Aeronaves de caça F-5Em acompanham um KC-130 durante exercício operacional de REVO na Base Aérea de Canoas. (Foto: 1°/1° GT)

O Esquadrão Gordo (1°/1°GT) realizou (26 a 30/03) o Exercício Operacional BARÃO I, na Base Aérea de Canoas (RS). O treinamento teve como objetivo a formação de uma nova turma de pilotos, “flight engineer”, rádios operadores e observadores de KC-130 “Hércules” na missão de reabastecimento em voo (REVO).

Durante o exercício as aeronaves realizaram também reabastecimento em baixa altura. (Foto: 1°/1° GT)

No treino, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) e o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1°/4° GAV) operaram aeronaves F-5 EM. Já o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10° GAV) e o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAV) utilizaram aeronaves A-1.

Além dos F-5, a FAB também realizou treinamento com os pilotos dos aviões A-1. (Foto: 1°/1° GT)

O Esquadrão Gordo realizou voos de REVO tanto diurnos quanto noturnos, em alta e baixa altura, ajudando na formação de líderes de esquadrão e esquadrilhas das unidades envolvidas no exercício operacional.

Fonte: 1º/1º GT

Anúncios

29 COMENTÁRIOS

  1. uma lágrima escorre do meu olho, 6 forevis voando juntos…a américa é nossa rsrsrsrsr

  2. Essa camuflagem além de feia não camufla nada.

    Poderia ser 2 tons de verde, ou marrom com verde, mas esse cinza não tem nexo misturado com verde.

    • Essa camu, só pode ter sido criado por algum muleque filho de algum brigadeiro, além de horrível não camufla NADA!

  3. Bah…colocaram todo o esquadrão no ar…vai faltar combustível pro mês que vem…e cade as fotos de REVO "noturnicas"?

    • enquanto eles ficam treinando abastecimento, com toda frota disponível, a defesa fica às traças! rsrsrsrs e não estão nem com um IR nas pontas da asas! rsrsrsrs (é zuação viu!? não vão vir com sermão!)

      • Camarada Chicão. Tocas-tes num ponto que é pouco abordado, mas que faz sentido. Nosso nobres cavaleiros são sabem como se comporta um Forevis-5 totalmente carregado numa REVO? Será que sabem reabastecer à noite, sob o breu total, totalmente carregados? Ah…esqueci porque os aviões da FAB duram mais que seus pares em outras partes do mundo…aqui voam sem carga…no máximo um tanquezinho ventral e dê-se por satisfeito… 🙁

  4. Na primeira fotografia vemos 6 F-5M… Pois um só Su-35S é mais capaz do que estes seis F-5M…

    E dá-lhe FAB… Se é russo, não poooodeeeee.

    Brasil-sil-sil-sil!

    • Um Su-35S é mais capaz que 06 F-5M é?

      Hummm…esse SU vem da mesma "linhagem" onde o T-50 é mais capaz que o F-22, que o SU-30 é mais capaz que F-35 e F-15, que o Mig-29 é mais capaz que o F-16.

      E o conhecimento de "causa" provem do mesmo lugar que diz que 80% dos SU-30 da Venezuela estão 100% operacionais.

      Bacana, informações "muito verdadeiras"

      hauhauahuahau

      Interessante a expressão:"E dá-lhe FAB… Se é russo, não poooodeeeee"

      Como detem "tantas" informações "privilegiadas" deve ter ouvido essa frase de um Brigadeiro né?? sim? não!!…então a frase veio do Comandante da FAB? sim? não!!…então a frase veio de um Cap/Maj piloto de caça?? sim? não!!!

      Já sei…frase inventada em cima de uma "lenda" que militar brasileiro não compra material Russo, porque Russo é "malvado e come criancinha".

      Faça me o favor, é tanto "civil" falando abobrinha ultimamente, que daqui a pouco a "bobagem repetida" fica parecendo verdade.

      Meu amigo, os militares brasileiro querem NOVOS EQUIPAMENTOS E ARMAMENTOS…pode ser Russo, Chines, Americano, Frances, Turco, Sul-Africano…isso não importa!

      O que "azeda" qualquer iniciativa é a classe política que descobriu como "ganhar" dinheiro com o comércio de armamentos.

      Cabe um ( ) aqui. Como é comum ver um militar rico eim? principalmente os ex-presidentes militares né? igualzinho os ex-presidentes civis Collor, FHC, LULA…

      • É…mais imponderável que seja, sou obrigado a concordar com o nosso comunista de plantão…apenas um Su-35 vale mais e é mais capaz do que seis Forevis-5…dois então? Destroçam braZilia antes que a defesa aérea sequer saibam o que foi que os patrolou…

        • Verdade! o Rabugento ucraniano dessa vez está coberto de razão!

      • Antes de tudo: guarde a sua raiva, Fábio.

        O patrimônio de Lula não chega a dois milhões. Menor que o de FHC.

        Bom… Dia desses houve um almirante que alegou ter recebido uma herança de família, para exibir um iate fabricado pela INACE… Acontece que havia uma denúncia, de que o iate fora um presente do estaleiro cearense pela encomenda dos dois patrulheiros de 500 ton.

        O INACE perdeu as encomendas subseqüentes, que foram entregues aos estaleiros cariocas.

        Militar fica rico.

        Ganha herança.

        Em tempo: não tenho sempre notícias fresquinhas, nem sempre estou conversando com alguém, mas até as vivandeiras sabem que um Su-35S pode ser armado com até 12 R-77, sendo o mesmo (SU-35S) dotado de um radar poderosíssimo (Irbis-E). Portanto, um só SU-35S é capaz de colocar os seis F-5EM no chão, e sem muito esforço.

        😉

  5. É muito bonita esta imagem de seis bicudos simultaneamente no ar. Isto deveria ser o default e não rara ocasião.

  6. A mamãe cegonha dando de comer aos filhotes… Rsrsrsrsrsrsrsrs.

  7. Alguem poderia explicar o pq dessa padronização de camuflagem em quase todas as aeronaves de caça,ataque,transporte e helicópteros,com exceção é claro dos do GTE e os de patrulha?

    É pra padronizar o fornecedor das tintas?

    • hehe, boa Vulcan! só pode ser para aproveitar um estoque de verde "cruiz credo" e cinza padrão que a FAB está usando! rsrsrsrs, diferenciar é legal, mas com propriedade… e não é o caso, principalmente em usar este padrão para todas as aeronaves…

      • Hahahahahaha…promoção de tintas! Queima de estoque total!!!Hehehe…

  8. Na primeira foto os F5M está parecendo aqueles chevettes 1.6 com escapamento cromado, rsss….

  9. AH loco falar que esses bonitos mas velhos F 5 conseguriram vencer um Su 35 já é demais de patriotada né ??

    ~Só se o piloto do sukhoi fosse extremamente incompetente… mas teria que ser burro mesmo…

    Ser patriota é uma coisa, ser igênuo e ufanista já é demais…

Comments are closed.