Os cinco caças F-16 da Força Aérea do Chile foram os primeiros do tipo a chegar em Natal no começo da tarde desse domingo. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)

Onze caças F-16 Fighting Falcon já estão no pátio de aeronaves da Base Aérea de Natal prontos para participarem da CRUZEX V. As aeronaves chegaram hoje (7/11) e permanecerão no Brasil até o próximo dia 20. A novidade é que dessa vez esses caças são da Força Aérea dos Estados Unidos, estreante no exercício, e do Chile, que pela primeira vez traz para o Brasil os seus novos caças, entregues em 2006.

Os três caças F-16C e dois F-16D da Força Aérea do Chile (FACh), juntamente com uma aeronave KC-135, chegaram no começo da tarde desse domingo para participar da Cruzex V em Natal. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)
O Chile recentemente recebeu mais um lote de aeronaves F-16 usadas da Holanda. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)

Eles apareceram no céu de Natal às 14h30, em uma formação composta por 3 F-16C, 2 F-16D e uma aeronave de reabastecimento em voo KC-135. Os aviões fizeram ainda uma passagem sobre a pista antes de seguirem para o pouso. Uma hora depois, foi a vez dos seis F-16C da United States Air Force (USAF) se aproximarem em pares para o primeiro exercício da USAF no Brasil depois da Tigre III, realizada em 1997.

Perto das 16 horas, chegaram os seis caças F-16 da Guarda Aérea Nacional dos EUA, vindo da Base Aérea de Buckley, no Colorado. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)
Os caças F-16 dos EUA partiram nessa madrugada do domingo, e foram acompanhadas por uma aeronave KC-135 da Base Aérea de Bakersdale. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)

Operado por 26 países em todos os continentes e capaz de atingir mais de duas vezes a velocidade do som, o F-16 é um caça conhecido pelas participações em filmes como A Jóia do Nilo, Águia de Aço e Transformers. Aviões do tipo também participaram de várias ações reais desde a década de 80, como o Conflito dos Balcãs e a Guerra do Golfo, quando foram operados por forças de coalizão.

Fonte: Tenente Humberto Leite / Agência Força Aérea

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bonito o F-16! Quero ver aqui uma foto deles do lado dos caças da FAB!

  2. F16 devia estar no short-list da FAB.

    E não a porcaria do Gripen sem futuro.

  3. O F-16 deveria estar no lugar da JACA francesa na short-list do FX2… Pena a LM não ter oferecido sua ToT.

  4. A BANANA sueca NewGambiarra não oferece transferência de naaaaaada….repleta de componentes de outros países….sem permissão pra transferir….kkkkkkkk…..

    TCHAU gripenado colcha de retalhos……e que seja enterrado de veeeez !!!

Comments are closed.