Caça F-16AM (E-191) sobrevoou vários locais na Dinamarca para celebrar os 800 anos da bandeira nacional dinamarquesa. (Foto: Flyvevabnets Fototjeneste)

Na ocasião do aniversário de 800 anos da Dannebrog (bandeira nacional da Dinamarca), as Forças Armadas e a Força Aérea Dinamarquesa pintaram um dos seus caças F-16 com as tradicionais cores vermelha e branca do país.

Durante anos, tem havido uma tradição que uma ou mais caudas são decoradas a cada ano nos jatos dinamarqueses F-16, que são exibidas em eventos oficiais, shows ou datas especiais.

Este ano, as Forças Armadas e o Ala de Caça Skrydstrup pintaram uma aeronave inteira como a bandeira dinamarquesa para marcar o 800º aniversário do símbolo nacional.

O avião F-16AM (E-191) voou no sábado em uma rota em todo o país voando em altitudes de cerca de 600 metros, de modo que muitos dinamarqueses puderam vê-lo neste dia festivo, se o tempo acontecer.

A pintura do caça F-16 serve para lembrar e celebrar a bandeira e ao mesmo tempo mostrar aos dinamarqueses que os caças F-16 nunca estão longe, se necessário.

No longo prazo, esta é uma aeronave que não deve ser enviada em operações internacionais pois a aeronave manterá a pintura da Dannebrog na fuselagem. Ao mesmo tempo, há uma série de eventos futuros, onde a pintura vai se encaixar muito bem.

Trata-se das celebrações dos 800 anos da Dannebrog, a mostra aérea do verão na Dinamarca e no exterior e para o 40º aniversário do F-16 em janeiro do próximo ano.

A Dinamarca é o reino mais antigo da Europa e sua bandeira – a mais antiga bandeira europeia – foi oficialmente adotada em 1625. A bandeira vermelha com uma cruz branca é conhecida como Dannebrog, ou Pano Dinamarquês. Segundo a lenda dinamarquesa, o Dannebrog desceu dos céus durante uma batalha na Estônia em 15 de junho de 1219.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Beleza de pintura. F-16 tem um design tão elegante e matador que até sem pintura é atraente. Suas linhas valorizam ainda mais um belo trabalho como este.

Comments are closed.