de passagem , mas o que na maioria das vezes foi dito aqui , é que a chuva reduz e muito a furtividade do super caça americano , a ponto de sua detecção ser muito mais fácil de ser conseguida principalmente para radares AESA mais modernos , e não que a chuva atrapalhe o uso de seus sistemas , contra-medidas , armamentos e principalmente que reduza seu envelope de vôo e manobrabilidade , longe de querer ser o dono da verdade , mais se alguém disse o contrário , essa pessoa foi infeliz em seu comentário .

    ABRAÇOS .

  7. E Fernando Valduga , se você puder , coloca pelo menos uma parte dessas mais de 50 fotos que você tirou lá em Oshkosh ,pra gente ver , ou melhor apreciar , pode ser até as tremidas , não tem problema , pois bom gosto eu sei que você tem .

    abs .

  8. Nessa tempestade com trovoada e chuvas ai que o F-22 estava voando meu avô joga bola, e dormi molhado, e não acontece nada com ele.

    O F-22A e tão bom que vai para em 2025, 800 f22 so foram fabricados 120poucos, outra coisa isso e uma demonstração aérea, depois disso esse aviões que pegaram uma GAROA, foram para revisão, esse cala boca fico em 23 milhões de bolares

  9. Como diria o OBRAMA, ESTE É O CAÇA! 🙂

    Já vi alguma apresentações no Youtube, e não tem uma que o público não fique impressionado com esse caça, ele decola em 300 metros, vai para vertical, faz manobras como o SU-27 e depois dá um "estilingada" em supercruise, para aparecer novamente momentos depois….

    Sobre a corrosão, já li não sei onde que está nos planos trocar o material RAM pelo do F-35, de manutenção mais barata e durável.

    []'s

  10. Cadê os caras que falam do cascão ? As fotos estão aí, e outra problemas surgem para serem resolvidos e os mesmos fazem com que o avião torne-se melhor ainda.

    Senão existisse problemas para serem resolvidos, estaríamos na idade da pedra até hoje.

    • Pena q até hoje, não conseguem resolver os probleminhas aerodinâmicos do Super Tijolão….kkkkkkkkkkkkkkkk 😆 😆 😆

  11. estou esperando a foto do F-22 voando na chuva, quando vcs do cavok vai posta, quero dira minhas conclusões dos fatos.

    • eu tbm quero ver fotos dele voando em muita chuva.

      mas fotos de hoje não de quatro anos atrás.

  12. Rain and Raptors don’t mix. 😆 😆

    Wet conditions at Andersen Air Force Base, Guam, caused mechanical problems in a dozen F-22 Raptor fighters deployed to the Pacific island from the much less rainy Alaska.

    Quero ver fotos do F-22 Cascão voando em chuva a partir de 2009…. 😆

    http://www.airforcetimes.com/news/2009/10/airforc

  13. Isso tudo só vem a comprovar que a evolução se faz com sangue, suor, lágrimas e muito US$ !!!

    Algo praticamente impensável para outra nação … pelo menos no nível que os EUA se encontram.

    De nada adianta a torcida do "contra", os EUA estão sofrendo uma crise, mas é provável que saiam dela mais forte do que antes.

    Ainda continuo achando que o F22 teve a produção paralisada por motivos que tão cedo não saberemos, mas é certo que os Americanos não jogam pra perder e quando perdem, costumam dar a volta por cima.

    Olho aberto Brasil … a Águia não dorme no ponto … !

    Abraços

    • Caro Alex,

      O principal motivo foi o fim da guerra fria. E Custos. O F-22 foi pensado para bater de frente e superar o SU-27, e os SAMs russos. A URSS acabou, houve um relaxamento, e não se justificava a aquisição de 800 F-22.

      Hoje com o surgimento da China e reaparelhamento da Russia, talvez eles não tivessem cancelado tão cedo a produção.

      E agora quem tem de segurar as pontas é o F-35, que a princípio é um caça voltado mais para ataque do que defesa aérea….

      []'s

Comments are closed.