O 500º caça Eurofighter Typhoon produzido que foi entregue para Força Aérea Italiana. (Foto: Eurofighter)

O 500º Eurofighter Typhoon produzido foi entregue hoje à Força Aérea italiana durante uma cerimônia especial realizada na unidade da Leonardo em Turim, Itália.

O Tenente General Gabriele Salvestroni, Comandante Logístico da Força Aérea Italiana, recebeu a aeronave na presença de Filippo Bagnato, Diretor Gerente da Divisão de Aeronaves da Leonardo, Volker Paltzo, Diretor Executivo da Eurofighter Jagdflugzeug, Peter Schmidt, NETMA, e representantes dos países parceiros Eurofighter e empresas parceiras.

Volker Paltzo, diretor executivo da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, disse: “A frota de 500 caças Eurofighter Typhoon representa uma das maiores e mais capazes frotas de caça no hemisfério ocidental e será a espinha dorsal do poder aéreo europeu nas próximas décadas. A entrega ocorrida hoje é um grande testemunho do sucesso do programa e espero firmemente que a frota cresça à medida que nossas empresas parceiras continuam buscando oportunidades para mais pedidos a nível internacional”.

Filippo Bagnato, Diretor Geral da Divisão de Aeronaves da Leonardo, disse: “Estamos muito orgulhosos de entregar o 500º Eurofighter Typhoon produzido para a Força Aérea italiana. O Eurofighter Typhoon é o maior programa industrial colaborativo da Europa, é bem-sucedido e significativo para o bem-estar econômico do país, empregando trabalhadores altamente qualificados e gerando milhares de empregos de engenharia e manufatura de alto valor. Estamos agora plenamente empenhados em completar os fornecimentos à Força Aérea italiana, desenvolver as capacidades da aeronave e as atividades previstas pelo contrato do Kuwait, continuando a buscar uma série de oportunidades de mercado significativas em todo o mundo”.

O primeiro Eurofighter foi entregue à Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) no final de 2003. O 100º Eurofighter foi entregue à Força Aérea Real do Reino Unido em Setembro de 2006. O 200º avião foi entregue à Força Aérea Alemã em Novembro de 2009. O 300º avião Foi entregue à Força Aérea Espanhola em outubro de 2011, e o 400º para a Força Aérea Alemã em dezembro de 2013.

A aeronave demonstrou, e continua demonstrando, alta confiabilidade em todo mundo em todos os climas. Foi desdobrado em várias ocasiões em deveres de policiamento do mar Báltico com as forças aéreas espanholas, alemãs, italianas e britânicas e foi provado em combate durante operações na Líbia, no Iraque e na Síria.

Através de uma série de melhorias contínuas, novas capacidades estão sendo adicionadas à aeronave, com a atividade de teste e integração atualmente em andamento para o míssil ar-ar avançado além do alcance visual Meteor, o míssil Storm Shadow e o míssil de ataque de precisão Brimstone. A integração destes sistemas de armas assegurará que o Eurofighter Typhoon mantenha a sua posição como o mais capaz, ágil e confiável caça multimissão disponível no mercado internacional atualmente.

Oito clientes (Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, Arábia Saudita, Omã e Kuwait) já encomendaram um total de 599 aeronaves Eurofighter Typhoon, com produção prevista até 2022.

Anúncios