O 100° E-Jet da região da América Latina e Caribe, um Embraer 195 que foi entregue nessa quinta-feira para a companhia aérea Azul Linhas Aéreas. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

A Embraer entregou hoje o 19º jato EMBRAER 195, prefixo PR-AYS, para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Este é o 100º E-Jet que entrará em operação na América Latina e Caribe, região em que a Embraer é líder absoluta na venda acumulada de jatos comerciais de 61 a 120 assentos, com 79% de participação de mercado. O Cavok Brasil esteve presente no evento e trás imagens exclusivas para vocês. Confiram a seguir.

O 19° jato Embraer da Azul, o 100° E-Jet entregue pela Embraer para América Latina e Caribe. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

O evento reuniu jornalistas de vários países da America Latina e estados brasileiros com rotas da empresa de aviação. Além da cerimônia de entrega, realizada pela manhã, a programação inclui uma visita à linha de produção da Embraer, no período da tarde, para uma apresentação da montagem das aeronaves da família EMBRAER170/190.

Na foto acima (da esquerda para direita), Eduardo Cury, Prefeito de São José dos Campos, Pedro Janot, Presidente Azul Linhas Aereas (com uma camisa da seleção brasileira com o número 100 e seu nome gravado), e Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

“Temos a felicidade de compartilhar com a Azul, nossa grande parceira, a entrega deste 100º avião na América Latina e Caribe”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “A frota de E-Jets cresce de forma expressiva na região, demonstrando que esta família de aviões é extremamente adequada para atender aos níveis de demanda local e tem a flexibilidade necessária para acomodar as oscilações típicas dos mercados emergentes com tecnologia de última geração, baixo custo operacional e alto nível de conforto para o passageiro.”

A aeronave Embraer 195 em breve estará voando nas rotas da companhia aérea Azul. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

A primeira entrega de E-Jet na América Latina e Caribe aconteceu em 2005, quando a Copa Airlines, do Panamá, recebeu um EMBRAER 190. De lá para cá, outras nove empresas aéreas da região começaram a operar esta família de quatro aviões com capacidade de 70 a 122 assentos: Aeroméxico (México), Air Caraibes (Guadalupe), Austral (Argentina), Azul (Brasil), Copa Airlines Colômbia (ex-Aero República), Satena (Colômbia), Taca (El Salvador), TAME (Equador) e TRIP (Brasil). Até o final do ano, 134 E-Jets estarão operando na região.

Pedro Janot, Presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, fala aos convidados presentes na cerimônia. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

“É uma honra para a Azul receber esta aeronave comemorativa da Embraer, uma empresa que acreditávamos antes mesmo do nascimento de nossa companhia. Este fato só se tornou possível pelas pessoas que todos os dias tocam com muita paixão a construção e a operação dessas supermáquinas. Foi graças ao empenho e sinergia entre as equipes das duas companhias que conquistamos mais este grande marco”, disse Pedro Janot, Presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Após a entrega, os convidados brindaram a entrega da mais nova aeronave da frota da Azul Linhas Aéreas. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

A demanda por transporte aéreo na América Latina e Caribe aumentou 11,3% em 2010, em comparação com o ano anterior. Somente o mercado brasileiro cresceu 23,5%, enquanto a média mundial registrou incremento de 5%. Atualmente, mais de 150 cidades latino-americanas em 25 países são atendidas pelos E-Jets, que já transportaram 37 milhões de passageiros na região.

Detalhe da cauda do 19° E-jet da Azul Linhas Aéreas. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)
A aeronave recebeu um adesivo especial com a marca da 100° aeronaves E-Jet das regiões da América Latina e Caribe. (Foto: Peter Adamovich / Cavok)

Com mais de dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta hoje 33 destinos com 230 vôos diários. Somando-se às linhas de ônibus integradas oferecidas pela empresa, são 39 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 31 aeronaves, composta por dez jatos EMBRAER 190 e 18 EMBRAER 195, além de três turboélices. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br.

Agradecemos ao colaborador e amigo Peter Adamovich por estar presente ao evento em nome do Cavok Brasil e pelos registros da entrega de mais uma aeronave da Embraer. Parabéns a companhia aérea Azul Linhas Aéreas por mais essa aeronave e pelo excelente resultado alcançado em nos dois anos de operação.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a Embraer pela venda e pela liderança no seguimento, parabéns a Azul por acreditar e investir no Brasil, criando empregos, renda e oportunidades. Já tive a oportunidade de voar no E-jet 190 da Azul e fiquei surpreso pelo conforto da aeronave e pelo serviço oferecido pela companhia.

Comments are closed.