Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (41)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O Sukhoi Su-30SM (Flanker C) é um caça multifunção de 4ª geração desenvolvido estritamente com base nos requisitos do Ministério da Defesa da Federação Russa, e é considerado como sendo uma evolução da família de aeronaves Su-30MKI.

O primeiro exemplar dessa variante realizou seu voou inaugural em 21 de setembro de 2012. Pouco mais de um ano depois, em novembro de 2013, o 120º Regimento Misto de Aviação da Divisão Aérea do Comando do Distrito Militar do Leste da VKS (Forças Aeroespaciais) foi a primeira unidade nas Forças Armadas da Federação Russa a receber a aeronave. Antes, o regimento era equipado com caças MiG-29C.

Su-30SM – VKS, Foto - Artyom Anikeev
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Artyom Anikeev

Em dezembro de 2014 era vez da AVMF (Aviação Naval), com o 43º Regimento de Aviação Naval da Frota do Mar Negro da Marinha Russa (VMF), baseado no Complexo Aeronaval de Saki, na Crimeia, tendo recebido as primeiras unidades do caça.

Sukhoi Su-30SM - AVMF, by Marina Lystseva
Sukhoi Su-30SM – AVMF / Foto: Marina Lystseva

O Su-30SM é produzido na Fábrica de Aviões em Irkutsk, parte da Irkut Corporation, e pertencente à gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC). Com a campanha militar russa na Síria, a aeronave tem se tornado um tanto popular entre os entusiastas de aviação e mesmo entre os especialistas militares.

Abaixo, a linha de montagem da aeronave (clique nas imagens para ampliá-las):

Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (2)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (3)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (4)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (5)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (6)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (7)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (8)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (9)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (10)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (11)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (12)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (13)
Linha de montagem do Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok

Na montagem do Su-30SM, cerca de 70 km de fios e cabos são utilizados por aeronave.

Su-30SM – VKS, Foto - Alexey Korshunov (1)
Sukhoi Su-30SM / Foto: Alexey Korshunov
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (14)
Sukhoi Su-30SM / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (16)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (25)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (18)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (19)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (37)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O Sukhoi Su-30SM pode empregar até 8 toneladas de armamentos, em 12 pontos fixos, sendo 2 nas pontas das asas, 6 subalares (3 abaixo de cada asa), 2 abaixo das naceles dos motores, e 2 (em tandem) entre os motores.

Características gerais da aeronave

Tripulação: 2

Dimensões

  • Comprimento: 21.9 m
  • Envergadura: 14.7 m
  • Área alar: 62.0 m²
  • Altura: 6.36 m

Pesos

  • Vazio: 18.800 kg
  • Carregado: 26.090 kg
  • Máximo de Decolagem: 34.000 kg
  • Combustível: 9.300 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: Mach 2.0
  • Alcance de translado: 3.000 km
  • Alcance de translado (c/1 reabastecimento em voo): 5.200 km
  • Raio de ação: 1.280 km (sem REVO)
  • Teto de serviço: 17.300 m

Motores: 2 × turbofan AL-31FP

Armamento

  • 1 × Canhão GSh-30-1 de 30 mm e 150 disparos

Mísseis Ar-Ar:

  • 6 × R-27ER1 (AA-10C)
  • 2 × R-27ET1 (AA-10D)
  • 6 × R-73E (AA-11)
  • 6 × R-77 RVV-AE (AA-12) [BVR]

Ar-Superfície:

  • 6 × Kh-31P/Kh-31A anti-radar / anti-navio
  • 6 × Kh-29T/L guiado a laser
  • 2 × Kh-59ME

Bombas:

  • 6 × KAB 500KR / KAB 500L
  • 3 × KAB-1500KR / KAB-1500L
  • 8 × FAB-500T
  • 28 × OFAB-250-270
  • A aeronave também está capacitada a empregar armamento nuclear

Obs: O caça também pode ser equipado com pods de contramedidas eletrônicas – ECM (sistema Hibina-U) nas pontas das asas.

Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Vladimir Kondrashov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Vladimir Kondrashov
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (30)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (32)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (21)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (22)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (40)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (2)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (6)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (2)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (3)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS, Foto - Rustam Bogaudinov (5)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Rustam Bogaudinov
Sukhoi Su-30SM - VKS e Tupolev Tu-142 - AVMF, Foto - Rustam Bogaudinov (4)
Sukhoi Su-30SM – VKS e Tupolev Tu-142 – AVMF / Foto: Rustam Bogaudinov

O Su-30SM é equipado com o radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars R”. A despeito de muita especulação existente na internet com relação às características de desempenho do equipamento, não existem informações concretas a respeito assunto, que permanece sendo um dos segredos mais bem guardados no que tange à nova geração de radares russos.

A única análise segura a respeito do assunto é a afirmação de que as características de desempenho do radar que equipa o Su-30SM são superiores às do radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars”, que equipa os caças Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, desenvolvidos para as Forças Aéreas da Índia, Argélia e Malásia, respectivamente.

Tikhomirov NIIP N011 Bars
O radar PESA Tikhomirov NIIP N011 “Bars” equipa os caças Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, desenvolvidos para as Forças Aéreas da Índia, Argélia e Malásia, respectivamente / Foto: V.V. Tikhomirov Scientific Research Institute of Instrument Design

O radar Tikhomirov NIIP N011 “Bars” possui os seguintes alcances de detecção:

  • Alvos aéreos: 140 km
  • Alvos de superfície: 60 – 80 km
  • Alvos maiores:
    • Ponte ferroviária: 120 km
    • Destróier: 150 km
    • Porta-aviões: 250 km

O radar Tikhomirov NIIP N011 “Bars”, empregado nos caças  Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, pode rastrear 15 objetos e engajar 4 alvos simultaneamente.

Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (26)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok
Sulhoi Su-30SM, Foto - Gelio Vostok (17)
Sukhoi Su-30SM – VKS / Foto: Gelio Vostok

O valor unitário de cada caça Su-30SM para as Forças Armadas da Federação Russa é em torno de US$ 28 milhões. Para exportação, cada aeronave custa entre US$ 50 e 60 milhões, dependendo da configuração.

Ao todo, até o momento foram encomendadas 72 unidades do caça, sendo 60 destinados à VKS e 12 à AVMF. Em números atualizados, deste total, a VKS já recebeu 39 aeronaves e a AVMF 8. As entregas estão previstas para serem concluídas até o final de 2016.

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FONTE: Ministério da Defesa da Federação Russa, Sukhoi, com informações de Rustam Bogaudinov, direto de Moscou

EDIÇÃO: Cavok

Registramos aqui o nosso agradecimento especial a Gelio Vostok, Rustam BogaudinovMarina Lystseva, Artyom Anikeev, Alexey Korshunov e Vladimir Kondrashov pelas maravilhosas imagens do Su-30SM.

Ogromnoe spasibo

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100 COMENTÁRIOS

  1. Pelos comentários que se lê pela internet, sempre achei que a linha de montagem russa fosse num galpão de madeira velha com pregos enferrujados e num ambiente dos anos 70-80. rsrs

    • e o f-35??? o fracasso da engenharia americana??? ajustes no capacete e no assento ejetável do F-35 podem levar mais de um ano, sera que vai sai do papel???

    • Eu pensava que quem construia os aviões na Russia eram Anões tipo na fabrica do papai noel

  2. Belissima matéria e fotos!

    a variante "SM" do Su-30 é a cereja do bolo da família Su-30
    LaMarca, poderia informar se o Su-27SM tem pontos em comum com o Su-30SM? (radar, etc, etc)

    • Blzeni,

      De certa forma, todos os Flankers tem algo em comum. Mas no sentido que vc perguntou, por conta da terminação SM, não. São aeronaves distintas. Tem Su-25SM também.

      SM significa Stroyevoy Modernizirovannyi (Line Upgrade)

  3. Essa máquina sempre impressiona, não importa a quantidade de vezes que vemos os vídeos, fotos, e ângulos, etc,. E mais, não é toda hora que podemos observar a fabricação, as entranhas dessa fera.
    Parabéns pelo artigo LaMarca.

    • Obrigado, Brasileiro!

      Realmente são imagens impressionantes e dá p gente ter uma ideia da complexidade envolvendo a fabricação desse caça.

      Sds!

    • Poucas aeronaves conseguem ser atraentes de todos os angulos , são elas os flankers e o mirage 3/2000

  4. Antes tínhamos vários projetos de caças sendo desenvolvidos em paralelo (ou quase em paralelo) e o resultado disso é a variedade de aeronaves operadas pela Rússia e pelos EUA, eles são os maiores exemplos disso.
    Porém pelo menos no campo de desenvolvimento "conhecido" hoje temos T-50 e F-35 e nada mais.
    A diversidade vai minguando….

  5. Animal!!! Por isso eu invejo a indústria aeronáutica Russa. Imagina ver o Su-30SM nas cores da FAB?
    🙂

    • Só no lindo mundo da imaginação rsrs. Seria mais belo ainda vermos o Su-34, seria top.

      • Lindo mesmo, Arcavok, seria ver os 2, Su-30SM na FAB e Su-34 da MB. Mais importante ainda (e triste) é saber que com o mesmo dinheiro que estamos gastando com o F-39 Gripen (e a famigerada ToT) nós poderíamos ter algo em torno de 80 caças, combinando os dois modelos (Su-30SM e Su-34).

        • Essas coisas são tristes demais…
          Parece que não temos vontade e pessoas suficientes para fazer a FAB crescer…

          Mas sobre a sua visão de Su-34 e Su-30SM, eu acompanho o sonhador! 😀

          • Se deixar nas mãos dessa corja política (todos os partidos sem exceção) voaremos de ST até os aliens invadirem nosso planeta.

        • LaMarca
          será que a versão SM poderia ser exportada? ou algo seria piorado em relação ao SM Russo?

        • Imagina! 80 caças de altíssimo padrão! Alcance, autonomia e carga! Mas infelizmente, aqui nessas terras, se nada for mudado, pode vir qualquer jacto, de F-35 a X-Wing, que serão operados como F-5!

          E pensar que com a grana da ToT…olha a complexidade dos componentes do su-30SM! E o brazil achando que vai receber todo esse conhecimento no amor…

          • Pois é amigo… O Brasil só perde oportunidade uma atrás da outra…
            :-/

          • Prevejo Venezuela de Su-35, Chile de F-35 ou F-18, Peru de MIG-35, e Brasil de Gripem NG….alguém quer um lenço?

        • Esse ToT…até agora não me conformo com o valor. Sempre esses joguinhos políticos em prol do próprio poder prejudicando nosso país, poderíamos ter tido o que há de melhor, mas infelizmente ficaremos com o gripem, e sim, reforço que essa foi de longe a pior escolha entre os finalistas do FX-2, agora só nos resta torcer pra que não seja tão aquém quanto imaginamos.

  6. Esse avião é simplesmente na minha opinião o Design mais bonito já feito na aviação de caça ! logo depois vem o Eagle,Fulcrum,Phantom,podem me bater mas o Tomcat não entra nem no meu top 10 !

    a única coisa que eu mudaria séria as camuflagens nunca gostei das camuflagens russas,acho elas estranhas,têm uma foto de SU-35 todo negro com as estrelas e o número do avião,pra mim todos teriam que ser assim ficam lindos !

    O que me encuca até hoje é o motivo desse motor "exposto" por que não "fecham" como é no Su-34 Fullback ?

    saudações.

  7. Na minha opinião, os Flankers são os caças mais bonitos já invetados, sem mais, não tem concorrente a altura da 4° para trás. Uma coisa interessante é, veja quantidade de munição que os Russos carregam, 150 projéteis, e isso é desde a Segunda Guerra Mundial, existe o porque os Soviéticos/Russos carregarem pouca munição para canhões?

    • A distância efetiva do canhão exige pouca munição para causar danos sérios. dez impactos deste canhão e tu derruba um B-747.

  8. Muito bacana as informações e as imagens show de bola, alguns (uns 24 no mínimo) deste belo vetor na Fab cairia bem demais.

  9. Confesso que não entendo e somente um infográfico bem explicativo pra entender a diferença entre as versões dos Su, outro dia vi um Su27 (acho que SM) que era melhor que muito Su30 ahah.

    Alguém sabe se a manutenção dos AL-31e caro e complicado?

    • O AL31 pelo menos é mais eficiente e consome menos combustível por causa do FADEC digital dele. E ele tem overhaul mais longo, 900 horas e média… ainda sim, curtinho em comparação aos caças dos EEUU…

    • Ahá! Agora tu tocou num ponto nevrálgico! As pessoas comentam a Rússia sem se darem conta que essa Rússia não é mais a União Soviética! Emitem opinião sobre a Rússia e seus equipamentos com a visão da URSS! O Muro de Berlim já caiu!!!

        • A maioria dos russos ODEIA os comunistas, mas tem orgulho dos feitos soviéticos. Vão ter de pagar muito psicólogo ainda…

    • esse maquinario tá com cara de ser 1950.. 60 hahahaha

      uma coisa é certa os comuna fazia mto com pouco… por causa dessas e outras digo q a eng da urss era foda!

  10. O velhinho parcialmente cabeça-branca, carequinha e meio cansado entre os motores do bicho (instalando dispersores ativos de ECM) entende muito mais de aeronáutica do que um monte de dementes pedantes que emporcalham as vistas de quem lê o Força do Firmamento… Tem cara lá que nunca passou de uma marquise de aeroporto e dizia que as linhas de montagem russas eram empoeiradas, à manivela, escuras, fedorentas… Eu sempre vi o contrário em vários folderes da Sukhoi, ainda durante o F-X 1… Tenho fotos de um técnico da Boeing, montando um F-15 ainda na linha do Texas, que está sobre uma escada pura ferrugem. Será que ele já morreu de tétano, década após o registro? Não. Assim como nenhum russo está em perigo, em relação à Saúde e Segurança do Trabalho. Huahahahahahahaaaa…

    • Cansado nada, sei bem o que significa aquela expressão: Salário.
      Salário de mecânico de aeronaves é de chorar. A responsabilidade desses nobres trabalhadores não acompanha o contra-cheque.

  11. Grande matéria.

    Parabéns LaMarca. Excelente, como sempre.

    Bacanas as fotos do Cockpit. Não creio ter visto melhores.

    Saudações.

  12. Demais! As fotos do Rustam do interior do avião, tem uma portinhola escrito ????????, que significa comida pronta para os pilotos, traduzindo literalmente, marmita, mas com comida seca! Kkkkkk

  13. Sr. LaMarca,

    Que post ! E como vc fez tanta amizade com Russos (Me refiro aos citados na nota do editor)?

  14. Lindo demais, assistindo o primeiro vídeo deu uma sensação de nostalgia como se essa aeronave fosse parte dos céus planando sem a minima dificuldade, me lembrei desses dias de um carcará que vi no campo planando nos céus sem precisar dar um bater de asas.

    • Quando eu morava na roça eu lembro de ter visto isso , é muito foda

  15. Caríssimos LaMarca, Giordani e demais amigos,

    É sempre bom estar "em casa" (CAVOK). Na rua, não importa se num botequim ou num suposto restaurante de alto padrão, a gente NUNCA saberá se se alimenta de coisas sérias — ou enganosas, feitas por um Zé Perdigoto que discursa em cima da comida enquanto a prepara, se o cara comprou os ingredientes num lixão ou se um primo do Mickey lambeu algum molho antes desse ser servido.

    No CAVOK, ninguém morre de inanição quanto a informações e opiniões relevantes e até companhia é boa…

  16. Tem Pessoa dedicadas que a função deles é espalhar ideologias malucas na web sobre a Rússia. Sempre falando mal do povo Russo, das suas tecnologias e armas. Isso é uma doença incurável. A verdade sempre vence!

    • Oi Resende,

      Fique tranquilo, meu amigo. Já está no forno…

      Apesar do Su-35S ser um caça mais avançado que o Su-30SM, sua linha de montagem é mais modesta. Na verdade, o Su-30SM é produzido na Fábrica de Aviões em Irkutsk, ao passo que o Su-35S é produzido na KnAAPO (Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association), apesar de ambas serem parte da gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC), a unidade de montagem do Su-30SM é mais moderna. Não quer dizer, entretanto, que a KnAAPO seja menos capaz, haja vista estamos falando de uma das duas principais unidades de produção da Sukhoi na Rússia, e que será encarregada de produzir em série o PAK-FA.

      Sds!

      • Mas em relação a valores LaMarca? Qual o custo de exportação do Su-35S e Su-30SM? Teoricamente qual seria mais barato de manter?

        • O custo de manutenção, Ufric, é muito parecido, mas o Su-35S é uma aeronave mais moderna. Seu recheio é simplesmente TOP. Quando ao custo de aquisição, o valor do Su-35S fica na faixa de US$ 80 milhões.

          Precisamos lembrar entretanto que o Su-30SM é um caça multifunção, e o Su-35S, apesar de também ser multifunção, é um vetor de superioridade aérea. Para o Brasil, penso que o Su-30SM teria sido um negócio muito melhor que o Su-35S.

          • Brigadão, LaMarca!

            Também acredito que o Su-30SM seria uma boa para o Brasil…

            🙂

            • O Su-30SM é justamente a aeronave militar russa mais ocidentalizada. Nosso “Su-30MKB” poderia ser perfeitamente customizado às necessidades da FAB. E se quisermos ter uma ideia a respeito da flexibilidade russa, basta observarmos os Su-30MKI, Su-30MKA e Su-30MKM, este último, inclusive, sendo uma verdadeira obra de arte.
              http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2

              Exceto pelo radar, que no Su-30SM é melhor, o Su-30MKM é o melhor Flanker com canards em operação em todo o mundo. A Malásia simplesmente caprichou na configuração do jacto. E já que a FAB gosta de tunnar aviões, estaria com a faca e o queijo nas mãos, e por uma fração do valor pago pelo Gripen.

              Aliás, se o país fosse minimamente sério, uma aeronave que nem protótipo tem jamais poderia ter sido selecionada entre os finalistas. A FAB comprou uma promessa.

              Como o país opera F-Lixo e acha o máximo, o NG é um caça sensacional. O problema é o preço que estamos pagando por isso.

                • JPC3,

                  Na faixa de US$ 10.000 – 12.000, custos MRO (maintenance, repair and operations).

                • Bá muito barato.

                  Mas será que é na Rússia por causa do rublo ou seria em outros países também?
                  Se fosse no Brasil por exemplo?

                  Valeu.

                • JPC3 e Ufric,

                  Na Rússia esse custo é ainda menor, na faixa de US$ 7.500 – 8.500…

                  Esses, pelo menos, são os números divulgados. Fica difícil imaginar quanto custaria no Brasil.

                • Olha, realmente impressionante, LaMarca… Sensacional…

                  Obrigado por compartilhar a informação!
                  🙂

  17. Que máquina maravilhosa. E como é grande. Os russos estão se superando com esse material de divulgação, na minha época não era assim não! Cavok sempre trazendo lindas imagens, para nós aficionados.
    Abraços

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