O Brisbane Festival é uma extravagância anual de artes de três semanas na capital de Queensland, que tradicionalmente termina com algumas viaturas militares antes que muitos fogos de artifício sejam disparados em um evento chamado Sunsuper Riverfire. Este ano, como em 2018, incluiu um Globemaster C-17A da RAAF, com uma passagem bem emocionante, avançando por entre os arranha-céus da cidade. Um F-18 Super Hornet também empolgou o público.

Se todo mundo parece bem tranquilo nesse vídeo, é porque esse voo é planejado com bastante antecedência. Como o piloto do C-17 explicou em um vídeo alguns dias antes do voo, eles praticam a rota várias vezes em um simulador antes de praticar no próprio avião alguns dias antes do evento, realizado em 28 de setembro.

E a própria rota é planejada com cuidado para fornecer ao avião as rotas de fuga, caso algo dê errado. As imagens podem ser perturbadoras à primeira vista, especialmente se a perspectiva for um pouco enganadora.

Aqui está outro vídeo do C-17 durante demonstração neste ano.

Um voo como esse não deixa os sistemas de aviso da aeronave muito felizes. Conte quantas vezes neste vídeo filmado pela Força Aérea Real Australiana uma voz de computador diz: “Obstáculo à frente”.

O C-17 é mais curto e pode suportar menos peso que um 747, mesmo que pareça absolutamente gigante aqui. Também não foi a única aeronave em exibição no festival. Logo depois, os moradores de Brisbane viram um F/A-18 Super Hornet.

Um vídeo da demonstração do F/A-18F Super Hornet pode ser visto abaixo:


Fonte: Jalopnik

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Caramba depois de ver isso quem quer ir nos portões abertos, kkkk, brincadeiras a parte um show nota mil e uma pena que não tenha este tipo de show aqui no Brasil.

Comments are closed.