A equipe de demonstração CF-18 Hornet do Canadá realizou dois shows aéreos completos no dia 31 de agosto, com a aeronave realizando apenas um voo, iniciando pelo Canadá, em Toronto. (Foto: DND)

O Capitão Patrick “Paco” Gobeil, piloto em 2012 da equipe de demonstração CF-18 Hornet da Força Aérea Canadense, acrescentou mais um feito à sua lista de realizações durante o final de semana do Dia do Trabalhador no Canadá (dia 31 de agosto), quando ele voou demonstrações aéreas em dois shows aéreos separados em duas nações num único vôo.

O caça CF-18 Hornet, com o Capitão Patrick “Paco” Gobeil realizou duas apresentações completas em duas cidades durante um único voo, num deles sobrevoando as Cataratas do Niágara. (Foto: Attila Papp / RCAF)

“Este foi um feito inédito para nós, por isso era muito importante fazer tudo funcionar direito”, disse o capitão Bruce Ehmann, coordenador de eventos especiais junto a Divisão Aérea Canadense 1, em Winnipeg.

A aeronave sobrevoou diversos pontos conhecidos de Toronto, como o Rogers Centre e a CN Tower.

Operando dentro de uma janela de apenas duas horas, e com a ajuda de um avião tanque CC-130H Hercules do Esquadrão de Resgate e Transporte 435, da Ala 17 de Winnipeg. O Capitão Gobeil representou as forças canadenses em Toronto e em Cleveland, Ohio, durante um único vôo. E ele fez isso três dias em sequência.

O CF-18 Hornet de demonstração da Real Força Aérea do Canadá durante o voo entre Toronto e Cleveland no dia 31 de agosto. (Foto: Attila Papp / RCAF)

A equipe começou o planejamento para o vôo único ainda em dezembro de 2011.

“Havia uma grande quantidade de peças em movimento no plano, como iríamos equilibrar as apresentações com os requisitos operacionais”, explicou o capitão Ehmann. “Mesmo com todo o nosso planejamento minucioso e coordenação, no final o tempo e a manutenção das aeronaves são os dois principais fatores que afetam a nossa capacidade de realizar tantos shows aéreos ao mesmo tempo.”

A aeronave fez uma demonstração de reabastecimento aéreo em Toronto.

Para a alegria de todos, funcionou perfeitamente.

O Capitão Gobeil realizou duas apresentações em cada local: a normal, a demonstração tática com o CF-18 e uma demonstração simulada de reabastecimento ar-ar. Entusiastas de Toronto e Cleveland entraram na página do Facebook da equipe para compartilhar fotos das apresentações do fim de semana, com ambas as demonstrações táticas e de reabastecimento com muitos elogios.

A aeronave CF-18 partiu então de Toronto e seguiu para Cleveland, mas antes precisou reabastecer em voo.

Após o Capitão Gobeil deixar o Canadian International Air Show, em Toronto, seu CF-18 foi reabastecido sobre o Lago Ontario para dar-lhe as 17.800 libras de combustível que precisava para voar para o Cleveland National Air Show e executar as duas demos tudo de novo. Em seguida, ele reabasteceu novamente durante o vôo de volta a Toronto.

A aeronave Hornet recebeu combustível em voo de um CC-130H da Força Aérea Canadense.

Realizando apenas uma demonstração tática do CF-18, até uma vez por dia, é uma tarefa muito exigente, que desafia o Capitão Gobeil, tanto física como mentalmente.

Após receber combustível em rota, “Paco” partiu com o Hornet para a demonstração em Cleveland.

“Voando a demo é muito intenso em Gs, no entanto, nesta fase da temporada eu construí a minha tolerância ao ponto em que eu poderia fazer ambos os shows”, disse ele. “Eu estava muito cansado depois, mas ao mesmo tempo eu estava realmente animado sobre o vôo nos dois shows,” ele continuou. “O esforço valeu a pena, porque era uma oportunidade muito especial para aumentar a visibilidade da equipe de demonstração CF-18 e da RCAF com nossos amigos ao sul da fronteira.”

O Capitão “Paco” Gobeil, fotografado com uma câmera montada no painel, durante sobrevoo do Estádio do Cleveland Browns.

A equipe de demonstração CF-18 personifica a excelência necessária para manter a Real Força Aérea Canadense entre as melhores organizações de aviação do mundo. A perícia e dedicação necessária pela equipe, do piloto, até das equipes de manutenção e dos coordenadores, reflete o profissionalismo de todos os aviadores e militares do Canadá.

Enhanced by Zemanta

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.