Esquadrilha da Fumaça é destaque em feira de aviação militar na Colômbia. (Foto: Ten. Cocate / EDA)

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 16 de julho, da F-Air Colômbia 2017, representada pela Esquadrilha da Fumaça, que faz três demonstrações no local do evento, o Aeroporto José María Córdoba, localizado na cidade de Rionegro. A expectativa é que 55 mil visitantes passem pelos estandes e assistam às apresentações aéreas que contam com aeronaves militares inclusive da USAF.

“Felicitaciones”. Foi a palavra mais ouvida pela equipe da Esquadrilha da Fumaça na manhã da quinta-feira, dia 13 de julho, com os colombianos parabenizando o grupo pelas belíssimas acrobacias. O dia histórico marca a primeira participação da Fumaça na 8ª Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR Colômbia 2017) com um treinamento aberto para o público e com a locução do piloto, Capitão Felipe Barra, narrando as manobras.

Uma plateia formada por colombianos e estrangeiros de várias partes do mundo puderam assistir às acrobacias que surpreenderam a todos pela grande manobrabilidade das aeronaves A-29 Super Tucano e pela fumaça branca que cortou o céu de Rionegro.

Capitão Barra realizando sua primeira locução. (Foto: Plínio Lins)

Nos próximos dias, a Esquadrilha da Fumaça continua suas demonstrações dentro da programação da F-AIR. Na sexta-feira, dia 14, ocorreu a primeira apresentação oficial da equipe no evento internacional às 11h15. Neste sábado, dia 15, a exibição será às 14h40. E no domingo, às 14h40 também.

IAI Kfir da Força Aérea Colombiana. (Foto: Plínio Lins)

“Com o ar mais rarefeito o rendimento das aeronaves diminui e a temperatura alta também dificulta, mas conseguimos fazer todas as manobras, comprovando que o A-29 tem essa capacidade de operar em diferentes altitudes”, avaliou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas. Ainda no Brasil, os pilotos realizaram diversos treinamentos simulando a altitude diferenciada.

F-16 Viper Demo Team da Força Aérea dos EUA. (Foto: Plínio Lins)

A F-Air é a maior feira aeronáutica da Colômbia e reúne mais de 200 expositores, que apresentam as novidades nas áreas de tecnologia aeroespacial – satélites, drones, radares – apoio logístico, medicina aeroespacial, entre outras.

Boeing B-52 Força Aérea dos EUA. (Foto: Plínio Lins)

Organizada pela Força Aérea e Aviação Civil Colombianas, a feira terá também apresentações dos esquadrões acrobáticos da Força Aérea dos Estados Unidos e da própria Colômbia.

Cessna A-37 Dragonfly da Força Aérea Colombiana. (Foto: Plínio Lins)

Junto do treino da Fumaça, outras esquadrilhas também se apresentaram durante o evento, como da Força Aérea Colombiana e da Força Aérea dos Estados Unidos da América. O show aéreo da Força Aérea Colombiana contou com uma simulação de conflito de guerra, com resgate e ataque ao solo. Todas as apresentações foram extremamente aplaudidas pelo público presente.


Fonte: EDA / Tenente Cocate – Fotos: Plínio Lins

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.