A primeira aeronave de testes do Boeing P-8A Poseidon (T1) sobrevoa a Estação Naval de Patuxent River na companhia de uma aeronave Lockheed P-3C Orion. O P-8A substituirá o P-3C na função de Patrulha Marítima e Reconhecimento na U.S. Navy. (Foto: NAVAIR)

A primeira aeronave de teste P-8A Poseidon chegou no dia 10 de abril na Estação Naval de Patuxent River, Maryland, após um voode translado de seis horas e 55 minutos, vindo da unidade da Boeing de Seattle.

A aeronave, recentemente atribuída ao squadrão de Avaliações e Testes Aéreos (VX-20), foi entregue em Patuxent River pelo Diretor de Testes em Voo do VX-20, Comandante Jim Reining, juntamente com o Diretor de Testes Operacionais do VX-1, Comandante John Verniest, e o chefe dos pilotos do Boeing P-8A, Chris Dobb, sendo chamada de aeronave T1.

A T1 iniciou os testes oficiais de voo com a U.S. Navy na unidade da Boeing em outubro de 2009. A equipe de testes integrados (ITT) passou os últimos seis meses executando os testes no solo e em voo enquanto maximizava o conhecimento dos engenheiros e técnicos da Boeing no P-8A.

A chegada do primeiro Boeing P-8A Poseidon na Estação Naval de Patuxent River, Maryland. (Foto: NAVAIR)

“Foi um momento empolgante assistir o pouso do primeiro P-8A Poseidon em Pax River nesse dia,” disse o Capitão Mike Moran, gerente do programa de Aeronave de Reconhecimento e Patrulha Marítima (PMA-290). “A plataforma de patrulha marítima e reconhecimento está tendo uma grande demanda no mundo todo e esse voo nos coloca um passo a frente na entrega do Poseidon para a frota da Marinha. E não poderia estar mais orgulhoso de nosso equipe por terem trabalhado para garantir que essa aeronave atenda as expectativas de nossos combatentes.”

Moran disse que o programa continuará para atender todos critérios de desempenho e está no caminho para entrar na fase de capacidade operacional inicial em 2013.

O ITT Poseidon, que compreende os Esquadrões de Teste da U.S. navy (VX-20 e VX-1), e a Boeing, utilizará a aeronave T1 para avaliar a aeronavegabilidade e a expansão do envelope de voo do P-8A.

As outras duas aeronaves do programa de testes de voo, T2 e T3, serão transferidas para Pax River no final de 2010. Essas aeronaves serão focadas nos intensivos testes de sistemas de armas e de missão, garantindo a habilidade do P-8A de carregar equipamentos de guerra anti-submarina, ar-solo, e de operações ISR (Inteligências, Vigilância e Reconhecimento).

As aeronaves Poseidon substituirão as aeronaves P-3C Orion como plataforma primária de patrulha marítima e reconhecimento da U.S. Navy. Seus avançados sistemas de missão, a tecnologia de softwares e de comunicação, permitirão que a frota possa operar as mesmas missões hoje desempenhadas com os Orions, mas com uma maior avaliação situacional, que aumentará a chance de sucesso das missões.

Fonte: NAVAIR – Tradução: Cavok

Anúncios