No segundo semestre de 2013, a Esquadrilha da Fumaça vai iniciar as apresentações oficiais com as novas aeronaves A-29 Super Tucano, que começaram a ser entregues hoje em Pirassununga.

A Esquadrilha da Fumaça tem novidade para 2013. Daqui a um ano, no segundo semestre, vão começar as apresentações com o caça A-29 Super Tucano. Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha. As apresentações vão mudar, inclusive com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de “cambalhotas” rápidas pra frente. A primeira aeronave foi fotografada pelo Cavok Brasil no domingo, em Lagoa Santa. Veja a seguir as imagens da chegada dos dois primeiros Super Tucano do EDA em Pirassununga.

Os dois primeiros A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça chegaram em Pirassununga num voo em formação com os atuais T-27. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)

A entrega das duas primeiras unidades do Super Tucano ocorreu nesta segunda-feira (1/10), na Academia da Força Aérea (AFA), sede do EDA, em Pirassununga, interior de São Paulo. “É com um misto de júbilo e saudosismo que testemunhamos o T-27 Tucano passar a liderança do voo para o A-29 Super Tucano. Pousa o ágil bailarino e decola o destro guerreiro. Essa mudança é um marco na história”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe do Gabinente do Comandante da Aeronáutica, durante a cerimônia de entrega. Os demais aviões devem chegar em 2013, ano previsto para o início das apresentações com a nova aeronave.

As aeronaves agora serão usadas para treinamento dos pilotos e dos anjos da guarda do esquadrão. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)
Os dois primeiros Super Tucanos do EDA são o FAB 5964 e FAB 5965. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)

Entre as principais diferenças entre as aeronaves está a velocidade. Enquanto o Tucano atinge 448 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h. “Existe uma considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com uma significativa reserva de energia”, analisa o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel-Aviador César Esteves. Traduzindo: as manobras vão ser mais velozes e poderão acontecer com um intervalo ainda menor, com mais intensidade.

O EDA vai deixar de voar um treinador, utilizado para instrução de futuros aviadores no Brasil, para adotar um caça, o mesmo que faz a vigilância das fronteiras do país.

Os aviões Super Tucanos no EDA vão continuar desempenhando a missão de mostrar ao mundo a capacidade dos pilotos da FAB, da indústria aeronáutica brasileira e da Força Aérea Brasileira. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)

O Super Tucano voa pela Força Aérea Brasileira desde 2005 com a missão de formar os futuros pilotos de combate, bem como para missões de ataque e de interceptação de aeronaves de baixo desempenho. Com aviões desse tipo a FAB já destruiu pistas clandestinas na região amazônica e forçou aeronaves de narcotraficantes a pousarem após tiros de aviso. Além do Brasil, o modelo já foi exportado para oito países e participa de uma concorrência para equipar a USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Para o Coronel Esteves, além de substituir os Tucanos que já completaram 29 anos de uso, essa chegada é um marco para a própria indústria aeronáutica brasileira. “O EDA equipado com o A-29 irá incrementar a missão de fortalecer a imagem da indústria aeronáutica nacional, voando uma aeronave ainda em produção pela Embraer e com um vasto mercado a ser explorado”, explica.

Anualmente, a Fumaça participa de apresentações em outros países da Europa e América do Norte, Central e Sul. Só em 2012 foram visitadas Argentina, Bolívia e Chile.

No esquadrão, os A-29 vão receber um esquema de pintura especial e podem passar ainda por modificações para reduzir o peso, como a retirada dos canhões, cofres de munição e suportes para armamentos. Mas será mantido o conjunto de equipamentos eletrônicos que tornam o voo no Super Tucano mais seguro e confortável, como as telas multifunção e os sistemas de navegação e comunicação atualizados.

A turbina PT6A-68C, com 1.600 shp de potência, tem ainda um controle digital que dá maior segurança para o tipo de voo da do EDA, quando os pilotos aumentam e reduzem a força do motor muitas vezes e com grande velocidade. Essas inovações frente aos antigos T-27 vão facilitar também os traslados sobre oceanos e regiões como a Amazônia e a Cordilheira dos Andes, cenários que não são estranhos para a Esquadrilha da Fumaça.

Implantação

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) vai receber 12 aeronaves Super Tucanos que estão sendo preparadas pela Embraer. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)

Em 2013, o EDA não irá fazer apresentações entre janeiro e agosto, período que será dedicada à formação de pilotos e mecânicos. Também serão recebidas as demais aeronaves. Nessa época, a Fumaça terá a presença de militares de unidades aéreas que já operam o Super Tucano. O objetivo é que, a partir de 2014, o EDA possa realizar toda a formação do seu efetivo na pilotagem e manutenção do A-29.

Os preparativos para o recebimento dos Super Tucanos, no entanto, já começaram no início do ano passado. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.

Com um instrutor na cabine, os aviadores da Esquadrilha aprenderam a voar no Super Tucano para em seguida testar as manobras das apresentações. “O avião adaptou-se bem a nossa missão. Porém, com muito treinamento, a Fumaça vai colocar estas acrobacias em sequência e a baixa altura”, explica o Major-Aviador Alexandre Ribeiro (veja entrevista abaixo).

Quatro aviões são do modelo A-29B, para dois pilotos, e já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal. Os outros oito A-29 serão da versão A, para um piloto. Outra novidade é que no futuro a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para voos de apoio, como o transporte de mecânicos e suprimentos.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) vai receber 12 aeronaves Super Tucanos que estão sendo preparadas pela Embraer. (Foto: Sgt. Paulo Rezende / Agência Força Aérea)

Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após aproximadamente de 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.

Gráfico Comparativo

T-27 Tucano X A-29 Super Tucano

Fabricante: Embraer / Embraer
Emprego: Treinamento / Caça, ataque e treinamento
Motor: Turboélice Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 Shp / 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência
Envergadura: 11,14 m / 11,14 m
Comprimento: 9,86 m / 11,30 m
Altura: 3,40 m / 3,97 m
Peso vazio: 1.810 Kg / 3.200 kg
Peso máximo: 3.175 Kg / 5.400 kg
Velocidade máxima: 457 Km/h / 590 km/h
Altitude máxima: 9.936 m / 10.665 m

Os A-29 Super Tucano do EDA vão receber uma nova pintura, conforme visto acima.

ENTREVISTA – Manobras foram testadas com sucesso em Natal, no ano passado

No passado, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial da operações da unidade, participou dessa preparação. Leia entrevista:

Agência Força Aérea – Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?

Major-Aviador Alexandre Ribeiro – O T-27 é mais leve que o A-29 e por isso é mais “dócil” para pilotar. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Estas duas características ajudarão sobremaneira a pilotagem do Super Tucano na “Esquadrilha da Fumaça”.

Agência Força Aérea – A apresentação vai ser a mesma?

Major-Aviador Alexandre – Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual “display” de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso Lancevak.

Agência Força Aérea – E a segurança?

Major-Aviador Alexandre – Sempre procuramos mais segurança e este avião possuí um moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o “horizonte artificial” apresentado no display na altura de visão do piloto (“head up display”). Para as acrobacias há a necessidade de se visualizar o horizonte para “desenharmos o céu”, mas nem sempre o céu esta azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29 o “horizonte” esta lá, mesmo nestes dias e lugares!

Agência Força Aérea – O que significa esse momento de transição?

Major-Aviador Alexandre – Vida longa ao EDA.

Fonte: Agência Força Aérea

Nota do Editor: O Cavok Brasil foi o primeiro a divulgar a informação da troca das aeronaves. Em abril divulgamos a notícia da substituição das aeronaves T-27 do EDA pelos novos Super Tucanos. Ainda não sabemos a razão do motivo da não confirmação dessa troca durante a festa de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. De qualquer maneira, parabéns ao EDA e vida longa ao Super Tucano nas cores da Fumaça. Fumaça Já!!!

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17 COMENTÁRIOS

  1. É… Além de mim (he he he) outros na FAB acabaram "querendo" 8 A-29A monoplace no EDA..

    Errei o que vi e acertei (sem querer) o que não vi…

  2. Tem um lado ruim nisso tudo…vai me fazer ir num portões aberto lá na BACO…but… 🙂

    • Caro Gondoliano, pretos tipo os Shorts Tucano e aquele demonstrador Super Tucano do marmelado NTFC? Ficam bonitos sim, mas acho que as "cores nacionais", muito cobradas da FAB (até internacionalmente) quando eram vermelhos, vão continuar guiando as tonalidades escolhidas para esses A-29A/B da EDA…

      • É também acho que vão continuar nos padrões atuais…que acho bonito, mas fica um tanto quanto "meigo" no Super tucano…opinião

  3. Ficou muito bonito e apesar de o ST aparentar ser meio durão, os pilotos se adaptarão fácil ao novo avião. Vou continuar torcendo para que a FAB compre mais um lote de ST e dê 12 novinhos para o EDA. Faz tempo que eles não aparecem aqui em Juiz de Fora!

    • Ele é mesmo durão pois tem a mesma asa do tucaninho (envergadura igual) para uma aeronave maior.

      Só pelas dimensões entre as aeronaves dá para constatar a perda de manobrabilidade implícita…

    • Concordo contigo, desde que a pintura seja verde, amarela, azul e branca. 🙂

  4. Mas qual será o STYLE GRÁFICO da nova pintura?

    Borrão, Camuflado, Digital, Hotcar, Grafismo, ana raio updated, vintage Curtis P-40 , Blur Brazil…

    A nova pintura deveria ou não adotar bocarras de ataque comuns nas pinturas dos Super Tucanos combatentes???

    Se é para fazer comercial….

    Sugestões…

  5. Senhores, a Embraer acabou de descobrir o Marketing! Estamos evoluíndo! 😀

  6. Parabens a Embraer, EDA e a todos envolvidos nesse projeto !

    Galera, sem aqueles comentarios de complexo de colonia, por favor…

    So falta me dizerem que nãão, a esquadrilha devia ser de F 35, como não é, isso prova nossa inferioridade e a deficiencia do governo petista e bla bla bla…

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