O novo Dassault Falcon 6X.

A Dassault Aviation divulgou hoje o Falcon 6X, o bimotor a jato mais espaçoso, avançado e versátil da aviação executiva. Esta nova aeronave com alcance de 5.500 milhas náuticas fará seu primeiro voo no início de 2021 e começará as entregas em 2022.

Os motores PurePower PW800 da Pratt & Whitney Canada foram selecionados para alimentar o Falcon 6X que oferece a maior cabine, mais silenciosa e confortável de qualquer aeronave em sua classe e mais volume de cabine do que qualquer outro Falcon já projetado. Ele vem equipado com tecnologias de controle de voo e tecnologia de cabine digital mais avançada da indústria, com base na herança de outros modelos recentes da linha Falcon e programas de jatos combate.

O Falcon 6X baseia-se principalmente na aerodinâmica do Falcon 5X e nas características do sistema que foram validadas durante o programa de teste de voo preliminar do 5X. Foi otimizado para aproveitar o novo motor, oferecendo uma maior variedade e uma cabine mais alongada.

“Queríamos continuar a empurrar os limites com esta nova aeronave, para proporcionar a melhor experiência de voo possível usando o know-how da aviação atual”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “O Falcon 6X oferecerá uma mistura de alcance, conforto e capacidade, que nenhum outro jato de negócios de cabine grande pode combinar, garantindo sistemas totalmente maduros e um motor comprovado”.

A cabine do Falcon 6X tem 1,98 m de altura e 2,58 m de largura – a seção transversal mais alta e mais ampla em um jato de negócios construído propositadamente – e tem quase 12,3 m de comprimento. A cabine pode acomodar 16 passageiros em três salas de estar distintas, proporcionando espaço para múltiplas configurações, incluindo uma grande área de acesso de entrada / tripulação e um salão mais espaçoso na seção traseira.

Todos os elementos de estilo e design de cabine foram totalmente repensados, resultado de uma extensa pesquisa de gostos de clientes e insumos do próprio Design Studio da Dassault Aviation. Fluir linhas ininterruptas aumentam a sensação de espaço na cabine.

Significativamente uma maior quantidade de luz natural inunda a cabine graças a 29 janelas extra-grandes, incluindo uma clarabóia exclusiva na cozinha – a primeira na aviação executiva – projetada para fornecer brilho adicional em uma área geralmente desprovida de luz natural.

“A indústria vem se movendo em direção a interiores cada vez maiores, e os clientes nos disseram o que eles mais queriam em nossos novos Falcons era mais espaço”, continuou Trappier. “Então, nós projetamos o Falcon 6X a partir da cabine, tornando-a como o pedido central do passageiro enquanto pudemos ainda entregar um alto desempenho e outras qualidades de voo que os clientes valorizam nos Falcons”.

O Falcon 6X tem uma velocidade máxima de Mach 0,90 e um alcance máximo de 5.500 milhas náuticas (10.186 km), mais do que qualquer outro jato em sua categoria. Pode voar diretamente de Los Angeles para Genebra, Pequim para São Francisco ou Moscou para Cingapura a uma velocidade de cruzeiro de longo alcance. Também pode conectar New York a Moscou, Paris a Pequim ou Los Angeles a Londres em velocidade de cruzeiro de Mach 0,85.

O motor PurePower PW812D da Pratt & Whitney Canada com potência avaliado em 13.000-14.000 lbs foi selecionado para alimentar o Falcon 6X. Os motores PurePower PW800 apresentam a tecnologia de núcleo comum do Pratt & Whitney Geared Turbofan, que é compartilhado por 16 aplicações de motores diferentes e acumulou mais de 585.000 horas de voo.

Equipados com um fan de peça única de baixa manutenção, os motores PurePower PW800 oferecem a mais alta eficiência, confiabilidade e manutenção na classe de 10.000 a 20.000 libras e acumularam mais de 20.000 horas de teste até o momento.

O Falcon 6X está equipado com uma asa ultra eficiente que minimiza o impacto da turbulência e um sistema de controle de voo digital de próxima geração que controla todas as superfícies em movimento, incluindo uma nova superfície de controle chamada flaperon. O 6X é o primeiro jato executivo a usar um flaperon, o que melhora consideravelmente o controle durante a aproximação, especialmente em descidas íngremes.

A aeronave também vem com os principais sistemas de supressão de ruído do setor, com base na experiência com o novo Falcon 8X – o benchmark atual no conforto do ruído – e um novo cockpit e a terceiro geração EASy III num convés de voo totalmente digital.

Será entregue com um pacote completo de equipamentos, incluindo o sistema de voo eletrônico FalconSphere II da Dassault e o revolucionário sistema de visão combinada FalconEye – o primeiro head up display para combinar recursos de visão aprimorados e sintéticos.

Todos os sistemas Falcon 6X e equipamentos críticos serão amplamente validados no solo através de novas campanhas de resistência destinadas a aumentar a confiabilidade e assegurar que a aeronave esteja totalmente madura a partir do primeiro dia de entrega.

“Ainda existe hoje uma forte necessidade de mercado para uma nova aeronave de longo alcance com uma cabine muito grande. O Falcon 6X será o melhor valor para o investimento dos clientes no segmento de 5.000 nm, uma classe própria”, concluiu Trappier.

2 COMENTÁRIOS

  1. Belíssimo avião! Quanto custará, em média, um destes? Alguém teria uma base?

    • Uma rápida pesquisa mostra que sairá por volta de 47 milhões de Trumps!

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