A chegada do CASA C-295 Persuader na Base Naval de Viña Del Mar, Chile, no dia 24 de abril. (Foto: Jose Muñoz / Airliners)

A Armada do Chile (Marinha Chilena) recebeu no dia 24 de abril a primeiro de três aeronaves de patrulha marítima CASA C-295 Persuader, num marco no plano de renovação dos equipamentos navais, através do projeto “Alcatraz”. A nova aeronave chegou na Base Aeronaval de Viña Del Mar, escoltada por duas aeronaves P-111 e dois PC-7, e formará o Escuadrón de Exploración Aeromarítima VP-1.

A nova aeronave CASA C-295 é a primeira de três que foram encomendadas pelo Chile. (Foto: Armada do Chile)
As novas aeronaves Persuader equiparão o Escuadrón de Exploración Aeromarítima VP-1. (Foto: Armada do Chile)

A aquisição permitirá cumprir mais uma etapa do plano de renovação dos equipamentos de patrulha marítima, que busca otimizar as operações de busca e salvamento (SAR), vigilência das águas sob jurisdição, controle aéreo e outras tarefas de apoio às demais forças da Armada.

Segundo a Marinha do Chile, “Assim como foram concluidos os projetos de modernização das forças de submarinos e da frota naval, agora é vez da Aviação Naval”.

As próximas duas aeronaves C-295 estão previstas para serem entregues ainda em 2010.

Desse modo, através de um estudo realizado pela instituição foi concluido que é indispensável substituir os P-3ACH, P-111 e CASA C-212 por aeronaves equipados de forma adequada.

As três aeronaves C-295 Persuader da Armada do Chile foram adquiridas através do plano de renovação da aviação naval, chamado projeto "Alcatraz".

Depois de processo de análise e avaliação das alternativas disponíveis no mercado internacional, foi escolhido o modelo C-295 do consórcio espanhol EADS/CASA.

Fonte: El Mercurio de Valparaíso – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.