Um Sukhoi Su-30 da Força Aérea Venezuelana participa das celebrações do bicentenário da Independência da Venezuela, em Caracas. (Foto: Juan Barreto / AFP)

Diversos caças da Força Aérea da Venezuela (Aviação Militar Bolivariana) participaram no dia 19, segunda-feira, sobre a Avenida Los Próceres, Caracas, do desfile da Independência e Revolução, comemorando com diversas manobras aéreas o bicentenário da independência da Venezuela, que ocorreu no dia 19 de abirl de 1810. Na sequência pode-se ver um vídeo da parada militar.

Caça Sukhoi Su-30MK2. (Foto: Rosalía Barreto / ABN)
Nas passagens os caças Su-30MK2 lançavam cargas de flare, o que deixava a apresentação bem mais empolgante. (Foto: AFP)
Durante a apresentação, quatro caças Su-30MK2 efetuaram diversas passagens sobre o desfile militar em Caracas. (Foto: Rosalía Barreto / ABN)
Os caças Su-30MK2 são as aeronaves mais modernas da Força Aérea Venezuelana. (Foto: Jorge Silva / Reuters)
Os caças Su-30MK2 da Força Aérea da Venezuela fazem parte do Grupo Aéreo 13, da Base Aérea El Libertador. (Foto: AFP)

Com as notas da conhecida peça de folclore venezuelana Pajarillo como fundo, as turbinas dos caças F-16 e dos Sukhoi Su-30MK2 fizeram tremer o solo, além de outros componentes da Aviação Militar Bolivariana.

Um caça F-16 da Força Aérea Venezuelana participa da celebração do Bicentenário da Independência da Venezuela, em Caracas, no dia 19 de abril. (Foto: Juan Barreto / AFP)
Os caças F-16 foram adquiridos em 1983 pela Venezuela. (Foto: AFP)
Os caças F-16 fazem parte do Grupo Aéreo 16, da Base Aérea de El Libertador. (Foto: Rosalía Barreto / ABN)
No final das passagens os pilotos puxavam grande cargas de Força "G", criando vórtices sobre as asas dos caças Falcon. (Foto: Rosalía Barreto / ABN)

Nessa cerimônia militar o público que assistia de casa pela televisão pode observar tomadas de dentro dos caças, em pleno voo, pois os pilotos dos caças estavam com câmeras a bordo transmitindo ao vivo as passagens.

Os caças F-16 Fighting Falcon, de fabricação norte-americana, são utilizados pela Força Aérea da Venezuela desde 1983, enquanto que os caças Sukhoi Su-30MK2 foram adquiridos mais recentemente. Ambos são caças bombardeiros capazes de operar em quaisquer condições meteorológicas e estão equipados com radares modernos.

Um caça VF-5B (CF-5B) Freedom Fighter, do Grupo Aéreo 12, também participou das comemorações do Bicentenário da Independência da Venezuela no dia 19 de abril. (Foto: ABN)
As novas aeronaves de treinamento de combate Hongdu K-8 também fizeram passagens sobre a capital Caracas. (Foto: ABN)

Ainda se apresentaram caças VF-5 Freedom Fighter e os novos treinadores militares K-8 Karakorum, que foram recebidos no início desse ano, e que foram adquiridos da China.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Perfeitas as imagens!

    Os Su-30 são lindos… e é interessante ver que os F-16 continuam voando mesmo com todos os embargos americanos e falta de peças de reposição.

    Os pilotos usaram e abusaram das capacidades das aeronaves… puxando grandes cargas G e lançando flares… isso deixa tudo muito mais emocionante.

    Aqui no Brasil, infelizmente, nas apresentções que fui, os pilotos contentavam-se em fazer simples passagens sobre a pista…

    Nem uma carga G mais forte.. nem um flare lançado… nem uma metralhadora disparada sobre "alvos" em solo…

    Não sei se isso é uma política da FAB, mas seria muito bom ver nossos vetores fazendo apresentações a todo vapor!

    Abraço

  2. A Venezuela com caças Sukhoi e o Brasil comprando lixo francês, é piada…

  3. Já que o ditador Hugo Chávez é "cumpanhero" do Lula, os Sukhoi poderiam participar de um show aqui no Brasil.

Comments are closed.