Fuselagem do primeiro A330-800 na unidade da Airbus de Hamburgo, Alemanha. (Foto: Airbus)

À medida que a Airbus se prepara para o primeiro voo do A330-900, a produção do segundo membro da família A330neo, o A330-800, está em andamento com as primeiras partes aparecendo nas unidades da Airbus em toda a Europa. Essas partes incluem a nova asa aumentada que agora está sendo equipada em Bremen (Alemanha) e seus novos Sharklets compostos fabricados pela KAL-ASD (Korean Air Aerospace Division), as seções da fuselagem em Hamburgo (Alemanha), os novos pilones de titânio de Toulouse (França) e a caixa central da asa de Nantes (França).

A produção do A330-800 continuará até o início da montagem final no final de 2017, se ajustando ao primeiro voo previsto para 2018.

O novo Sharklet de material composto, na unidade da Korean Aerospace. (Foto: Airbus)

Com base no sucesso do A330-200 com mais de 600 aeronaves em operação, o A330-800 traz economia e conforto de nova geração, além de alcance sem precedentes para o mercado de aeronaves de 250 lugares. Juntamente com o maior A330-900 de 300 lugares, eles compartilham 99 por cento de pontos comuns, tendo a mesma estrutura, motores e a possibilidade de utilizar uma tripulação igual, dando aos operadores uma grande flexibilidade ao usar ambas as aeronaves em suas redes sem precisar de treinamentos adicionais das tripulações. Todos os A330s são construídos na mesma linha de produção para que os pedidos possam ser cumpridos com total flexibilidade de acordo com as demandas do mercado.

Pilones dos motores feitos de titânio. (Foto: Airbus)

As companhias aéreas se beneficiarão com uma queima de combustível 14% menor por assento em comparação com o atual A330, custos de manutenção reduzidos e a segurança operacional de 99,5% no mercado do A330. Os passageiros irão desfrutar da nova e premiada cabine Airspace, inspirada no A350 XWB. No topo da última geração de entretenimento e conectividade em voo, os passageiros podem aguardar uma nova área de entrada acolhedora, espaçosos overhead bins, nova iluminação e um voo excepcionalmente silencioso.

A caixa central da asa, fabricada em Nantes, França. (Foto: Airbus)

Com cerca de 1.700 pedidos, o A330 é a aeronave de corpo largo mais popular, tendo voado quase 1.000.000 de voos anuais. Hoje, mais de 1.300 aeronaves foram entregues a 117 clientes em todo o mundo em uma ampla gama de rotas, desde voos domésticos e regionais até serviços intercontinentais de longo alcance.

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