Um dos primeiros aviões A-29 Super Tucanos entregues pela Embraer para a Mauritânia. (Foto: Embraer Defesa e Segurança)

A Embraer Defesa e Segurança entregou, na última sexta-feira, os primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia, em cerimônia realizada em Gavião Peixoto. As aeronaves serão utilizadas em missões de vigilância de fronteiras.

“O Super Tucano tem experiência comprovada em combate, é versátil, extremamente eficiente e tem baixo custo de operação”, diz Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Com esta entrega, ampliamos as nossas relações com o continente africano, onde esta aeronave tem despertado grande interesse”.

A Força Aérea da Mauritânia vai utilizar seus Super Tucanos para missões de vigilância de fronteira. (Foto: Embraer Defesa e Segurança)

Dez clientes já selecionaram o A-29 Super Tucano no mundo todo. O modelo, que está em operação em sete forças aéreas na América Latina, na África e na Ásia, já superou a marca de 170 mil horas de voo e 26 mil horas de combate. O Super Tucano é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. A aeronave está equipada com avançadas tecnologias em sistemas eletrônicos, eletro-ópticos, infravermelho e laser, assim como sistemas de rádios seguros com enlace de dados e uma inigualável capacidade de armamentos, o que o torna altamente confiável e com excelente relação custo-benefício para um grande número de missões militares, mesmo em pistas não pavimentadas e ambientes hostis.

O A-29 Super Tucano opera mais de 130 configurações de armamentos, incluindo lançadores de foguetes de 70mm, mísseis ar-ar e bombas guiadas a laser, totalmente integradas ao sistema de missão da aeronave, com designador a laser. Estes armamentos inteligentes, de última geração, são empregados em missões operacionais reais, executadas pelo Super Tucano, há mais de cinco anos. O A-29 Super Tucano é fruto de um projeto desenvolvido de acordo com as rigorosas exigências da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais de 160 aviões já entregues, é totalmente compatível com as operações de combate em cenários complexos, em que são exigidas as capacidades de troca de dados e processamento das informações. Além da reforçada estrutura para operações em pistas não pavimentadas, o avião conta com avançados sistemas de navegação e pontaria de armas, o que lhe garante alta precisão e confiabilidade, utilizando tanto armamento convencional como inteligente, mesmo sob condições extremas. O avião requer apoio logístico mínimo para operações contínuas.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

22 COMENTÁRIOS

    • Não me lembro de ter uma torreta como essa nos nossos, mas não tenho certeza. Também estou curioso quanto a isso, se alguém souber.

        • Opa, não é que tem uma torreta FLIR ali no da FAB. 🙂

          Bom saber. Em todos as fotos que vi até hoje dos A-29 da FAB nunca tinha visto uma com a torreta. Obrigado pela foto! Diante disso acredito que a FAB só instala a torreta FLIR em missões em que ela precisa ser empregada, geralmente devem voar sem a torreta.

          Usando o golpe de vista, parece que a posição da torreta é a mesma da dos A-29 da Mauritânia.

          • Cheguei a mesma conclusão após ver a imagem. Creio também que com a torreta não é possível instalar algum tanque de combustivel muito grande embaixo da aeronave

  1. Ficou muito lindo esses Super Tucanos de Mauritânia, mas alguém poderia me explicar o que é aquela coisa atras do canopi?

    • Caro Vinicius, você está falando da entrada de ar dorsal? Antes dela só há uma antena e depois, outra…

  2. Camuflagem linda e totalmente compatível com a geografia da Mauritânia que fez uma excelente aquisição, se a religião pesar no critério de escolha da Líbia, ambos os países possuem mais de 97 % da população Islâmicos/Sunitas.

  3. Isso aí!

    Venda FEITA e já entregando.

    Tem de correr atrás da clientela…

    O "pessoal" sem grana e sem pressa está esperando a definição do LAS americano para pedir ST com desconto do Tio Sam…

      • Pode crer…!

        Aquele padrão do Equador também ia ficar bem bonito na FAB…!

      • Se os ST da Mauritânia são os mais bonitos e positivamente chamativos na pintura, os de Burkina Fasso são os mais feios e apagados…

  4. Realmente talvez um dos mais belos padrões de camuflagem do A-29. 🙂

    []'s

  5. Com a utilização pela Mauritânia dos EMB-312F ex-França, ficava mais próxima a compra dos EMB-314, que vai ser o único avião armado deles.
    <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/3/5/5/1867553.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/3/5/5/1867553.jpg

    Vão fazer companhia aos BT-67(DC-3TP), Harbin Y-12 e Aermacchi SF-260.
    <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/8/2/0219280.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/8/2/0219280.jpg <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/8/1/5/1295518.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/8/1/5/1295518.jpg <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/5/6/2/0150265.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/5/6/2/0150265.jpg

    Vejam algumas pistas em uso na Mauritânia.
    <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/1/0/6/0220601.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/1/0/6/0220601.jpg <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/9/7/5/0986579.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/9/7/5/0986579.jpg <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/7/7/2/1628277.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/7/7/2/1628277.jpg <a href="http://cdn -www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/1/1780136.jpg” target=”_blank”>http://cdn <a href="http://-www.airliners.net/avi…” target=”_blank”>-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/1/1780136.jpg

    • Excelentes imagens, W.Strobel. Sempre trazendo mais informações e imagens para complementar. Obrigado! 🙂

      Lindo também o Tucaninho naquele padrão de camuflagem. Tem umas pistas ali que é generosidade chamar de pista. 🙂
      Certeza que Tucaninho e Tucanão tiram de letra!

  6. Show de bola, by dragão guerreiro, rssss…

    Aquele "acidente" com um ST na Colômbia já foi esclarecido??

  7. Mais uma prova da versatilidade do Super Tucano. Agora vai operar no clima quente e seco do deserto que predomina naquele país. A pintura mais bonita até agora.

  8. O colega acima postou uma foto do nosso ST com torreta flir, primeira vez que vejo, também nunca tinha visto, bom saber que temos meia duzia de flir.

Comments are closed.