Primeiro CASA C-295M da Força Aérea da República Tcheca, visto no Aeroporto da capital Praga.

O Componente Aéreo das Forças Conjuntas da Repúblic Tcheca recebeu na segunda-feira, dia 11, a primeira de quatro aeronaves CASA C-295M de transporte tático que será sediada na Base Aérea de Prague-Kbely. A aeronave partiu da Espanha no domingo, dia 10.

As quatro aeronaves foram encomendadas em 2009 e serão todas entregues até o final do ano, para o Esquadrão Especial & Transporte 242, baseado em Prague-Kbely. Em abril está prevista a chegada da segunda aeronave, quando a Força Aérea pretende colocar em operação as aeronaves.

Essas aeronaves devem substituir cinco aeronaves antigas Antonov An-26 ‘Curl’ fabricadas na Rússia, que foram adquiridas em 1970, e que devem chegar no final da vida útil no início de 2011.

Os militares da República Tcheca querem usar as novas aeronaves da CASA para missões dentro do país e em missões internacionais, incluindo situações de emergências humanitárias.

O Ministério da Defesa da República Tcheca quer que uma das aeronaves CASA C-295M seja adquirida em troca de cinco jatos de treinamento de combate L-159 que estão sobrando na Força Aérea do país. A Espanha usaria essas aeronaves para treinamento de combate de seus pilotos.

A aeronave C-295M tem capacidade de transportar mais de 69 soldados ou 49 paraquedistas com equipamentos. Possui um alcance de mais de 5.500 km.

Fonte: EADS CASA – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Anúncios