Chinese super airlifter (1)
O design da aeronave é inequivocamente inspirado no Antonov AN-225 ucraniano / Divulgação – BBS

Imagens vazadas na internet nesta última semana indicam aquela que pode ser a próxima aeronave de transporte estratégico desenvolvida para a Força Aérea Chinesa (PLAAF – People’s Liberation Army Air Force).

Antonov AN-225 (Foto - Felix Roitsch)
Antonov AN-225 / Foto: Felix Roitsch

Inequivocamente inspirada na maior aeronave de asa fixa do mundo, o Antonov AN-225 ucraniano, a aeronave chinesa possui seus motores posicionados de forma menos convencional, ligados à fuselagem, em vez de estarem suspensos sob as asas, garantindo um design mais limpo, o que otimiza o fluxo de ar por sobre as superfícies.

Chinese super airlifter (3)
O design da aeronave é inequivocamente inspirado no Antonov AN-225 ucraniano / Divulgação – BBS
Chinese super airlifter (2)
Será essa a próxima aeronave de transporte estratégico da China? / Divulgação – BBS
Chinese super airlifter (6)
O design da aeronave é inequivocamente inspirado no Antonov AN-225 ucraniano / Divulgação – BBS
Chinese super airlifter (7)
Será essa a próxima aeronave de transporte estratégico da China? / Divulgação – BBS
Chinese super airlifter (5)
O design da aeronave é inequivocamente inspirado no Antonov AN-225 ucraniano / Divulgação – BBS
Chinese super airlifter (4)
O design da aeronave é inequivocamente inspirado no Antonov AN-225 ucraniano / Divulgação – BBS

Ao contrário do Antonov An-225, o design da aeronave chinesa inclui uma porta de carga traseira, sendo mais efetivo para o transporte militar estratégico/logístico.

Antonov AN-225 (Foto - Miroslav. Vajdic)
Antonov AN-225 – Observar que a aeronave ucraniana não possui porta de carga traseira /Foto – Miroslav. Vajdic

O simples fato dessas renderizações terem sido divulgadas não é uma garantia de que essa aeronave será desenvolvida, haja vista tudo isso pode ser fruto da mente fértil de alguns entusiastas, da mesma forma que, se levarmos em consideração os recentes projetos da indústria aeroespacial chinesa, não é prudente simplesmente tratarmos essas imagens apenas como obra de ficção.

É sempre bom lembrar que, há alguns anos, quando as primeiras imagens do Chengdu J-20 vazaram na internet, o mundo também reagiu à informação com algum ceticismo.

No. 2015 J-20 test photos again exposed 1
Chengdu J-20 / Divulgação PLAAF

divider-1-600x25

Relembre: Xian Y-20, durante o Airshow China 2014!

Xian Y-20 / Divulgação PLAAF
Xian Y-20 / Divulgação PLAAF

O primeiro voo do Y-20 ocorreu em 26/01/2013, e essa é a primeira aeronave de transporte militar de grande porte concebida na China. Até o momento, 3 protótipos já foram construídos.


IMAGENS: Meramente ilustrativas

44 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro os russos com o PAK TA e agora os chineses com isso ai, de alguns angulos essas aeronaves tem um design legal mas de resto parecem naves ETs.

  2. A velha batalha entre o pessoal do design e o pessoal da engenharia.
    O design da GM também sonhava em fazer um carro quando desenhou a Monstrana, no fim o resultado foi aquilo 1

    • O que o designer mais gosta é criar inovações.
      Se dá para fazer, ou não, é problema dos engenheiros. "problema é deles"!

    • é uma ideia bem equivocada, o design mal feito é que se colide com a engenharia, tipo um exemplo… os fãs de muscle car, tem uma ideia distorcida e caída sobre design, então criam coisas extremamente horrorosas e acham "lindo", sendo que é algo ineficiente e nada bom

      mas no caso do design real, baseada na evolutiva, segue passo a passo a engenharia, a aerodinâmica e a estrutura. outro exemplo automobilítico, uma lamborghini, perfeição de desgin seria a Veneno, é o que há de mais bonito e supre perfeitamente as exigências de eficiência, porque o design REAL, deve acima de tudo estar uno com a física.

      essa aeronave tem muito mais prós do que contras, já estava na hora de alguém compactar, diminuir o arrasto, remover aquela porcaria de turbina exposta e fazer algo mais eficiente e seguro, sim eu estudei engenharia aeronáutica e acho estranho alguém reclamar de uma aeronave dessas. a manutenção é a única coisa que se tornaria mais complicada, mas de todo o resto está melhor

      …a turbina é mais protegida
      …a distribuição de peso é melhor
      …as asas terão menos fadiga
      …em caso de defeitos as turbinas não baterão contra o chão e não irá pegar fogo e matar todo mundo
      …haverá menos arrasto
      …aumentará a agilidade da aeronave
      …reforçará a estrutura
      …e o corpo terá um papel melhor na sustentação de voo.

      definitivamente é violentamente superior ao padrão atual, as aeronaves de carga são as coisas mais defasadas e ineficientes que atuam nos dias de hoje, principalmente o comercial civil.

      se travar na mesmice só puxará as coisas para trás, na real inconscientemente o povão que se formou em engenharia se trava na mesmice porque os cursos e faculdade ensinam errado, soa absurdo? mas não é, sim é passado errado os estudos sobre engenharia no ocidente, por isso estamos tão atrás da europa, russia, china, japão e até mesmo austrália.

  3. olha gente, só de bater o olho nele, não é só beleza que ele tem, esse bicho apresenta uma eficiência absurdamente superior a um cargueiro convencional, só tem 1 contra, mas ganharia uns 10 a favor.

    em voo ele será muito melhor, eficiente e seguro, só a manutenção será um pouco mais difícil, mas fora isso, eis uma aeronave cargueira que irá levar para um novo patamar.

    • Essa postagem é antiga. E pelo visto é só uma ideia de um entusiasta.

Comments are closed.