Novas imagens conceituais do F-15EX foram divulgadas pela Boeing.

A Boeing lançou uma página dentro do seu site dedicada para o F-15EX, a nova versão do Eagle a ser encomendada pela Força Aérea dos EUA. Juntamente com a nova página, divulgou imagens conceituais do jato de combate bimotor.

A Força Aérea dos EUA anunciou recentemente planos para encomendar o F-15EX para renovar sua frota de aviões de combate. Esta nova versão do Eagle deve substituir o F-15C/D.

O F-15EX complementará os recursos oferecidos pelo F-35A. Um dispositivo que foi projetado principalmente para ataque ao solo e cujas capacidades de controle e comando devem possibilitar a obtenção do máximo das aeronaves de quarta geração operando ao lado dele. O F-15EX também deverá ser menos caro para usar que o F-35. Finalmente, o F-15EX permitirá que a Força Aérea dos EUA não seja totalmente dependente da Lockheed Martin para seus programas de aeronaves de combate. Esta empresa realmente produz o F-35 e forneceu o F-16 e o ??F-22.

A Boeing deve construir os novos F-15EX sobre os desenvolvimentos realizados nos últimos anos nas aeronaves de Cingapura, Catar e Arábia Saudita para oferecer uma evolução do F-15 adequado às necessidades da Força Aérea dos EUA. A Boeing também trabalhava há vários anos em uma versão chamada F-15 Advanced.

O cockpit foi completamente redesenhado, os sensores e o motor também foram modernizados. O F-15EX terá capacidade de carga próxima a 14 toneladas. A aeronave será equipada com 12 pontos certificados para armamento ar-ar e 15 pontos para armas ar-terra.

Um pacote integrado de e-aviônicos fornece uma gama completa de proteção e interação imediata com ameaças emergentes. Incluindo oposição aos modernos sistemas de defesa contra mísseis e outros meios de detecção por meio de contramedidas automatizadas.

O F-15EX receberá o Display Core Processor II, o computador de bordo mais rápido do mundo capaz de processar 87 bilhões de instruções por segundo para transferência de dados, enquanto ainda pode traduzir e processar informações e informações em velocidades mais altas, para um grau muito maior de confiabilidade. Finalmente, o caça terá motores mais potentes. Cada uma das oito aeronaves da “primeira onda” de produção custará US$ 125 milhões.

22 COMENTÁRIOS

  1. Esse daí vai derrubar até nave espacial. Me desculpem mas mil vezes isso daí do que f 35

        • Não é fachada, querem manter a fábrica produzindo, a USAF disse que não queria várias vezes.

          • Tudo bem. Mas o caça é bom, só me referi a isso, sei que tiveram que insistir muito. Não é um baita avião?

            • Na minha opinião é um ótimo complemento para o F-35. Não tem porque ter uma frota apenas de aeronaves furtivas. Poderia ser uns 1.000 F-35 e o resto de F-15X e F-16V.

    • F35 poderia fazer a penetração no espaço aéreo negado e marcar os alvos. Com a ampla capacidade de armas do f15 a dupla seria mortal. Para operações "normais" o f15 é mais rápido, tem mais alcance e carrega mais armas.

  2. Para aqueles que dizem que F-35 vai matar os "4ª Gen", esta aí a resposta… Enquanto a 5ª Gen tiver o custo por ciclo de vida tão elevada como possuem hoje, não se tornarão unanimidade dentro das forças aéreas, serão importantes sim mas sempre operando com aeronaves de gerações anteriores.

    Tecnologia é importante mas números também são… A USAF tem em mente que a estratégia ideal é sempre ter a maior quantidade de aeronaves, mesmo que muitas estejam limitadas a uma especialidade, se elas se justificam economicamente, então faz sentido dentro da estratégia de dissuasão… É importante colocar que a tecnologia stealth é sim muito importante e não devemos desconsidera-lá, mas se ela não pode estar presente em tudo que voe, que ao menos esteja presente numa parcela de aeronaves para que seja a ponta de lança de uma força.

  3. Já que os S-400 russos pegam os F-35 e seus problemas de 1,5 trilhão de dólares, então nada melhor do que ter uma fera dessas que tem muito mais poder de fogo.

        • F-15X não tem relação com os problemas do F-35 nem com S-400.

          Na verdade o F-15 pode criar mais problemas roubando verbas e desorganizando o planejamento dos custos. Por isso a USAF não queria.

          Só ler as matérias.

          • Ahhhh! Esses americanos malvados! Definitivamente não sabem o que é melhor para seu país! Nós brasileiros é que sabemos.

            • Eu estou repetindo a opinião da força aérea deles.

              Se mexer no dinheiro do F-35 pode haver perda de controle nos custos. Como a USAF já disse "F-15 só se derem mais dinheiro".

              Foram eles que disserem, não foi nenhum brasileiro.

              • Ahhhhh! Tá! Tendi agora! Mas ainda acho que querem manter empregos e incentivar outras nações a adquirirem essa poderosa máquina, também, até porquê se os EUA ainda compram, acredito que encorajam outras nações.
                Além de que essa versão, como já mencionado por outros, é um complemento poderoso para o F-35.

                Abraço JPC3

                • Se tirarem dinheiro do F-35 para comprar F-15 podem ter que reduzir as encomendas fazendo com que os custos do F-35 aumentem, aí vai ser mais um problema. Com custos maiores podem inventar outra coisa depois e começar uma bola de neve. Além do F15X não ser um caça furtivo como eles querem.

                  Se tiverem que comprar 100 ou 200 F-35 a menos para pagar 200 F-15 seria um desastre para o programa e para a Força aérea.

                  Por isso a USAF não gosta da ideia.

                  Um abraço.

  4. Gente… parem de viajar. O DoD dos EUA tem uma decisão estratégica para substituir caças de 4a geração pelos de 5a (i.e. F-35). A proporção hoje é ~20% e a intenção é equalizar a frota com 50/50. Pontualmente alguma das forças vai adquirir variantes de F-15, F-16, Hornets, etc. Mas tem que olhar o big picture!!!

  5. Me relembrem pois me deu um branco, a USAF está modernizando os F15/F16, mas no caso do F15 ela por hora não disse que tem intenção de comprar essa nova variante "EX"?

  6. Por 125 milhões???? Não vejo tanta vantagem assim em comprar esse avião, vejo aí um lobi enorme por parte do congresso e da boeing, ainda mais agora com essa treta do 737, precisam de caixa e a vaca gorda do orçamento vai ter de dar o leite..

  7. Opção cara essa do F-15X que brilha radar. Comparar ele com f-35 é errado que esse caça-bombardeiro e não interceptador com esse no serviço sujo e o F-35 será supressão tática. a frota atual de F-15 envelheceu e um caça F-22 é muito caro para defesa aérea.

Comments are closed.