
A Base Aérea de Talavera La Real, em Badajoz (Espanha), abriu as suas portas aos spotters durante os dias 11 e 12 Fevereiro, possibilitando assim ver de perto as operações diárias de treinamento no mítico e cada vez mais raro Northrop/CASA F-5B “Freedom Fighter”.
A Unidade de Instrução de Caça e Ataque da Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire), a ALA 23, foi fundada em 1953 como “Escuela de Reactores”, e em 1954 começaram a chegar os primeiros aviões a jato T-33. Em 1958 foi a vez da chegada dos aviões F-86 Sabre. Finalmente em 1970 chegaram os novos na época Northrop F-5A/B fabricados nas instalações da CASA em Getafe, que substituiram os F-86 e T-33 que deixaram de voar em 1969 e 1973 respectivamente.
Com 60 anos de existência, esta unidade realizou um total de 105 cursos, formando mais de 2.000 alunos pilotos. Desde a sua criação, esta unidade já conta com mais de 250.000 horas de voo dos quais mais de 160.000 pertencem aos jatos F-5B.
O Spotterday foi realizado com a preocupação por parte dos militares espanhois em proporcionar os melhores locais para as fotos nunca esquecendo o fator segurança. Foram incansáveis ao receber bem e proporcionar aos presentes as melhores fotografias através de uma exposição estática com duas aeronaves, uma linha da frente com bastantes F-5B e ainda 3 missões diárias com muitas decolagens e pousos. Ainda vale destacar a simulação de uma emergência com todos os meios que envolvem a operação de um dos F-5B.
Inicialmente, 70 dispositivos foram entregues na versão A e B, e atualmente permanecem em serviço 19 unidades da versão BM (modernizada) de treinamento. Os jatos biplaces são designados AE.9 na Espanha.
Agradecimento especial a todos os militares da Ala 23, em especial ao Comandante do Grupo Aereo “Chino”.
Filipe Barros, colaborador do Cavok, reside na Cidade de Maia, em Portugal, de onde acompanha os shows aéreos no velho continente, possui suas fotos publicadas no Facebook, Flickr e no site AirFighters.
Belissimas fotos Filipe, parabens e saudaçoes ao CAVOK que nos proporciona belas imagens e muito conteudo informativo.
Maravilhoso! Felipe Barros! Ótima matéria!
Muito bom, ótimas fotos.
Eu particularmente, e acredito que muitos aqui no Cavok também, acho muito belo o mundialmente conhecido F-5, suas linhas e a suavidade aparente do seu voo. Não é um matador mas é um ícone da aviação de caça.
Eles foram inteligentes modernizando seus SF-5B para instrução de caçadores, nós temos 6 F-5B e encostamos com muitas horas para voar quando recebemos os F-5F.
Atualmente depois de desistir de vender, pois o único cliente interessado não foi autorizado pelos EUA a comprar, exibimos um no PAMA-SP e o resto está no relento inúteis hoje pelo tempo parado sem conservação.
Foto do cockpit do SF-5BM da Espanha, construido e depois modernizado pela CASA.
. http://www.airliners.net/photo/Spain-Air-Force/Northrop-...
Comments are closed.