Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (41)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O Sukhoi Su-30SM (Flanker C) é um caça multifunção de 4ª geração desenvolvido estritamente com base nos requisitos do Ministério da Defesa da Federação Russa, e é considerado como sendo uma evolução da família de aeronaves Su-30MKI.

O primeiro exemplar dessa variante realizou seu voou inaugural em 21 de setembro de 2012. Pouco mais de um ano depois, em novembro de 2013, o 120º Regimento Misto de Aviação da Divisão Aérea do Comando do Distrito Militar do Leste da VKS (Forças Aeroespaciais) foi a primeira unidade nas Forças Armadas da Federação Russa a receber a aeronave. Antes, o regimento era equipado com caças MiG-29C.

Su-30SM – VKS, Foto - Artyom Anikeev
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Artyom Anikeev

Em dezembro de 2014 era vez da AVMF (Aviação Naval), com o 43º Regimento de Aviação Naval da Frota do Mar Negro da Marinha Russa (VMF), baseado no Complexo Aeronaval de Saki, na Crimeia, tendo recebido as primeiras unidades do caça.

Sukhoi Su-30SM - AVMF, by Marina Lystseva
Sukhoi Su-30SM – AVMF / Foto: Marina Lystseva

O Su-30SM é produzido na Fábrica de Aviões em Irkutsk, parte da Irkut Corporation, e pertencente à gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC). Com a campanha militar russa na Síria, a aeronave tem se tornado um tanto popular entre os entusiastas de aviação e mesmo entre os especialistas militares.

Abaixo, a linha de montagem da aeronave (clique nas imagens para ampliá-las):

Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (2)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (3)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (4)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (5)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (6)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (7)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (8)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (9)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (10)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (11)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (12)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (13)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok

Na montagem do Su-30SM, cerca de 70 km de fios e cabos são utilizados por aeronave.

Su-30SM – VKS, Foto - Alexey Korshunov (1)
Sukhoi Su-30SM / Foto: Alexey Korshunov
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (14)
Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (16)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (25)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (18)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (19)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (37)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O Sukhoi Su-30SM pode empregar até 8 toneladas de armamentos, em 12 pontos fixos, sendo 2 nas pontas das asas, 6 subalares (3 abaixo de cada asa), 2 abaixo das naceles dos motores, e 2 (em tandem) entre os motores.

Características gerais da aeronave

Tripulação: 2

Dimensões

  • Comprimento: 21.9 m
  • Envergadura: 14.7 m
  • Área alar: 62.0 m²
  • Altura: 6.36 m

Pesos

  • Vazio: 18.800 kg
  • Carregado: 26.090 kg
  • Máximo de Decolagem: 34.000 kg
  • Combustível: 9.300 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: Mach 2.0
  • Alcance de translado: 3.000 km
  • Alcance de translado (c/1 reabastecimento em voo): 5.200 km
  • Raio de ação: 1.280 km (sem REVO)
  • Teto de serviço: 17.300 m

Motores: 2 × turbofan AL-31FP

Armamento

  • 1 × Canhão GSh-30-1 de 30 mm e 150 disparos

Mísseis Ar-Ar:

  • 6 × R-27ER1 (AA-10C)
  • 2 × R-27ET1 (AA-10D)
  • 6 × R-73E (AA-11)
  • 6 × R-77 RVV-AE (AA-12) [BVR]

Ar-Superfície:

  • 6 × Kh-31P/Kh-31A anti-radar / anti-navio
  • 6 × Kh-29T/L guiado a laser
  • 2 × Kh-59ME

Bombas:

  • 6 × KAB 500KR / KAB 500L
  • 3 × KAB-1500KR / KAB-1500L
  • 8 × FAB-500T
  • 28 × OFAB-250-270
  • A aeronave também está capacitada a empregar armamento nuclear

Obs: O caça também pode ser equipado com pods de contramedidas eletrônicas – ECM (sistema Hibina-U) nas pontas das asas.

Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Vladimir Kondrashov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Vladimir Kondrashov
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (30)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (32)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (21)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (22)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (40)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (2)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (6)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (2)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (3)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (5)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS e Tupolev Tu-142 - AVMF, Foto - Rustam Bogaudinov (4)
Sukhoi Su-30SM – VKS e Tupolev Tu-142 – AVMF / Foto: Rustam Bogaudinov

O Su-30SM é equipado com o radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars R”. A despeito de muita especulação existente na internet com relação às características de desempenho do equipamento, não existem informações concretas a respeito assunto, que permanece sendo um dos segredos mais bem guardados no que tange à nova geração de radares russos.

A única análise segura a respeito do assunto é a afirmação de que as características de desempenho do radar que equipa o Su-30SM são superiores às do radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars”, que equipa os caças Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, desenvolvidos para as Forças Aéreas da Índia, Argélia e Malásia, respectivamente.

Tikhomirov NIIP N011 Bars
O radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars” equipa os caças Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, desenvolvidos para as Forças Aéreas da Índia, Argélia e Malásia, respectivamente / Foto: V.V. Tikhomirov Scientific Research Institute of Instrument Design

O radar Tikhomirov NIIP N011 “Bars” possui os seguintes alcances de detecção:

  • Alvos aéreos: 140 km
  • Alvos de superfície: 60 – 80 km
  • Alvos maiores:
    • Ponte ferroviária: 120 km
    • Destróier: 150 km
    • Porta-aviões: 250 km

O radar Tikhomirov NIIP N011 “Bars”, empregado nos caças  Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, pode rastrear 15 objetos e engajar 4 alvos simultaneamente.

Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (26)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (17)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O valor unitário de cada caça Su-30SM para as Forças Armadas da Federação Russa é em torno de US$ 28 milhões. Para exportação, cada aeronave custa entre US$ 50 e 60 milhões, dependendo da configuração.

Ao todo, até o momento foram encomendadas 72 unidades do caça, sendo 60 destinados à VKS e 12 à AVMF. Em números atualizados, deste total, a VKS já recebeu 39 aeronaves e a AVMF 8. As entregas estão previstas para serem concluídas até o final de 2016.

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FONTE: Ministério da Defesa da Federação Russa, Sukhoi, com informações de Rustam Bogaudinov, direto de Moscou

EDIÇÃO: Cavok

Registramos aqui o nosso agradecimento especial a Gelio Vostok, Rustam BogaudinovMarina Lystseva, Artyom Anikeev, Alexey Korshunov e Vladimir Kondrashov pelas maravilhosas imagens do Su-30SM.

Ogromnoe spasibo

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100 COMENTÁRIOS

  1. Tem Pessoa dedicadas que a função deles é espalhar ideologias malucas na web sobre a Rússia. Sempre falando mal do povo Russo, das suas tecnologias e armas. Isso é uma doença incurável. A verdade sempre vence!

    • Oi Resende,

      Fique tranquilo, meu amigo. Já está no forno…

      Apesar do Su-35S ser um caça mais avançado que o Su-30SM, sua linha de montagem é mais modesta. Na verdade, o Su-30SM é produzido na Fábrica de Aviões em Irkutsk, ao passo que o Su-35S é produzido na KnAAPO (Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association), apesar de ambas serem parte da gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC), a unidade de montagem do Su-30SM é mais moderna. Não quer dizer, entretanto, que a KnAAPO seja menos capaz, haja vista estamos falando de uma das duas principais unidades de produção da Sukhoi na Rússia, e que será encarregada de produzir em série o PAK-FA.

      Sds!

      • Mas em relação a valores LaMarca? Qual o custo de exportação do Su-35S e Su-30SM? Teoricamente qual seria mais barato de manter?

        • O custo de manutenção, Ufric, é muito parecido, mas o Su-35S é uma aeronave mais moderna. Seu recheio é simplesmente TOP. Quando ao custo de aquisição, o valor do Su-35S fica na faixa de US$ 80 milhões.

          Precisamos lembrar entretanto que o Su-30SM é um caça multifunção, e o Su-35S, apesar de também ser multifunção, é um vetor de superioridade aérea. Para o Brasil, penso que o Su-30SM teria sido um negócio muito melhor que o Su-35S.

          • Brigadão, LaMarca!

            Também acredito que o Su-30SM seria uma boa para o Brasil…

            🙂

            • O Su-30SM é justamente a aeronave militar russa mais ocidentalizada. Nosso “Su-30MKB” poderia ser perfeitamente customizado às necessidades da FAB. E se quisermos ter uma ideia a respeito da flexibilidade russa, basta observarmos os Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, este último, inclusive, sendo uma verdadeira obra de arte.
              http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2

              Exceto pelo radar, que no Su-30SM é melhor, o Su-30MKM é o melhor Flanker com canards em operação em todo o mundo. A Malásia simplesmente caprichou na configuração do jacto. E já que a FAB gosta de tunnar aviões, estaria com a faca e o queijo nas mãos, e por uma fração do valor pago pelo Gripen.

              Aliás, se o país fosse minimamente sério, uma aeronave que nem protótipo tem jamais poderia ter sido selecionada entre os finalistas. A FAB comprou uma promessa.

              Como o país opera F-Lixo e acha o máximo, o NG é um caça sensacional. O problema é o preço que estamos pagando por isso.

                • JPC3,

                  Na faixa de US$ 10.000 – 12.000, custos MRO (maintenance, repair and operations).

                • Bá muito barato.

                  Mas será que é na Rússia por causa do rublo ou seria em outros países também?
                  Se fosse no Brasil por exemplo?

                  Valeu.

                • JPC3 e Ufric,

                  Na Rússia esse custo é ainda menor, na faixa de US$ 7.500 – 8.500…

                  Esses, pelo menos, são os números divulgados. Fica difícil imaginar quanto custaria no Brasil.

                • Olha, realmente impressionante, LaMarca… Sensacional…

                  Obrigado por compartilhar a informação!
                  🙂

  2. Que máquina maravilhosa. E como é grande. Os russos estão se superando com esse material de divulgação, na minha época não era assim não! Cavok sempre trazendo lindas imagens, para nós aficionados.
    Abraços

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