O primeiro protótipo do RF-4E modernizado da Força Aérea da Turquia.

Para dar uma sobrevida a seus RF-4E remanescentes do primeiro lote de 1973, a Força Aérea da Turquia recebeu 32 aeronaves RF-4E retiradas de operação da Força Aérea da Alemanha, que estavam em total condição de voo. A Força Aérea da Turquia então está efetuando uma planejada modernização em parte de sua frota de RF-4E com uma melhoria estrutural e através da instalação de aviônicos modernizados.

O primeiro protótipo do RF-4E modernizado da Turquia no dia da apresentação oficial.

A Força Aérea da Turquia recebeu cerca de 197 caças F-4E e 40 modelos de reconhecimento RF-4E em oito lotes entre 1973 e 1994, incluindo 40 aeronaves as quais foram entregues como um retorno de favor pelo apoio da Turquia nas missões das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo de 1991.

Os RF-4E recém modernizados apresentam um novo padrão de camuflagem que pode ser visto aqui nessa imagem.

Cerca de 18 aeronaves RF-4E estão passando pelo processo de modernização através do programa chamado “Is?k” (Leve). Duas empresas locais estão trabalhando na modernização: Aselsan e MIKES. Esse programa inclui a instalação de modernos rádios, sistemas de navegação GPS/INS, novo sistema de controle de voo, nova suíte de guerra eletrônica e (RWR + sistema chaff/flare) e melhorias estruturais. Esses 18 caças de reconhecimento RF-4E poderão carregar os pods de fabricação israelense 5 LOROP e 2 SAR, estes previstos para serem entregues em 2011, e que aumentarão a capacidade de reconhecimento da Força Aérea da Turquia. Além disso os RF-4E da Turquia podem usar os pods de longo alcance KS-146 LOROP, e outras conhecidas câmeras.

As imagens são das duas aeronaves protótipos já entregues. As outras 16 estão no processo de modernização. O programa de modernização vai extender a vida operacional dessas aeronaves por mais 10-12 anos.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS