Esse é o primeiro caça MiG-29 civil a voar, e a empresa Air USA planeja colocar mais duas aeronaves iguais em voo nos EUA. (Foto: Pete Coggan / Air USA)

O Aeroporto Regional de Quincy, em Illinois, entrou para história da aviação nos EUA nesse dia 10 de dezembro quando a partir dele com sucesso voou pela primeira vez o primeiro caça MiG-29 Fulcrum civil do mundo.Veja a seguir o vídeo do primeiro voo do MiG-29 civil nos EUA.

Don Kirlin, piloto da Marinha dos EUA e de aeronaves comerciais, é Presidente e Fundador da Air USA. Embora a Air USA desloca aeronaves em todo mundo, a sede da Air USA está localizada no Aeroporto Regional Quincy. O voo marcou os trabalhos de vários anos pela Air USA, que segundo a empresa, “não é fácil de levar para os EUA e voar”. Ao primeiro MiG-29 foi dado o nome de ‘Natasha’, e segundo a empresa mais três deverão estar voando em breve.

O primeiro MiG-29 civil do mundo decola de um aeroporto nos EUA no dia 10 de dezembro. (Foto: Air USA)

O ex-piloto da USAF, e instrutor, Fred “Spanky” Clifton, foi o piloto nos primeiros voos. Clifton já voou com as aeronaves F-5, F-15 e F-16 antes de se tornar um piloto de intercâmbio de caças MiG-29 com a Força Aérea Alemã, a Luftwaffe.

Uma vez que a aeronave receba a autorização da FAA, ela se juntará a frota da Air USA de aeronaves Aero L39, L59, Alpha Jet e MiG-21 que já se apresentam nos EUA. As aeronaves da frota são utilizadas numa variedade de operações com aeronaves fictícias com os militares dos EUA, incluindo treinamentos de interceptação, defesa aérea, simulação de ameaças, reboque de alvos e ataque eletrônico, assim como pesquisa e desenvolvimento.

A Air USA foi formada em 1994 e tornou-se um sucesso na importação, certificação e fornecimento de mais de 50 aeronaves militares a jato estrangeiras para clientes dos EUA. Para saber mais sobre a empresa, visite o site oficial: www.air-usa.com

11 COMENTÁRIOS

Comments are closed.