Um piloto estudante libanês em um A-29 Super Tucano durante voo no 81º Esquadrão de Caça na Base Aérea de Moody, Georgia. (Foto: U.S. Air Force / Senior Airman Ceaira Young)

A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança confirmaram hoje a entrega dos quatro turboélices A-29 Super Tucanos à República do Líbano. Como já havíamos divulgados aqui anteriormente, a entrega ocorreu dois meses antes do prazo e completa o pedido original de seis aeronaves. Os dois primeiros A-29 chegaram ao país em outubro de 2017.

Todas as aeronaves foram produzidas em Jacksonville, Flórida, e modificadas pela SNC em Centennial, Colorado, como parte de um pacote maior e mais abrangente. Além de fornecer a aeronave, a equipe da SNC / Embraer também é contratada para fornecer suporte logístico, treinamento, peças de reposição e equipamentos de apoio. Esta última entrega de aviões ocorre poucos dias depois da formatura da segunda aula de treinamento de pilotos libaneses na Base Aérea de Moody, na Geórgia (EUA).

“A equipe A-29 reconhece que nossos clientes escolheram o A-29 por causa de suas reais preocupações de segurança. Eles precisam de desempenho de combate comprovado”, disse Taco Gilbert, vice-presidente sênior da área de negócios IAS da SNC. “Continuamos comprometidos em exceder as expectativas em todas as etapas, com baixos custos de aquisição e manutenção, e capacidade robusta e confiável. Além disso, o desempenho oportuno do contrato tem impacto direto na segurança e proteção de seu pessoal. Foi uma honra apoiar a Força Aérea Libanesa na construção dessa capacidade. Eles têm sido parceiros de destaque e continuam sendo amigos valiosos”.

“Isso marca a segunda entrega antecipada de aeronaves A-29 para uma nação parceira dos EUA neste ano”, disse Jackson Schneider, presidente e diretor executivo da Embraer Defesa & Segurança. “Os libaneses e outras nações parceiras operam A-29s de bases em todo o mundo todos os dias e consistentemente atingem altas taxas de disponibilidade em combate e treinamento com apoio logístico muito pequeno. A aeronave é extremamente capaz, confiável e econômica para operar.”

Um A-29 Super Tucano na Base Aérea de Hamat, Líbano. (Foto: REUTERS/Omar Ibrahim)

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice durável, versátil e poderosa, capaz de executar uma ampla variedade de missões de apoio aéreo leve (LAS), incluíndo operações de rotina em pistas não preparadas. O A-29 acumulou mais de 40.000 horas de combate em teatros militares em todo o mundo e é o único avião de sua classe com um certificado de tipo militar da Força Aérea dos EUA. O A-29 foi selecionado por 14 forças aéreas em três continentes e é a única aeronave de ataque leve certificada e comprovada em combate atualmente em produção no mundo. A combinação de sistemas avançados, robustos e redundantes permite que a aeronave supere praticamente qualquer competidor em sua classe em perfis de missão versáteis, incluindo inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), escolta de comboios e apoio aéreo aproximado.

1 COMENTÁRIO

  1. Dois meses de antecedencia. gostei de ver. agora é os EUA fazer a encomenda deles de algumas centenas

Comments are closed.