Duas aeronaves F-5EM do Esquadrão Pampa, anfitriões da festa que ocorreu na Base Aérea de Canoas no dia 12 de outubro. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

A Base Aérea de Canoas (BACO) realizou na última terça-feira, dia 12 de outubro, a tradicional Exposição da Aeronáutica da Base Aérea de Canoas (EXPOAER 2010). Segundo inpformações da própria base, cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento e pudera conferir de perto as aeronaves da Força Aérea Brasileira e também participar de diversas atividades culturais. O Cavok Brasil esteve presente e mostra aqui algumas imagens realizadas durante um dia de muito sol, com céu totalmente CAVOK.

Uma aeronave C-105 Amazonas, do Esquadrão Onça, de Campo Grande (MS) ficou aberta para visitação durante a Expoaer 2010 realizada em Canoas. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

A exposição começou com o hasteamento da Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da BACO. No pátio estiveram presentes as seguintes aeronaves militares:

  • A-1 AMX, do ‘Esquadrão Poker’;
  • A-29 Super Tucano, do ‘Esquadrão Flecha’;
  • C-97 Brasilia, do 5° ETA ‘Esquadrão Pégaso’;
  • C-98 Caravan, do 5° ETA ‘ Esquadrão Pégaso’;
  • C-105 Amazonas do ‘Esquadrão Onça’;
  • F-5EM Tiger, do ‘Esquadrão Pampa’;
  • P-95 Bandeirulha, do ‘Esquadrão Phoenix’;
  • H-1H Huey do ‘Esquadrão Pantera’;
  • além das oito aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, que vieram apoiadas por uma aeronave C-95 do ‘Esquadrão Carcará’.
Uma aeronave C-97 Brasilia, do 5° ETA 'Esquadrão Pégaso'. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)
Um P-95 Bandeirulha, do Esquadrão Phoenix, veio de Florianópolis (SC) para prestigiar o evento em Canoas. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)
Um caça F-5EM do Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

Dentre as apresentações aéreas o público pode conferir passagens baixas dos caças F-5EM do 1°/14° Grupo de Aviação, o ‘Esquadrão Pampa’ da Base Aérea de Canoas, lançamentos múltiplos e de paraquedistas com as aeronaves C-95 e C-97 do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), e no final da tarde a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que como sempre encanta o público por onde passa.

A Esquadrilha da Fumaça chegou perto das 11 da manhã, e às 16 horas se apresentou para o público que lotou o pátio da Base Aérea de Canoas. (Fotos: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

Este ano, além de diversas apresentações aéreas, o público pôde conferir atrações como o Hangar da Leitura, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Biblioteca Municipal João Palma da Silva, que fez a alegria da criançada. O espaço dedicado às crianças, teve contadores de histórias, mostra de filmes infantis, oficina de arte, jogos literários, xadrez gigante, show de malabarismo e danças. No meio da tarde, outra atração foi o show com a banda Papas da Língua.

O C-105 Amazonas do Esquadrão Onça ficou aberto para visitação, e uma longa fila se formou de gente querendo conhecer uma das mais recentes aeronaves da Força Aérea Brasileira. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)
Os caças F-5EM do Esquadrão Pampa realizaram diversas passagens durante a Expoaer 2010. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

Na pista, aberto para visitação, o C-105 Amazonas, baseado em Campo Grande (MS), e fabricado em 2008, era um dos mais visitados pelo público que podia entrar e conferir a aeronave de perto. Outra atração foi o helicóptero H-1H (UH-1H) que estava presente pela última vez, e que a mais de 40 integra a frota da Força Aérea Brasileira. A aeronave será substituída pelos novos helicópteros H-60 Black Hawk.

Aeronaves dos aeroclubes do estado geralmente comparecem na Base Aérea de Canoas para prestigiar o evento. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

A Base Aérea de Canoas (BACO) realizou o seu primeiro “Portões Abertos” – EXPOAER, no dia 12 de outubro de 1989. Desde então, já foram realizadas 22 exposições com acesso livre ao público, sempre no dia 12 de outubro, quando também é comemorado o Dia da Criança.

Agradecemos o colaborador e amigo Sandro Colaço pelo envio das imagens e pela paciência por aguentar bravamente embaixo do sol durante a Expoaer para registrar o evento para o Cavok Brasil.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas fotos!

    Apenas para corrigir um erro de legenda na segunda foto, é Campo Grande(MS) e não MT.

  2. Pessoal vocês não teriam a foto do F-5EM que estava em demonstração estática com Python 4 e Derby?! Abraços!

  3. Muito legal as fotos me amarro nos avião de todos os tamanhos,parabèns meu querido matou a pau as fotos.

Comments are closed.